No cenário competitivo da indústria, para promover os produtos de forma assertiva é essencial adotar estratégias que impulsionam o sucesso dos negócios. No blog post de hoje vamos explorar técnicas comprovadas para promover os produtos utilizando os indicadores e ferramentas certas.
Muitas vezes, a indústria deixa de realizar investimentos em promoções devido à escassez de dados e a falta de iniciativa por parte do varejista. Essa carência de dados resulta diretamente no comportamento final do consumidor. Como resultado, as oportunidades de aumentar a visibilidade dos produtos no PDV (ponto de venda) e de atrair mais clientes acabam sendo desperdiçadas.
Para superar esse cenário, é de extrema importância que as indústrias e o varejo trabalhem de forma colaborativa para coletar e compartilhar dados relevantes em conjunto. E foi pensando nisso que nós da Smarket criamos uma solução: O Colab!
Índice
O Colab
O Colab é uma plataforma que foi criada para transformar a relação entre varejo e indústria, proporcionando acesso a dados correlatos e por meio dela é possível obter informações sobre estes produtos que impactam diretamente no faturamento. Dessa forma, confira mais detalhes sobre como essa solução colabora de forma assertiva:
- Gestão de fornecedores;
- Gestão das promoções;
- Visualizar os resultados das ações em conjunto;
- Gerenciamento das verbas investidas em cada ação;
- Visualização do ROI em tempo real;
- Acompanhamento da elasticidade mês a mês;
- KPIs para tomada de decisão;
- Acesso ao nível de estoque e sugerir ofertas para rebaixar.
ROI das campanhas
Além dos pontos mencionados acima, a solução Colab permite a análise do ROI das campanhas em tempo real, possibilitando o acompanhamento dos resultados das ações e a mensuração do retorno sobre o investimento para cada real gasto no seu negócio.
Como resultado, esse cálculo pode revelar pontos negativos ou positivos, apontando prejuízo ou lucro. Veja no vídeo a seguir:
Quando promocionar de acordo com a elasticidade?
Uma das soluções do Colab é identificar claramente qual o período do ano que um produto é inelástico ou elástico, detalhando qual o período do ano que ele deve ser promocionado, veja o exemplo abaixo na imagem:
O que é uplift?
O uplift é mais uma ferramenta oferecida pela solução Colab, que tem como objetivo medir o aumento nas taxas de resposta, engajamento ou conversão resultante das ações de trade marketing. Assim, esse aumento é comparado com um grupo de controle que não recebeu a mesma intervenção e permite uma análise certeira do impacto direto das estratégias implementadas.
Share promocional
O share promocional é uma métrica essencial para medir a participação dos produtos em promoções, permitindo avaliar o quão significativa é sua presença no mercado durante períodos de descontos e ofertas especiais. Portanto, listamos algumas sugestões para ajudar você a realizar essa medição de forma mais precisa e eficiente:
Análise dos dados de vendas: Realize uma análise dos dados de vendas antes, durante e após a promoção, permitindo uma comparação das métricas de desempenho.
Cálculo da taxa de conversão: Esse é um ponto de extrema importância e deve ser feito dividindo o número de pessoas que participaram da promoção pelo número total de pessoas expostas a ela. Afinal, essa análise fornecerá insights importantes sobre o desempenho da campanha e sua capacidade de engajar o público-alvo.
Identifique os produtos em promoção: Liste todos os produtos que estão sendo promovidos durante o período determinado. Afinal, isso pode incluir produtos com descontos, brindes ou outras ofertas especiais.
Participação em eventos
A participação em eventos pode ser uma ótima opção para a indústria encontrar parcerias para promover os seus produtos. Quando se trata de Networking os eventos, feiras e exposições podem ser aliados entre indústria e varejo, afinal, são ótimas oportunidades para conectar ambos setores.
Além do Networking, a participação em eventos possuem outros benefícios, o aumento da visibilidade da marca e do produto é um deles.
Sobre tudo, a melhoria das promoções requer um avanço colaborativo entre indústria e varejo, apoiada por uma base de análises e estratégias. Somente assim, as empresas poderão aprimorar sua eficácia promocional, aumentar o faturamento e se destacar no mercado atual.
Ohanna Garutti