Existem diversos tipos de ponto extra nos varejos, cada um utilizado com um objetivo especifico para a venda. Vamos falar sobre como funciona a estratégia para expor esses produtos em cada um destes pontos de venda.
Índice
1 – Ponta de Gôndola
Essa é uma das partes de mais destaque nos pontos de venda. Por ficarem nas pontas das gôndolas, os produtos ganham um destaque muito maior do que os que estão posicionados nas outras partes dessa mesma gôndola.
Por isso, normalmente são colocados um ou no máximo dois tipos de produtos da mesma marca e são produtos que se complementam na maioria das vezes (ex: pó de café e filtro de cafeteira).
2 – Orelha
Esse é o ponto extra que complementa a ponta de gôndola e acaba mostrando produtos que podem complementar um ao outro e são dispostos de um dos lados da ponta de gôndola. Contudo, nenhuma delas pode contar com duas orelhas para não atrapalhar a movimentação das pessoas e de seus carrinhos.
3 – Ilha Promocional
Essas ilhas promocionais são aqueles quadrados que ficam entre os corredores e os pontos de maior fluxo nos pontos de venda. Portanto normalmente os produtos são empilhados de forma bem chamativa e em alguns casos decorados para datas comemorativas de forma diferente e prendendo mais ainda a atenção do público.
4 – Check Stand
Esse é mais conhecido como frente de caixa e é responsável pelas compras por impulso e de última hora. Principalmente ficam entre os caixas e são cheios de bens de consumo e algumas vezes possuem alguns produtos de bazar. esses produtos ficam em um display pequeno de produtos e ficam ao alcance de todos, inclusive as crianças que são os que mais consomem esses produtos de frente de caixa.
5 – Clip Strip
Esse ponto extra não tem tanto apelo e normalmente são usados para colocar produtos avulsos e em promoção. Ele nada mais é do que uma faixa pendurada entre os produtos na gôndola e são destacáveis. Eles podem ficar em pontos estratégicos nas gôndolas ou na ponta de gôndola também.
Conheça a Smarket!
Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.