Segundo estudo da Kantar Wordpanel, o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas especiais (40,1%) no primeiro trimestre de 2017. Em seguida Inglaterra (38%), Itália (34,5%) e Alemanha (17,4%). Entretanto, as promoções sem previsões assertivas e embates comerciais nas negociações geraram a falta de certos produtos nas lojas.
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Como funciona ruptura no varejo: Cenário de 2017
Apesar da tendência de queda em 2017, a ruptura no varejo supermercadista começa a se estabilizar, de acordo com pesquisa realizada pela Neogrid/Nielsen.
Desde junho de 2016, o indicador que mede a falta de produtos nas lojas não sofre alterações significativas. O índice se mantem próximo de 10%, contudo ainda é considerado alto pelo vice-presidente de Operações da Neogrid, Robson Munhoz quando comparada a dados históricos de 8%.
Motivos da ruptura no varejo
Segundo o executivo, a crise continua influenciando a variação do indicador. “Muitas ações, como as promoções sem previsões assertivas do varejo, os embates comerciais nas negociações com fornecedores e o aumento o volume de compras pelo varejo para melhorar a ruptura, foram tomadas a partir da incerteza econômica do País”, comenta.
Quanto as negociações entre o varejo e a indústria, Munhoz completa dizendo que elas ficaram mais acirradas e demoradas. Essas negociações longas geraram a falta de certos produtos nas lojas por longos períodos.
O executivo também explica que indústria e varejo ainda tentam entender e lidar com as escolhas do consumidor, o que influencia a ruptura. “Este ano, com a crise, houve a substituição de produtos habitualmente consumidos por outras marcas de menor preço, mas que não têm um histórico de vendas relevante para serem repostos com frequência. Isso provavelmente manteve o indicador alto”, conclui.
Como a Smarket ajuda a evitar a ruptura no varejo?
Com o software da Smarket, você consegue acompanhar os diversos estágios de aprovação da oferta. Isso diminui a quase zero a probabilidade de ocorrer algum erro. Além disso, é possível mensurar quais produtos já foram ofertados em campanha e qual o desempenho de cada um.
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