Índice
Quais mudanças o inverno causa no varejo?
Com a chegada do inverno, os hábitos dos consumidores se alteram e é o momento para o varejista estar preparado para atender essa maior procura de produtos diferenciados.
Percebe-se um aumento na procura de produtos como vinhos, queijos finos, sopas prontas e garrafas térmicas, entre outros.
“As vendas de vinhos triplicam no inverno. Redes que trabalham melhor essa categoria chegam a fazer 40% do volume anual nesse período”, confirma Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da Importadora Porto a Porto. Em relação ao mesmo período no ano passado, a empresa espera vender 15% mais.
Já Jair Jorge Leandro, da Mont-Joli Queijos Especiais destaca margens de 40% a 60%. “Há um aumento significativo nas vendas de queijos finos.” Cafés, chás, achocolatados, massas e aquecedores são outros itens identificados com o inverno.
Inverno no varejo: Produtos em alta
1- Queijos
Os queijos possuem uma margem média de contribuição de 40 a 60%. Para otimizar suas vendas é interessante agrupar os diferentes queijos finos, e expô-los perto de pães especiais, azeites, vinhos e cervejas
2- Sopas instantâneas
As vendas dessas sopas crescem 70% em relação a outros períodos do ano. Seu mark-up médio é de 40% à 45%. Para melhor visualização e utilização das vendas casadas, é interessante coloca-las perto de pães e torradas
4- Garrafa térmica
As garrafas térmicas são vendidas cerca de 50% a mais no inverno que em qualquer outra época do ano. O mark-up médio varia entre 50% a 70%, dependendo do supermercado. É essencial o produto estar em evidência, perto de cafés, chás, achocolatados e mates, já que compras por impulso representam 85% de suas vendas.
5- Vinhos
Já o consumo dos vinhos chega a triplicar em algumas lojas, mantendo um mark-up médio de 40% a 60%. Sua exposição deve estar separada, apenas com vinhos, de maneira organizada e com reposição frequente, para que o cliente tenha a opção de compra quando procura o vinho.
Conheça a Smarket!
Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.