A indústria nacional passa, atualmente, por grandes avanços tecnológicos, que impactam também nos processos de entrega dos produtos aos clientes finais.
A automatização e a digitalização já fazem parte do cotidiano da indústria no país: é a indústria 4.0, que traz transformações positivas para o varejo, permitindo que negócios saiam na frente, entregando processos e produtos mais eficientes.
Quer saber mais sobre o que é indústria 4.0 e quais são suas aplicações no varejo nacional? Então continue a leitura!
Índice
O que é indústria 4.0?
Indústria 4.0 consiste na automação da indústria, que passa a incorporar diversas tecnologias, como inteligência artificial, internet das coisas e computação na nuvem, tudo isso com o objetivo de digitalizar as atividades do setor, tornando-as mais produtivas.
Entendendo o varejo 4.0
Acompanhando esse contexto de transformação, surge também o varejo 4.0, que tem como um de seus pilares a indústria 4.0.
O varejo 4.0 usa a tecnologia como diferencial competitivo, entendendo que, com o desenvolvimento dela, os clientes não compram mais da mesma forma. Entre as principais características, estão o uso de dados na tomada de decisões, a integração de canais de venda e a ampliação da capacidade de compra e venda.
Essa estratégia se torna realidade em um contexto no qual os consumidores são mais exigentes. Eles querem mais do que produtos de qualidade e preços competitivos, buscando também uma experiência excelente.
A tecnologia, nesse contexto, é fundamental para atender a esses anseios. Com a ajuda dela é possível integrar canais de comunicação e venda e ter uma relação mais próxima com o consumidor.
Quais são as principais tecnologias usadas no varejo 4.0?
O varejo 4.0, como dito anteriormente, está muito ligado à tecnologia. Dentre as soluções utilizadas, uma das principais é a inteligência artificial. Ela permite, por exemplo, analisar os perfis dos clientes, descobrir preferências, entender quais produtos são ou não do seu gosto, personalizando ofertas.
Além disso, outras ferramentas e estratégias bastante utilizadas são o omnichannel, que permite integrar diferentes canais de comunicação e vendas, uma plataforma de CRM, que auxilia no relacionamento com os clientes, e a internet das coisas. Outras possibilidades são o machine learning e a realidade virtual.
Como implementar o varejo 4.0 na prática?
Para aplicar o varejo 4.0 na prática é preciso contar com boas ferramentas. A Smarket Colab, por exemplo, é uma plataforma colaborativa que permite que varejo e indústria invistam nos produtos certos e da melhor forma.
Nossa ferramenta aproxima o varejo e a indústria, permitindo que se conectem facilmente para oferecer a melhor experiência ao cliente, o que é fundamental no varejo 4.0.
O Colab foca em quatro pilares que impactam na venda no PDV: estoque, execução, ações e preço. Por meio da plataforma é possível acessar dados de venda total, evolução da venda, participação de mercado, evolução da participação de mercado, entre outros.
Quer saber mais?
Agende uma demonstração agora mesmo!
Taiane Martins