Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Mercado
  • 23/11/2017

Como melhorar meu processo de compra e não repetir produtos que já estão em estoque?

Compartilhe
Tempo de leitura 2 minutos

Nos nossos conteúdos já mencionamos sobre os problemas da escassez de estoques e  os fatores negativos do acúmulo de estoques. Chegou a vez de mencionar um outro problema comum no varejo, e que muitas vezes é a causa do problema de excesso de estoque: A repetição do pedido de produtos que já estão em estoque.

Falta de comunicação, organização e informação são as principais causas desse equivoco. Por esse motivo, separamos algumas dicas para que você evite esse problema no seu varejo.

 

Índice

  • Dicas para evitar pedir produtos que já estão em estoque
    • 1- Registrar as movimentações de estoque
    • 2- Informações organizada
    • 3 – Atribuir responsáveis
    • 4- Se você entrou no estoque de segurança, não quer dizer que precisa comprar
    • 5- Na dúvida, verifique
  • Conheça a Smarket!

Dicas para evitar pedir produtos que já estão em estoque

1- Registrar as movimentações de estoque

Em primeiro lugar, se não há informação a tomada de decisão fica muito subjetiva. É importante que tenha um histórico da movimentação de estoques, ou seja, quantos produtos foram comprados e vendidos naquele período, para que assim você saber quando é necessário fazer o pedido novamente.

 

2- Informações organizada

Um problema comum em diversas áreas, inclusive no processo de compras, é o excesso de informação e a falta de organização das mesmas. Não se tem um canal comum de comunicação e isso faz com que os dados se percam no “boca-a-boca”. Por isso, é essencial criar uma maneira em que a empresa inteira ou partes interessadas tenham acesso e possam atualizar à mesma informação.

 

3 – Atribuir responsáveis

Definir quem está responsável pelo processo de compra e contato com o fornecedor é essencial. Saber quem está atribuído pela função pode ser tão benéfico quanto possuir as informações organizadas. Normalmente esses problemas acontecem por falta de comunicação. Se você sabe quem deveria ter feito a tarefa, a conversa é direta e centralizada.

 

4- Se você entrou no estoque de segurança, não quer dizer que precisa comprar

 Se o seu estoque chegou no nível de segurança, não precisa sair correndo e ligar para o fornecedor na hora. Primeiro analise como está a demanda do produto e como está o seu comportamento ao longo do período. Isso porque, se a demanda estiver caindo ou o produto for sazonal, provavelmente pedir mais produtos para o fornecedor pode acarretar no acúmulo de estoques, que é tão prejudicial quanto a falta.

 

5- Na dúvida, verifique

 Se você seguiu as dicas anteriores, mas mesmo assim não tem certeza se está sofrendo com a falta de estoque, verifique. É a maneira mais arcaica, e não deve ser usada com frequência, mas ainda sim é melhor que pedir um número errado de estoque e ter que arranjar maneiras para desová-lo mais tarde. 

 

Conheça a Smarket!

Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.

 

smarket solutions gestão de ofertas e trade para varejo


 

Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
  • Mercado

5 dicas da Smarket para otimizar seu trabalho no varejo

  • 10/07/2019
  • 2 minutos
Leia mais
novo-shopper
  • Mercado

Novo Shopper: O que é, como conhecê-lo?

  • 10/07/2019
  • 2 minutos
Leia mais
cresce-a-importancia-das-promocoes
  • Mercado

Cresce a importância das promoções no mercado brasileiro

  • 21/05/2019
  • 2 minutos
Leia mais
estratégia-de-erp-4
  • Mercado

Repensando sua Estratégia de ERP para Ganhar Vantagens Competitivas

  • 09/05/2019
  • 6 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.