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  • Marketing no varejo
  • 05/09/2023

Dicas: como usar as redes sociais no varejo

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Tempo de leitura 4 minutos

Você já parou para considerar a importância de um planejamento de redes sociais no cenário do seu varejo? Saber como desenvolver estratégias eficazes, estabelecer um calendário bem organizado e monitorá-lo regularmente podem fazer toda a diferença para alcançar seus objetivos comerciais. Nesse blog post, exploraremos todos esses conceitos fundamentais de forma mais detalhada.

Segundo um estudo da Math Ads, empresa especializada em mídias digitais, é revelado que nove em cada 10 brasileiros realizam pesquisas online antes de finalizar uma compra. Outra pesquisa realizada pela consultoria PwC aponta que 61% levam em consideração avaliações e comentários sobre o produto compartilhados nesses canais na hora de decidir a compra. Portanto, fica claro que a presença online assume uma relevância indiscutível para as empresas. Essa presença bem estabelecida pode gerar uma conexão eficaz com os clientes, permitindo que as empresas não apenas forneçam informações confiáveis, mas também exerçam um impacto positivo nas escolhas de compra desses consumidores, automaticamente, aumentando o market share.

Índice

  • Como usar as redes sociais no varejo
    • 1 – Crie um planejamento de redes sociais
    • 2 – Identifique seu público-alvo e saiba onde encontrá-lo
    • 3 – Esteja sempre atento às tendências
      • Por que investir em vídeos curtos?
    • 4 – Ofereça materiais atrativos em diferentes formatos
      • Conteúdos que educam:
      • Conteúdos que vendem:
    • 5 – Defina temas que você vai abordar nas redes e crie um cronograma
    • 6 – Acompanhe seus resultados

Como usar as redes sociais no varejo

Para te ajudar a usar as redes sociais no varejo, criamos esse conteúdo com algumas dicas essenciais com objetivo de capacitar a sua loja a aproveitar esse recurso de maneira eficaz e estratégica, potencializando sua presença nas plataformas sociais e otimizando os resultados alcançados. Também convidamos a nossa especialista em mídias sociais aqui da Smarket, Esther Laís, para nos auxiliar nessa missão. Ela acrescenta que

”Conectar seu negócio físico nas redes sociais é muito importante! Não adianta você ter produtos e serviços de qualidade, se seu ponto físico não é encontrado no digital” e também compartilhou algumas dicas com a gente para seu varejo ganhar destaque nas redes sociais:

1 – Crie um planejamento de redes sociais

Estar presente nas redes sociais vai além de apenas criar um perfil. O segredo está em desenvolver uma estratégia inteligente que realmente traga resultados para a sua marca. É aqui que entra a importância de planejar suas ações nas redes sociais. Afinal, é esse planejamento que vai te ajudar a definir metas claras e objetivos alcançáveis.

2 – Identifique seu público-alvo e saiba onde encontrá-lo

O ponto de partida para construir seu planejamento de mídias sociais é compreender quem compõe sua audiência. Isso proporciona uma compreensão abrangente do perfil do seu público, aspectos como idade, gênero, localização geográfica, produtos de preferência e o valor médio das compras se destacam.

Esses insights são necessários para identificar as plataformas sociais preferidas desse público e quais tipos de conteúdos eles consomem. Além disso, através deles, você consegue organizar a linha editorial do perfil da sua marca, o tom de voz dela e os tipos de conteúdos que serão produzidos.

3 – Esteja sempre atento às tendências

As tendências nas redes sociais evoluem e mudam rapidamente. Por exemplo, há pouco tempo atrás, o TikTok sequer existia. Contudo, em 2021, essa plataforma de vídeos alcançou a notável marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, representando cerca de 14% da população global, demais, não é mesmo? O sucesso do TikTok trouxe destaque para os vídeos curtos, que se replicaram em outras redes sociais, como o Instagram.

Por que investir em vídeos curtos?

Os vídeos curtos podem ser ótimos aliados para suas estratégias nas mídias sociais, eles trazem diversos benefícios, tais como:

  • Engajamento Rápido: Vídeos curtos chamam a atenção do público de maneira rápida e eficaz, assim, transmitindo as informações essenciais em um curto espaço de tempo.
  • Consumo Rápido de Conteúdo: Na era da informação instantânea, os vídeos curtos se encaixam perfeitamente nas preferências das pessoas, permitindo que consumam conteúdo sem investir muito tempo.
  • Desafio da Atenção: Com a luta constante pela atenção do público, os vídeos curtos com áudios que estão em alta oferecem uma chance melhor de capturar e manter a concentração do consumidor.

Além de acompanhar e participar das tendências, as marcas têm a oportunidade de se apresentar como modernas, dinâmicas e alinhadas com as preferências do público.

4 – Ofereça materiais atrativos em diferentes formatos

Para definir esse tópico, é importante se colocar no lugar do seu público e entender quais tipos de conteúdos e materiais eles gostariam de receber. Você pode começar separando por dois tipos de conteúdos: os que educam e os que vendem.

Conteúdos que educam:

Aqui o objetivo principal é fornecer informações úteis, educativas e relevantes para o público, estabelecendo autoridade e nutrindo a relação com seus consumidores. Aproveitar os diversos formatos que esses conteúdos proporcionam pode ser um diferencial para sua marca.

O Instagram, por exemplo, concede a oportunidade de explorar esses formatos de maneira bastante ampla e criativa.

Investir em vídeos, posts interativos, enquetes, caixas para perguntas e respostas, transmissões ao vivo para compartilhar insights e diversos outros formatos pode valorizar sua marca no ambiente digital.

Um exemplo notável no contexto do varejo supermercadista é o fornecimento de receitas e dicas de limpeza e organização. Afinal, estes tipos de conteúdo não apenas educam, mas também demonstram uma preocupação genuína com as necessidades cotidianas e desejos dos clientes.

Conteúdos que vendem:

Já os conteúdos que vendem, são materiais de marketing criados com o objetivo específico de incentivar os consumidores a realizar uma compra ou adotar uma ação comercial, eles possuem ligação direta com a promoção de produtos, serviços ou ofertas.

Esses conteúdos se baseiam na demonstração de produtos, destacando suas vantagens através de vídeos, imagens atrativas e descrição detalhada. Sem dúvidas aproveitar as datas sazonais é uma estratégia extremamente eficaz para vender mais nas redes sociais.

Alguns exemplos são as campanhas e sorteios com seus seguidores que podem dar prêmios, brindes e descontos, por exemplo!

5 – Defina temas que você vai abordar nas redes e crie um cronograma

Ao elaborar o seu plano de redes sociais, defina alguns temas e priorize a criação de um cronograma bem estruturado e de fácil compreensão. Esse cronograma pode ser feito em formato de calendário e você pode definir se eles serão semanais, quinzenais ou mensais, conforme apropriado para a sua loja.

Fazer um bom cronograma é algo que pode levar um tempo. Portanto, é importante se planejar com antecedência para definir as postagens de acordo com datas comemorativas e períodos promocionais.

6 – Acompanhe seus resultados

Conclua seu planejamento de mídia social com o passo fundamental: monitorar os resultados. É preciso avaliar as métricas disponíveis nas plataformas de redes sociais e verificar se você alcançou os objetivos estabelecidos no início. Afinal, é a partir dessa análise que você identifica se o seu público está satisfeito com seus conteúdos e engajando o suficiente, assim compreendendo quais adaptações são necessárias na estratégia para obter resultados mais satisfatórios. 

Sem dúvida, as redes sociais se revelam como um poderoso aliado na construção da presença digital do seu negócio. Portanto, utilize esse recurso como uma ferramenta complementar às estratégias implementadas na loja física e fique impressionado com os resultados que podem ser alcançados.

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Ohanna Garutti

Publicitária, apaixonada por todo tipo de comunicação.
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