Dia das Crianças no varejo: como se preparar para essa data?

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A expectativa para as vendas do varejo no dia das crianças é alta, visto que no último ano as vendas aumentaram 2,7%, o que foi um ótimo resultado quando comparado com os anos de 2016 e 2015, que foram de queda.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2017, as consultas para vendas a prazo na semana anterior ao Dia das Crianças (entre 5 e 11 de outubro), que é a segunda data mais lucrativa para o varejo no segundo semestre, atrás apenas do Natal, aumentaram 3% na comparação com 2016. Trata-se do primeiro ano de crescimento após três anos consecutivos de retração.

Presentes mais escolhidos no dia das crianças

O monitoramento apontava ainda um gasto médio de R$ 194 em presentes. Entre os itens preferidos estavam bonecos e bonecas (31%) e roupas e calçados (22%).

Dicas para aumentar as vendas no dia das crianças

Faça um bom planejamento

Não deixe tudo para a última hora! Faça um levantamento com base no histórico de vendas dos produtos que mais saem especificamente nessa data, se possível, reunindo informações prévias da quantidade disponível no estoque e, se necessário, fazendo mais encomendas de antemão. O gerenciamento de estoque é importante nessas horas.

Fazer uma análise geral do mercado ajuda a identificar se existe alguma tendência para o público infantil que sua loja ainda não venda, assim, explorar novidades, lançando novos produtos para ser mais competitivo. Pensar com antecedência faz toda a diferença para sua empresa ter tempo de inovar e ganhar da concorrência.

Rever suas políticas de crédito, podendo, de preferência, contar com ferramentas que auxiliam na tomada de decisões com maior segurança, é um grande diferencial para sua empresa, principalmente nessa época. É uma forma de conceder facilidades no pagamento, como parcelamento e condições ajustadas, estimulando os clientes a comprar mais.

Ofertas diferenciadas

Com um cadastro de clientes bem feito — que ajuda a ter mais acerto nas campanhas de marketing — e algum tempo para programar, você pode começar a disparar, por exemplo, e-mails marketing com ofertas exclusivas.

Não se esqueça da internet! Prepare-se com ofertas, promoções e uma boa vitrine com os melhores produtos para o dia das crianças.

Realize promoções

Por fim, aproveite o momento oportuno para oferecer cupons de desconto, menor preço em compras à vista ou até dar descontos especiais para algumas compras em específico, a fim de atrair seus clientes ou mesmo fidelizá-los, para que no próximo ano continuem comprando de sua loja/empresa.

Oferecer um programa de fidelidade nessa época pode ser uma boa medida de incentivar os clientes e iniciar uma boa recuperação do cenário de forma prolongada.

Faça um concurso cultural

Concursos culturais são sempre uma ótima maneira de se conectar com o público. No Dia das Crianças não é diferente. Uma dica interessante é fazer concursos que promovam a integração entre adultos e crianças, ajudando-os a se aproximarem ainda mais.

Ajude um projeto social

Uma maneira de promover sua marca no Dia das Crianças é ajudando algum projeto social voltado a esse público. Mesmo que sua loja não venda nenhum item que poderia servir de presente para crianças, essa é uma maneira de se envolver na data e atrair clientes.

Construindo o futuro
As promoções para o Dia das Crianças devem levar em conta não só o desejo dos pequenos, mas também as preocupações dos adultos – que são quem efetivamente compram os presentes. Nesse sentido, sua loja pode oferecer presentes que ajudem no desenvolvimento das crianças.

Crianças Tecnológicas

Muitas crianças preferem ganhar um celular ou tablet no lugar de brinquedos. Leve isso em consideração quando estiver desenvolvendo as promoções para o Dia das Crianças em sua loja.

Geração Social Media

Falando em nova geração, as crianças e pré-adolescentes de hoje dia ficam mais tempo na internet do que assistindo televisão. Na web, eles seguem os influenciadores digitais. As promoções do Dia das Crianças que focarem nesses influenciadores atrairão a atenção dos pequenos – e, consequentemente, dos pais.

A Smarket Solutions possui o módulo de ofertas, que traz inteligência as promoções por meio de histórico de campanhas e relatórios de desempenho. Além disso, o módulo integra os dados para diminuir os erros na diagramação. Com isso, cada dado alterado nas tabelas é automaticamente atualizado no encarte.

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Fontes:

http://blog.gazinatacado.com.br/promocoes-para-o-dia-das-criancas/

http://www.revistavarejobrasil.com.br/como-se-preparar-para-as-vendas-do-dia-das-criancas/

https://portalnovarejo.com.br/2017/10/dia-das-criancas-maior-3-anos/

https://oglobo.globo.com/economia/venda-para-dia-das-criancas-cresce-27-apos-dois-anos-de-queda-aponta-boa-vista-scpc-21943937

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias

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