A fidelização de clientes no varejo é um assunto que vem sendo tratado de diversas formas no setor varejista. Os programas de fidelidade nasceram no início da década de 80, nos Estados Unidos, com o intuito de melhorar o relacionamento das companhias aéreas com os seus passageiros. Desde então, estratégias de fidelização se tornaram úteis para empresas que buscam um relacionamento mais próximo com seus clientes.
De acordo com uma pesquisa da Nielsen feita com 30 mil consumidores em 63 países, os consumidores preferem comprar de lojas com programas de fidelidade e concordam que compram com mais frequência e gastam mais nas lojas que possuem esse tipo de programa. Com isso, percebe-se que ações de fidelização de clientes no varejo fazem com que clientes eventuais se tornem fiéis na hora da escolha de um local de compra.
Índice
Estratégias de Fidelização de Clientes no Varejo
Segundo Steve Denning, empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes, garantem um exército de porta-vozes para sua marca. Pensando nisso, foram criadas diversas estratégias diferentes de fidelização para reter clientes.
1. Private Label
Esse termo se enquadra para os varejistas que adotam cartões com bandeiras próprias e oferecem facilidades de opções de parcelamento e desconto. Os clientes com esse cartão geralmente aumentam sua frequência de compra na loja e, por vezes, acabam fazendo mais compras.
2. Pontuação
Nesta situação, o cliente faz suas compras e acumula pontos que podem ser trocados por produtos e serviços. Os pontos são resgatados no próprio local de compra ou em outras empresas de ramos diferentes.
3. Bom atendimento
Atender o cliente como ele gostaria de ser atendido é o “x” da questão. A fidelização dos clientes só é possível se a empresa possui uma equipe capacitada e treinada, que é capaz de auxiliar o cliente nas suas dores e necessidades.
4. CRM (Customer Relationship Management)
Com essa ferramenta de tecnologia, é possível encaminhar e-mails para seus clientes de acordo com os seus gostos e preferências. Com cadastros atualizados, comunicar clientes de novidades e promoções exclusivas se torna algo muito mais fácil eficaz. O CRM é uma maneira indireta de fidelizar clientes.
5. Comunicação Digital
As redes sociais e o site são estratégias de comunicação que facilitam com que a empresa converse de maneira mais fácil com seus clientes. Geralmente, a comunicação funciona via bate-papo ou por meio de comentários feitos nas redes sociais. Reter clientes pelo meio digital é uma estratégia utilizada por diversos setores.
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