Índice
- Como o ano é dividido para o varejo?
- Como aproveitar as datas comemorativas?
- 1 – Escolha as datas mais significativas para o seu varejo
- 2 – Prepare seu estoque para as datas com maior movimento
- 3 – Capacite sua equipe de vendas para o atendimento nas datas comemorativas
- 4 – Entre no clima e prepare sua loja com uma decoração específica da data
- 5 – Prepare promoções alinhadas ao público-alvo daquela data
- 6 – Comunique seus clientes com antecedência sobre o que está preparando
- O que pode prejudicar as vendas do meu varejo nas datas comemorativas?
- E o que eu posso fazer para vender mais nas datas comemorativas?
- Conheça a Smarket!
Como o ano é dividido para o varejo?
Que o ano é possui 12 meses, todos nós sabemos. Mas para o varejo essa divisão vai além. As datas comemorativas ditam o ritmo do planejamento das ações para os varejistas. Ainda mais pelos picos que elas causam, desde o aumento do número de vendas, até a maximização do trabalho. Páscoa, natal, dia das mães, dos pais, das crianças e até o aniversário do próprio varejo, se bem planejados e executados, podem render ótimos resultados para as empresas e tornar a vida dos clientes mais feliz.
Como aproveitar as datas comemorativas?
Isso vai variar de empresa à empresa, afinal cada uma encara as datas comemorativas da melhor maneira para si. Alguma dessas dicas serve para o seu varejo?
1 – Escolha as datas mais significativas para o seu varejo
Primeiramente é preciso identificar qual é o ciclo da sua loja. Ou seja, quais são as oportunidades para aproveitar as datas comemorativas. Para isso, você precisa conhecer muito bem quem são seus consumidores e suas preferências. Só assim você vai poder escolher quais datas chamarão a atenção dele, e quais sua loja pode aproveitar direcionando às necessidades de seu público e às oportunidades de seu negócio.
2 – Prepare seu estoque para as datas com maior movimento
Uma coisa que não pode acontecer e nenhum lojista quer é deixar de vender por falta de produto na loja. Por isso que é tão importante conhecer o ciclo do varejo, dessa forma, você pode preparar seu estoque com produtos a mais para as épocas com maior fluxo de venda. Na páscoa, por exemplo, não basta apenas se preocupar com o estoque inicial, é necessário verificar o histórico das vendas para que na última semana o seu cliente encontre o ovo que ele deseja.
3 – Capacite sua equipe de vendas para o atendimento nas datas comemorativas
É importante capacitar seus vendedores para que eles estejam preparados para o aumento no movimento da loja em épocas marcadas por datas comemorativas. Sabendo a média do fluxo de vendas em cada uma das datas você consegue, inclusive, prever se vai precisar de reforços em algumas dessas épocas.
A capacitação também deve mostrar a eles como identificar oportunidades específicas a cada data, para que eles possam oferecer atendimento diferenciado de acordo com o público-alvo. Além disso, é importante que seus vendedores conheçam os produtos novos de cada data.
4 – Entre no clima e prepare sua loja com uma decoração específica da data
É preciso que o cliente viva a data comemorativa que se aproxima assim que entrar na sua loja, por isso, a ambientação é fundamental nessas épocas. Tenha uma decoração adequada à cada comemoração, uma dica para economizar é escolher itens que podem ser reaproveitados em diferentes datas. Corações, por exemplo, servem para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados. E aqueles balões amarelos que sobraram do Dia dos Pais, podem ser utilizados no Dia das Crianças. Use sua criatividade e contribua para a economia de recursos e de resíduos.
5 – Prepare promoções alinhadas ao público-alvo daquela data
Em época de datas comemorativas, as promoções saltam aos olhos dos clientes. O que sua loja fará para se destacar? Crie promoções adequadas ao público. Leve em consideração o perfil dos seus clientes em cada data. Personalize kits de produtos, por exemplo, para chamar a atenção e vender mais nas datas comemorativas. Confira o que é importante ao elaborar ofertas!
6 – Comunique seus clientes com antecedência sobre o que está preparando
Estar atento e conhecer bem o seu ciclo de datas comemorativas possibilita que você se prepare com antecedência e avise seus clientes sobre o que está preparando. A ideia é fazê-los lembrar da proximidade daquela data e aumentar suas chances de ser escolhido como lugar ideal para comprar presentes para os “alvos” da comemoração.
O que pode prejudicar as vendas do meu varejo nas datas comemorativas?
Mais importante do que fazer para aproveitar as datas comemorativas no seu varejo, é saber o que fazer para não sair prejudicado dessas ações.
1 – Não se planejar corretamente
Tudo começa, sempre, com um bom planejamento. Sem uma estruturação de ideias, um cronograma de ações bem pensado, objetivos, estratégias e táticas bem definidos, as promoções serão malfeitas e as ofertas, mal pensadas. Isso, ao invés de potencializar suas vendas, pode prejudicar os resultados e a imagem de sua loja.
2 – Ignorar as datas comemorativas
Deixar uma data comemorativa pode não só danificar as vendas deste ano, como também as dos próximos. Para entender a lógica por trás desse raciocínio, pense o seguinte: se um cliente for até sua loja este ano e perceber que você não se preparou para ajudá-lo, com certeza ele não voltará no ano que vem, certo? Então, não deixe de incluir as datas mais importantes no calendário de promoções e ofertas anuais do seu varejo.
3 – Ficar só nas “promoções-clichê”
A falta de criatividade pode ser fatal no varejo. Com tanta concorrência, ser apenas mais uma loja no meio de uma infinidade vai fazer as suas datas comemorativas serem um fiasco. Por isso, é importante ser criativo na hora de criar as promoções, ofertas e ações de marketing para essas datas.
4 – Não entender quem é o real público de sua loja em cada data
Outro grande erro que muitos lojistas cometem é focar apenas na pessoa homenageada e esquecer dos clientes reais. Por exemplo, no dia dos pais é focar apenas na figura do pai e se esquecer dos filhos, as esposas, os sobrinhos, os afilhados, aqueles que irão efetuar a compra.
Além disso, é preciso entender que diferentes pessoas podem desempenhar o papel do homenageado. Por exemplo, nem todo mundo considera seu pai, aquele que o botou no mundo. Pai pode ser aquele tio que ajudou na criação, a mãe solteira que sempre fez o papel de pai, o avô, entre outros.
5 – Não aproveitar a data para conhecer e se aproximar de seus clientes
O cliente estará em sua loja para comprar um presente para alguém especial para ele. Isso pode dizer muito sobre quem ele é, qual é a sua história e quais são suas preferências e necessidades. Portanto, se você ficar só no básico – entregar o que ele pedir e pronto –, vai perder uma grande oportunidade de conhecer a fundo seu consumidor – o que pode garantir muitas vendas no futuro!
E o que eu posso fazer para vender mais nas datas comemorativas?
A estratégia para alcançar o resultado esperado nas ações das datas comemorativas deve ser planejada desde quando são definidas as comemorações do ano. Confira 5 dicas simples que podem ajudar o seu varejo a vender mais nessas datas.
1 – Desenvolva parcerias que agreguem valor ao que você vende
Por exemplo: Você pode sortear ingressos para um jogo de futebol, ingressos para um show, aulas de churrasco e o que mais achar que pode agradar o seu público.
2 – Brinque com a tradição da data comemorativa
Por exemplo, aproveite a criatividade para fazer chamadas inteligentes: “Neste dia dos pais, esqueça as meias e gravatas. Veja nossas opções de produtos e dê para o seu pai um presente tão legal quanto ele!”
3 – Faça concursos especiais para a data comemorativa
Por exemplo, concurso “Minha mãe é o meu maior amor”: A ideia aqui é fazer os clientes compartilharem histórias que mostrem por que suas mães são seus maiores amores. Essa é uma maneira do público demonstrar admiração e respeito pelas suas mães – isso, por si só, já é um presente e tanto.
4 – Ajude seu cliente a escolher o presente ideal
Por exemplo, use sua imaginação para criar os conteúdos de acordo com os produtos disponíveis em sua loja. Para divulgar esses materiais, você pode enviar e-mails ou publicar as sugestões em alguma rede social, tal como Facebook ou o Instagram.
5 – Promova as histórias dos pais que estão diariamente na sua loja
Por exemplo, E promova as histórias dos homenageados que trabalham no seu varejo para chamar a atenção do público, isso é uma excelente ideia. Isso aproxima seus colaboradores dos clientes, mostrando um lado mais humano da marca.
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Gabriela Lemos