Exemplos de inovação no varejo brasileiro

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Lojas como a nova Onofre da Avenida Paulista, a nova Hering do Shopping Morumbi e o Carrefour Pamplona, mostram que o consumidor não somente está apto a novas tecnologias, como essas podem ter uma demanda até mesmo maior do que imagina. Na Onofre da Avenida Paulista, por exemplo, cerca de 80% das vendas já são realizadas nos caixas de autoatendimento, algo similar também visto no Carrefour Pamplona, onde mesmo em uma calma manhã, consumidores preferiam passar suas compras de conveniência no autoatendimento do que no checkout tradicional. Embora já tenha sido testada no passado, por outros players, talvez essa seja a tecnologia certa, na época certa, para o público certo.

Porém, nem somente de tecnologia vive a inovação. Posicionamento de mercado, qualidade de serviços e principalmente a valorização da importância da equipe de vendas e atendimento tem sido grandes armas na conquista de novos consumidores.

Empresas como Kiabi ou Zôdio, mostraram que vieram ao Brasil com um posicionamento diferenciado dispostas a ganharem uma importante fatia do mercado. Enquanto a francesa Kiabi, do grupo da Decathlon, traz uma proposta de moda com preço baixo com boa qualidade, criando um frisson inicial similar ao início da Zara no Brasil, a também francesa Zôdio, do mesmo grupo da Leroy Merlin vem com uma proposta que a define de uma forma incrível. Se a Obramaxx (também do mesmo grupo, e que também iniciou recentemente sua operação no Brasil) seria a obra, e a Leroy seria o acabamento e decoração da casa, a Zôdio seria a vida da casa, apresentando produtos e serviços para as pessoas “usarem” suas casas, com produtos inusitados em um mesmo mix como panelas, aromas, artesanato, entre outros.

Propósito também é o que não falta às marcas Zissou e Owme. A Zissou, vem com uma proposta de ser uma “empresa de sono”, dispostas a oferecer um modelo único de colchão e travesseiro, com variações apenas em tamanho, mas com uma proposta única de compra e experiência. Para testar, além de 100 dias de uso, eles oferecem na Casa Zissou, na região dos Jardins em São Paulo, até mesmo um pequeno cômodo, para um “test-drive” do colchão, com música e iluminação aconchegantes.

A Owme, marca nova do Grupo Arezzo, oferece produtos que nasceram a partir de um conceito trabalhado durante mais de dois anos, através de pesquisas e treinamentos, trazendo produtos confortáveis, mas com apelo a questões como sustentabilidade e diversidade. Deu gosto de ver como os funcionários falavam com enorme prazer sobre a marca e seus diferenciais. Mais do que acreditar no que diziam, era nítido que viviam o que estavam dizendo.

Outro ponto impossível de inovação está na experiência, e é impossível não falar de experiência sem citar os incríveis cases da Estrela Beauty e das megastores da Cacau Show. A Estrela, conhecida pelos brinquedos, surpreendeu a todos nesse ano, lançando seu modelo de loja de maquiagem para o público infanto-juvenil, a Estrela Beauty, no Morumbi Shopping. Atendentes apaixonadas pelos produtos, ambiente de loja incrivelmente lúdico e “instagramável”, e uma experiência convidativa para pais e filhos. Estava pronta uma fórmula que não somente deu certo, como deu origem à uma segunda loja, aberta no Shopping Anália Franco (SP).

No caso da Cacau Show, da surpreendente nova sede da Cacau Show, às margens da Rodovia Castelo Branco, próximo à São Paulo, nasceu o modelo da primeira megastore da marca, simulando uma verdadeira fábrica de chocolates, incluindo até mesmo um pequeno parque, se tornando um ponto de turismo aos finais de semana, onde chegaram a atrair mais de 2.000 pessoas em um único sábado. O sucesso foi tão grande que o modelo deu origem à segunda megastore da rede, aberta no final do Agosto, e que carrega ainda mais novidades, como uma versão mais digitalizada de um novo conceito de sua cafeteria e elementos de arquitetura e decoração baseados da nova sede, além de produtos e serviços exclusivos. Algo que deu tão certo que a marca já projeta um bom número novas unidades nesse formato ao longo do próximo ano.

Fonte: http://www.falandodevarejo.com/2018/11/os-exemplos-do-brasil-em-inovacao-no.html

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias

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