Ideal para “lembrar” o cliente sobre determinado produto, o Cross Merchandising consiste em expor estrategicamente as mercadorias nas gôndolas, de modo que itens relacionados fiquem próximos e, assim, conquistem a atenção do consumidor. A técnica pode ser aproveitada pelos varejistas dos mais variados segmentos, de supermercados a lojas de conveniência ou farmácias.
O objetivo é cruzar os produtos do ponto de vendas, aproximando os complementares, para gerar o gerar interesse de compra no público. O cliente vai ao ponto de vendas para comprar macarrão e, ao lado dele, encontra molhos, queijos e temperos; ou então vai à farmácia em busca de um esmalte para unhas e se depara com removedores, acetona, algodão… Naturalmente, produtos similares expostos lado a lado, de forma bastante visível, vão fazer com que o consumidor associe os itens, considerando levar não só primeiro, mas também o produto complementar.
A técnica, que pode aumentar em até 15% a venda de um item quando comparado a outros que não receberam a aplicação do Cross Merchandising, também coloca o ponto de vendas como uma solução rápida para as necessidades do consumidor, já que ele pode encontrar tudo o que precisa em um mesmo lugar e não vai mais correr o risco de esquecer do achocolatado quando comprar o leite, por exemplo.
Fonte: http://www.falamart.com.br/cross-merchandising-uma-estrategia-para-vender-mais/
A Smarket Solutions possui o módulo de Trade, que auxilia nas ações de Cross Merchandising. O Smarket Trade leva em consideração a dinâmica de mapear espaços, negociar pontos, receber promotores, executar tarefas de montagem, organizar inúmeras lojas e gerenciar contratos. Todas as informações ficam centralizadas dentro de um sistema web, que ainda pode ser controlado por cada gerente de loja por um app (iOS e Android).
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