As datas especiais sempre são oportunidades importantes para os supermercados buscarem o crescimento das vendas, e não seria diferente com o Dia dos Namorados. A data é a 3ª mais importante do varejo
Segundo dados de pesquisas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), o Dia do Namorados deve movimentar cerca de R$ 15,6 bilhões no comércio brasileiro. Estima-se que 62% dos brasileiros façam compras para a data.
A pesquisa mostra que a maior parte (36%) dos entrevistados deve gastar a mesma quantia que no ano passado, enquanto 21% projetam desembolsar mais e 17% pretendem diminuir o valor gasto. Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 166,87 com os presentes do Dia dos Namorados, sendo que esse valor aumenta para R$ 225,18 entre as pessoas das classes A e B. Importante notar que 25% ainda não decidiram o valor que será gasto.
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Presentes mais escolhidos no Dia dos Namorados
Citadas por 41% dos respondentes, as roupas devem liderar a procura por presentes. Em segundo lugar na preferência dos consumidores estão perfumes ou cosméticos, mencionados por 34% dos participantes da sondagem. Na sequência aparecem calçados, com 22% de preferência e a opção por sair para jantar, lembrada por 18% dos entrevistados. Bombons e chocolates também aparecem com peso importante na pesquisa, sendo alvo da preferência de 17% dos consumidores que comprarão presente no Dia dos Namorados.
Dicas para aumentar as vendas no Dia dos Namorados
- Faça ações de comunicação para oferecer incentivos e benefícios adicionais aos seus clientes;
- Invista em uma decoração especial, temática de acordo com a data comemorativa, com profissionais especializados em vitrinismo, por exemplo.
- Crie estratégias promocionais para divulgação da data;
- Entre em contato com clientes atuais e procure saber o que estimula os potenciais clientes da região;
- aposte em embalagens especiais para valorizar a marca;
- Use a criatividade para inovar em formatos e apresentação dos produtos;
- Explore as possibilidades, faça parcerias;
- Pesquise as ações dos seus concorrentes;
- Avalie a qualidade do atendimento e invista em treinamentos de equipe;
- Varie o mix de produtos;
- Gerencie e controle o estoque;
- Ouça o cliente e adapte-se à mudanças;
- Antes de fazer qualquer promoção, saiba o desempenho da sua empresa, como andam as vendas, estoque, custos e ganhos.
- Defina objetivos, metas e táticas para alcançar os resultados almejados.
Fonte: https://blog.pdvend.com.br/dia-dos-namorados/