Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Indústria
  • 06/04/2023

Conheça as aplicações da Indústria 4.0 no varejo nacional

indústria 4.0
Compartilhe
Tempo de leitura 2 minutos

A indústria nacional passa, atualmente, por grandes avanços tecnológicos, que impactam também nos processos de entrega dos produtos aos clientes finais.

A automatização e a digitalização já fazem parte do cotidiano da indústria no país: é a indústria 4.0, que traz transformações positivas para o varejo, permitindo que negócios saiam na frente, entregando processos e produtos mais eficientes.

Quer saber mais sobre o que é indústria 4.0 e quais são suas aplicações no varejo nacional? Então continue a leitura!

Índice

  • O que é indústria 4.0?
  • Entendendo o varejo 4.0
  • Quais são as principais tecnologias usadas no varejo 4.0?
  • Como implementar o varejo 4.0 na prática?

O que é indústria 4.0?

Indústria 4.0 consiste na automação da indústria, que passa a incorporar diversas tecnologias, como inteligência artificial, internet das coisas e computação na nuvem, tudo isso com o objetivo de digitalizar as atividades do setor, tornando-as mais produtivas.

Entendendo o varejo 4.0

Acompanhando esse contexto de transformação, surge também o varejo 4.0, que tem como um de seus pilares a indústria 4.0.

O varejo 4.0 usa a tecnologia como diferencial competitivo, entendendo que, com o desenvolvimento dela, os clientes não compram mais da mesma forma. Entre as principais características, estão o uso de dados na tomada de decisões, a integração de canais de venda e a ampliação da capacidade de compra e venda.

Essa estratégia se torna realidade em um contexto no qual os consumidores são mais exigentes. Eles querem mais do que produtos de qualidade e preços competitivos, buscando também uma experiência excelente.

A tecnologia, nesse contexto, é fundamental para atender a esses anseios. Com a ajuda dela é possível integrar canais de comunicação e venda e ter uma relação mais próxima com o consumidor.

Quais são as principais tecnologias usadas no varejo 4.0?

O varejo 4.0, como dito anteriormente, está muito ligado à tecnologia. Dentre as soluções utilizadas, uma das principais é a inteligência artificial. Ela permite, por exemplo, analisar os perfis dos clientes, descobrir preferências, entender quais produtos são ou não do seu gosto, personalizando ofertas.

Além disso, outras ferramentas e estratégias bastante utilizadas são o omnichannel, que permite integrar diferentes canais de comunicação e vendas, uma plataforma de CRM, que auxilia no relacionamento com os clientes, e a internet das coisas. Outras possibilidades são o machine learning e a realidade virtual.

Como implementar o varejo 4.0 na prática?

Para aplicar o varejo 4.0 na prática é preciso contar com boas ferramentas. A Smarket Colab, por exemplo, é uma plataforma colaborativa que permite que varejo e indústria invistam nos produtos certos e da melhor forma.

Nossa ferramenta aproxima o varejo e a indústria, permitindo que se conectem facilmente para oferecer a melhor experiência ao cliente, o que é fundamental no varejo 4.0.

O Colab foca em quatro pilares que impactam na venda no PDV: estoque, execução, ações e preço. Por meio da plataforma é possível acessar dados de venda total, evolução da venda, participação de mercado, evolução da participação de mercado, entre outros.

Quer saber mais?

Agende uma demonstração agora mesmo!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto de Taiane Martins

Taiane Martins

Jornalista, trabalhando no universo do Marketing e apaixonada por varejo.
Capa-blog-indústria
  • Indústria

Indústria: como investir em promoções de forma assertiva

  • 05/07/2023
  • 3 minutos
Leia mais
colaboração indústria e varejo
  • Indústria, Varejo

6 vantagens da colaboração entre varejo e indústria

  • 16/03/2023
  • 4 minutos
Leia mais
Blog-O-que-é-ICMS-e-como-calcular
  • Indústria

O que é ICMS e como calcular? Saiba tudo sobre o imposto

  • 23/02/2023
  • 3 minutos
Leia mais
marketing para indústrias
  • Indústria

O que é marketing para indústrias e 3 estratégias para aplicar no seu negócio

  • 08/02/2023
  • 3 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.