Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Indústria
  • 08/02/2023

O que é marketing para indústrias e 3 estratégias para aplicar no seu negócio

marketing para indústrias
Compartilhe
Tempo de leitura 3 minutos

Divulgar produtos para outros negócios exige das empresas estratégias bem diferentes daquelas que são usadas para vender para o consumidor final. O processo requer, muitas vezes, mais etapas e o envolvimento de diversos tomadores de decisão. 

No caso da indústria, não é diferente. Os negócios desse setor precisam lançar mão de estratégias específicas para atrair e fidelizar seus clientes. No artigo de hoje, vamos falar sobre como fazer marketing para indústrias da maneira certa. Continue a leitura para aprender!

Índice

  • O que é marketing para indústrias?
  • Por que investir em uma estratégia de marketing para a indústria?
  • Como fazer marketing para a indústria? 3 estratégias para aplicar no seu negócio
    • Comece pela buyer persona
    • Tenha um website otimizado 
    • Use a tecnologia

O que é marketing para indústrias?

Vamos começar pelo conceito. Em geral, o marketing é dividido em duas abordagens: B2C (business to consumer, ou do negócio para o consumidor) e B2B (business to business, ou de empresa para empresa). No B2B, as vendas são mais complexas, exigindo negociação mais longa. Isso porque é comum que haja diversos tomadores de decisão envolvidos. 

O marketing para a indústria se encaixa nessa segunda abordagem. Nada mais é do que a promoção de produtos e serviços de um negócio para outro, sendo que um deles faz parte do setor industrial. Hoje em dia, isso é feito principalmente online. Afinal, atualmente, é comum que compradores pesquisem online antes de escolher um fornecedor.

Para fazer marketing para a indústria da maneira certa, o primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo, quais são suas necessidades e em quais canais ele está presente. Além disso, no marketing para a indústria, a comunicação deve ser focada mais nos resultados que o produto ou serviço pode trazer e menos no apelo emocional ou no desejo de consumo.

Por que investir em uma estratégia de marketing para a indústria?

Existem diversos motivos para investir em uma estratégia de marketing para a indústria. A primeira delas é melhorar o posicionamento do seu negócio no mercado, diferenciando-o dos concorrentes. Dessa maneira, é possível atrair novos clientes e fazer a empresa crescer.

Um outro benefício é ainda a atração de talentos, visto que, quando o negócio tem uma marca consolidada, certamente será mais desejado pelos profissionais do mercado de atuação.

Como fazer marketing para a indústria? 3 estratégias para aplicar no seu negócio

Comece pela buyer persona

Para acertar no marketing para indústrias, o primeiro passo é desenhar suas personas. Elas consistem em representações fictícias, mas baseadas em dados, dos seus clientes. A partir delas, é possível direcionar sua estratégia para atingir os consumidores em potencial em cheio. 

No marketing B2B, as personas costumam ser tomadores de decisão e influenciadores que trabalham nesses negócios. 

Tenha um website otimizado 

Sites básicos não funcionam mais. É preciso otimizar o seu site para SEO de modo que ele seja encontrado nos mecanismos de busca. Além disso, é necessário torná-lo apropriado para a geração de leads, com landing pages que ajudem a capturar os dados dos clientes.

A seguir, faça campanhas direcionadas com os dados que você capturou nas landing pages. É possível entrar em contato de maneira personalizada com os potenciais clientes, seja por email, redes sociais ou durante uma abordagem dos vendedores.

Você também pode nutri-los com conteúdos interessantes, que os ajudem a tirar dúvidas e posicionem sua empresa como especialista no mercado.

Use a tecnologia

Por fim, nossa última dica é utilizar ferramentas tecnológicas que ajudem a colocar sua estratégia de marketing para a indústria em prática.

O Smarket Colab, por exemplo, é uma plataforma colaborativa para que varejo e indústria invistam nos produtos certos e da melhor forma. O software mostra para as indústrias o quanto elas ainda podem aumentar as vendas dos seus produtos no varejo. Analisamos o market share dos produtos na região onde está o varejo e disponibilizamos esse dado para a indústria.

Quer saber mais?

Agende uma demonstração agora mesmo!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto de Taiane Martins

Taiane Martins

Jornalista, trabalhando no universo do Marketing e apaixonada por varejo.
Capa-blog-indústria
  • Indústria

Indústria: como investir em promoções de forma assertiva

  • 05/07/2023
  • 3 minutos
Leia mais
indústria 4.0
  • Indústria

Conheça as aplicações da Indústria 4.0 no varejo nacional

  • 06/04/2023
  • 2 minutos
Leia mais
colaboração indústria e varejo
  • Indústria, Varejo

6 vantagens da colaboração entre varejo e indústria

  • 16/03/2023
  • 4 minutos
Leia mais
Blog-O-que-é-ICMS-e-como-calcular
  • Indústria

O que é ICMS e como calcular? Saiba tudo sobre o imposto

  • 23/02/2023
  • 3 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.