Uma promoção pode ter vários motivos estratégicos, mas deve-se prestar atenção, principalmente, no aumento de faturamento da empresa — seja para acabar com estoques ou até divulgar um novo produto. De acordo com um estudo da Kantar em seis países — Brasil, México, China Continental, França, Espanha e Reino Unido — é demonstrado que a cada cinco dólares gastos pelo consumidor no varejo, um dólar é destinado a produtos em promoções.
Cenário de promoções no mercado brasileiro
O Brasil foi um dos países onde a importância das promoções mais cresceu, de 10,7% em 2016 a 16,1% em 2018. Isto foi resultado da recessão econômica dos últimos anos, que tornou o consumidor mais consciente em relação ao preço e ao custo-benefício. Esse acontecimento também refletiu no crescimento das redes de atacarejo, com um a cada dois lares brasileiros consumindo no canal.
Outro dado em destaque é o crescimento da plataforma de e-commerce no Brasil, com um aumento de 57,4% no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período em 2020. Este crescimento resulta em maior competitividade no setor, cerca de 78,5 milhões de compras online foram realizadas nos três primeiros meses do ano, segundo dados da Neotrust. E um dos principais motivos para este crescimento estão relacionados às diversas promoções realizadas nos três primeiros meses do ano.
Já, a nível global os setores mais promocionados foram o da saúde, beleza e cuidados do lar. Enquanto que, no Brasil, o setor de laticínios ganhou destaque.
Para Flávia Amado, Diretora de Shopper e Varejo da Kantar, na última década ocorreu um avanço no uso de novas tecnologias em promoções, sendo a principal mudança e destaque os programas de fidelidade, como cartões e aplicativos. “O que não mudou foi que as estratégias continuam sendo impostas pelo preço e durante curtos períodos. Quase sempre as promoções são, infelizmente, usadas como solução para produtos ‘estagnados’.” conclui.
Uma promoção bem-sucedida só se dá quando ocorre um aumento incremental de vendas, resultando em maior volume por visita ou por uma nova oportunidade de compra, ressalta o estudo da Kantar Worldpanel.
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