No dia 14 de janeiro a National Retail Federation (NRF) abriu as portas para a edição de 2024 da Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo. O CEO do Walmart nos Estados Unidos e presidente da NRF, John Furner, destacou a necessidade de evolução, afirmando que “você simplesmente não pode continuar fazendo para sempre aquilo que funcionou uma vez“. Esse lema permeou o evento que reuniu mais de 40 mil profissionais de diversas empresas, incluindo a participação notável da presidente da Levi Strauss & Co, Michelle Gass.
Gass ressaltou a importância da obsessão pelo consumidor e da priorização da inovação para o avanço das marcas em um cenário econômico em constante transformação. A CEO destacou ainda a importância de ser uma empresa omnichannel, oferecendo produtos por meio de canais de venda.
Índice
O Ecossistema Neogrid na NRF 2024
Dentre os participantes do evento, nós do Ecossistema Neogrid também marcamos presença, buscando inovação e tecnologia para os nossos clientes e também contribuir com as discussões sobre o futuro do varejo. A presença da Neogrid no evento reforça a importância do uso de tecnologia e dados para impulsionar a eficiência operacional do varejo e indústria.
1. A Experiência do cliente como centro do varejo
Katie Burke, vice-presidente sênior de marketing de produtos e experiência do cliente do Google, enfatizou a centralidade da experiência do cliente no varejo. Destacou que os consumidores esperam uma experiência personalizada e envolvente em todos os canais, demandando investimentos em tecnologia e dados.
Burke destacou a necessidade de uma abordagem holística para a experiência do cliente, desde a pesquisa online até a entrega em domicílio. A criação de uma cultura de experiência do cliente em toda a empresa foi ressaltada como crucial para atender às expectativas cada vez mais elevadas dos consumidores.
2. A inteligência artificial transformando o varejo
A IBM apresentou uma palestra sobre como a inteligência artificial (IA) está remodelando o varejo. A IA, ferramenta poderosa, é utilizada para personalização da experiência do cliente, automação de tarefas operacionais e tomada de decisões informadas.
Os varejistas que adotam a IA estão bem posicionados para competir no futuro, melhorando a eficiência e a eficácia de suas operações. Um exemplo disso é a Predify, solução do Ecossistema Neogrid, que utiliza da IA para analisar e compreender o impacto de variáveis na formação dos preços dos produtos.
3. Geração de valor e propósito entre as gerações
No contexto do varejo, a geração de valor e propósito desempenha um papel crucial na construção de relacionamentos duradouros com os consumidores, especialmente considerando as distintas preferências das diferentes gerações. Enquanto a geração mais jovem, como os Millennials e a Geração Z, busca marcas que demonstrem compromisso social e sustentabilidade, as gerações mais antigas, como os Baby Boomers, podem valorizar a tradição e a qualidade. O varejo moderno precisa, portanto, articular seus valores e propósitos de maneira autêntica, comunicando efetivamente como suas práticas comerciais refletem os ideais de cada geração. Ao fazer isso, as empresas conseguem não apenas atrair consumidores leais, mas também contribuir para a construção de uma reputação sólida e positiva, alinhada aos valores emergentes em cada faixa etária.
Abaixo, o CEO da Neogrid, Jean Klaumann, que compareceu presencialmente ao NRF 2024, trazendo sua visão sobre o assunto do desafio dos sistemas geracionais:
4. Crescimento do número de lojas físicas
Após o boom do crescimento de e-commerces durante a pandemia, muito se falava numa possível diminuição das lojas físicas, agora estamos em outro momento: as lojas físicas seguirão abertas e abrindo. Com propostas cada vez mais focadas na experiência do consumidor, em construção de marca e de relacionamento.
Muitas marcas tem apostado em lojas conceito para atrair o consumidor, como é o caso da marca Bruna Tavares, linha de maquiagens que investiu mais de R$4 milhões na primeira loja física chamada BT House.
5. Fim do consumo linear
Apontado como tendência na NRF 2024, o fim do consumo linear marca uma nova era na forma como o consumidor interage com os produtos que compra e utiliza. Por décadas, o modelo tradicional de consumo seguiu uma linha reta: extração, produção, distribuição, consumo e descarte. No entanto, essa abordagem está se tornando insustentável diante dos desafios ambientais e sociais que enfrentamos. Felizmente, uma mudança está ocorrendo, impulsionada por uma crescente conscientização sobre os impactos negativos do consumo desenfreado.
Estamos testemunhando o surgimento de uma economia circular, onde os recursos são aproveitados ao máximo, os produtos são reutilizados, reparados e reciclados, e o desperdício é reduzido ao mínimo. Essa transição não apenas beneficia o meio ambiente, mas também promove a inovação, a colaboração e a criação de novos modelos de negócios voltados para a sustentabilidade.
O fim do consumo linear não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma mudança fundamental na maneira como vivemos e consumimos, com o potencial de criar um futuro mais equitativo e sustentável para todos.
Prepare-se para o futuro do varejo
As palestras da NRF 2024 proporcionaram uma visão abrangente das tendências que moldarão o futuro do varejo. Empresas como o Ecossistema Neogrid, que estão comprometidas com a inovação, tecnologia e aprimoramento da experiência do cliente, estão bem-posicionadas para prosperar nos próximos anos. A evolução constante é a chave para o sucesso no dinâmico cenário do varejo global.
2 comentários em “5 Tendências e Insights da NRF 2024”
Eu também estive na NRF 2024, levando uma delegação de empresários brasileiros e concordo com os pontos aqui mencionados. Outro ponto que chamou a atenção foi a importância que crescendo na NRF da missão, visão, valores e propósito da empresa, devendo ser o principal papel do CEO disseminar para todo o corpo de colaborados, pois são eles que vão entregar a missão da empresa. A Cultura da empresa, neste contexto é fundamental
De fato, Juedir, Quando missão, visão, valores e propósito da empresa não são considerados ou são negligenciados, a empresa corre o risco de perder o foco, a coesão e a direção. Sem uma clara definição de sua missão, visão, valores e propósito, a empresa pode enfrentar uma falta de alinhamento entre os membros da equipe, o que pode levar a conflitos internos, falta de engajamento dos funcionários e uma cultura organizacional que vai de fraca a caótica. Tudo vale!
Taiane Martins