Divulgar produtos para outros negócios exige das empresas estratégias bem diferentes daquelas que são usadas para vender para o consumidor final. O processo requer, muitas vezes, mais etapas e o envolvimento de diversos tomadores de decisão.
No caso da indústria, não é diferente. Os negócios desse setor precisam lançar mão de estratégias específicas para atrair e fidelizar seus clientes. No artigo de hoje, vamos falar sobre como fazer marketing para indústrias da maneira certa. Continue a leitura para aprender!
Índice
O que é marketing para indústrias?
Vamos começar pelo conceito. Em geral, o marketing é dividido em duas abordagens: B2C (business to consumer, ou do negócio para o consumidor) e B2B (business to business, ou de empresa para empresa). No B2B, as vendas são mais complexas, exigindo negociação mais longa. Isso porque é comum que haja diversos tomadores de decisão envolvidos.
O marketing para a indústria se encaixa nessa segunda abordagem. Nada mais é do que a promoção de produtos e serviços de um negócio para outro, sendo que um deles faz parte do setor industrial. Hoje em dia, isso é feito principalmente online. Afinal, atualmente, é comum que compradores pesquisem online antes de escolher um fornecedor.
Para fazer marketing para a indústria da maneira certa, o primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo, quais são suas necessidades e em quais canais ele está presente. Além disso, no marketing para a indústria, a comunicação deve ser focada mais nos resultados que o produto ou serviço pode trazer e menos no apelo emocional ou no desejo de consumo.
Por que investir em uma estratégia de marketing para a indústria?
Existem diversos motivos para investir em uma estratégia de marketing para a indústria. A primeira delas é melhorar o posicionamento do seu negócio no mercado, diferenciando-o dos concorrentes. Dessa maneira, é possível atrair novos clientes e fazer a empresa crescer.
Um outro benefício é ainda a atração de talentos, visto que, quando o negócio tem uma marca consolidada, certamente será mais desejado pelos profissionais do mercado de atuação.
Como fazer marketing para a indústria? 3 estratégias para aplicar no seu negócio
Comece pela buyer persona
Para acertar no marketing para indústrias, o primeiro passo é desenhar suas personas. Elas consistem em representações fictícias, mas baseadas em dados, dos seus clientes. A partir delas, é possível direcionar sua estratégia para atingir os consumidores em potencial em cheio.
No marketing B2B, as personas costumam ser tomadores de decisão e influenciadores que trabalham nesses negócios.
Tenha um website otimizado
Sites básicos não funcionam mais. É preciso otimizar o seu site para SEO de modo que ele seja encontrado nos mecanismos de busca. Além disso, é necessário torná-lo apropriado para a geração de leads, com landing pages que ajudem a capturar os dados dos clientes.
A seguir, faça campanhas direcionadas com os dados que você capturou nas landing pages. É possível entrar em contato de maneira personalizada com os potenciais clientes, seja por email, redes sociais ou durante uma abordagem dos vendedores.
Você também pode nutri-los com conteúdos interessantes, que os ajudem a tirar dúvidas e posicionem sua empresa como especialista no mercado.
Use a tecnologia
Por fim, nossa última dica é utilizar ferramentas tecnológicas que ajudem a colocar sua estratégia de marketing para a indústria em prática.
O Smarket Colab, por exemplo, é uma plataforma colaborativa para que varejo e indústria invistam nos produtos certos e da melhor forma. O software mostra para as indústrias o quanto elas ainda podem aumentar as vendas dos seus produtos no varejo. Analisamos o market share dos produtos na região onde está o varejo e disponibilizamos esse dado para a indústria.
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Taiane Martins