Conheça as 5 tecnologias que estão mudando a operação dos supermercados

Compartilhe
Tempo de leitura 3 minutos

CONHEÇA AS 5 TECNOLOGIAS QUE ESTÃO MUDANDO A OPERAÇÃO DOS SUPERMERCADOS

 

A 35ª edição da APAS Show, marcada para 2019, terá no seu Congresso o tema “Hackeando os Supermercados”, que é analisar e reinventar formas, tecnologias e processos para evoluir e modernizar o setor. Além de fomentar negócios, o objetivo é mostrar como o setor supermercadista pode crescer com a implementação de diversas ferramentas e iniciativas já disponíveis. Gestão de estoque, descontos exclusivos, monitoramento de gôndolas em tempo real, multicanais, e novas formas de pagamento estão na linha de frente de novidades, especialmente no âmbito da tecnologia.

Big Data Analytics, Inteligência Artificial, Self Checkout são exemplos de tecnologias que podem ajudar a “hackear o supermercado” – acelerar seus processos para chegar aos resultados esperados e até superá-los positivamente. Esse é o tema da próxima edição da APAS Show e para encerrar o ano de 2018 com novas ideias para implementar, o Blog APAS Show reúne neste artigo as principais tecnologias que estão ganhando espaço nas lojas nos próximos anos. Vamos conhecer as cinco tecnologias indispensáveis para o gerenciamento do supermercado:

Big Data

A coleta de dados de um supermercado atingiu um novo patamar graças à tecnologia Big Data. Os cadastros manuais com dados primários dos consumidores ficaram para trás. Hoje, a tecnologia permite registrar dados específicos sobre cada pessoa como seus produtos preferidos, a frequência com que fazem compras, o horário mais adequado, entre outras informações.

Desta forma, os supermercados podem oferecer cada vez mais ofertas assertivas, baseadas no consumo de cada pessoa. Hoje, todas essas informações podem ser armazenadas e usadas a favor da operação por meio da interpretação de dados feito pelos sistemas de Big Data Analytics.

Aplicativos

Mesmo as lojas de bairro não estão presentes apenas no ambiente físico. Os aplicativos mobile caíram no gosto do consumidor e representam uma grande oportunidade para os supermercados. Não só pela possibilidade da venda em si, que é o mais importante, mas também pela possibilidade de relacionamento que essa ferramenta é capaz de criar.

O supermercado que oferece múltiplos canais para os clientes tem a chance de ampliar consideravelmente sua receita, principalmente porque cada consumidor tem sua preferência por um canal específico de compra. Por isso, é importante estudar o desenvolvimento de novos canais de atendimento como chat, Whatsapp e redes sociais, além do tradicional telefone que não pode ficar de fora.

Inteligência Artificial (IA)

Já existem gôndolas que medem a satisfação do consumidor por meio de sensores com reconhecimento facial. A tecnologia baseada em Inteligência Artificial vem sendo utilizada nas operações supermercadistas principalmente na área de gestão e logística.

A partir da tecnologia, é possível repor produtos nas prateleiras e saber a situação de cada gôndola como, por exemplo, o espaço ideal de um produto para o outro nas prateleiras. Além disso, a IA mostra também com que velocidade os itens estão sendo repostos nas gôndolas, diminuindo a ruptura.

Estoque inteligente

Um dos principais facilitadores da operação de um supermercado é um estoque bem organizado e eficiente. A tecnologia atual permite que os gestores tenham cada vez mais controle em tempo real de todos os produtos que estão no estoque em todas as unidades de uma rede supermercadista.

A principal vantagem é o ganho de eficiência e agilidade, além de novas formas de fazer pedidos automaticamente e, assim, gerir o ponto de venda com mais precisão e simplicidade. Hoje, as ferramentas mais eficazes para o estoque inteligente conseguem identificar código, cor, tamanho, local que será comercializado nas prateleiras, assim como check-in e check-out automático via sensores.

Formas de pagamento

Outra inovação que deve ganhar força são os pagamentos móveis. Já existem equipamentos que permitem pagar as compras aproximando o celular em terminais no checkout para agilizar o processo. Além disso, veremos cada vez mais terminais que realizam este tipo de transação, com o propósito de agregar mais valor à experiência de compra do consumidor.

As criptomoedas também são uma tecnologia que vêm crescendo entre as formas de diversificação dos pagamentos. Prova disso são redes de supermercados estrangeiras que já aceitam estas moedas digitais para compras online.

Fonte: http://sbvc.com.br/5tecnologias-mudando-operacao-supermercados/

Picture of Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias

5 dicas da Smarket para otimizar seu trabalho no varejo

cresce-a-importancia-das-promocoes

Cresce a importância das promoções no mercado brasileiro

estratégia-de-erp-4

Repensando sua Estratégia de ERP para Ganhar Vantagens Competitivas

Assine e receba novidades