Como evitar a falta de produto antes da sua promoção começar?

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Uma boa promoção, com certeza, tem um papel importante na hora de gerar interesse e atrair clientes. Contudo, os resultados só serão positivos se o seu negócio gerar uma boa experiência de compra. Afinal, é a boa experiência de compra que faz com que os clientes voltem, comprem mais e ainda comentem com outros sobre sua loja.

Ainda que planejada cuidadosamente, a promoção pode ter o resultado negativo se tiver falhas quanto à logística. É preciso fazer um acompanhamento impecável. Não se pode esquecer os pequenos detalhes, para que a ação se desenvolva de forma tranquila e não lhe cause problemas.

Para o cliente, uma das situações mais insatisfatórias é quando se procura o produto ofertado mas ele não existe no estoque.  O consumidor então perde a confiança na marca e pensará duas vezes antes de se programar para outra promoção.

Para garantir que seus clientes tenham essa experiência de compra bem-sucedida, é preciso ficar atento a todo o processo logístico. Fique de olho nestas questões:

  1. O produto chegará ao consumidor dentro do prazo de inicio da promoção?
  2. Sua loja tem condições de atender todos os pedidos com a mesma eficiência?

A ação promocional tem como premissa trazer benefícios para o lojista e para o consumidor. Por isso, não basta estratégia e planejamento. É preciso organização e comprometimento para fazer com que todas as etapas do processo sejam cumpridas corretamente, e cliente e consumidor fiquem satisfeitos com os resultados.

Como evitar a falta de produtos

Para evitar a falta de produtos épreciso um planejamento da promoção.

Primeiramente é necessário projetar qual o tamanho do publico que essa promoção visa atingir. Se ela já foi feita anteriormente, verificar como foi os resultados passados e colocar uma margem de segurança. Dessa forma é possível saber quanto provavelmente eles vão precisar encomendar do seu fornecedor.

Outro ponto chave é o fornecedor. Tomar cuidado com os prazos de entrega são fundamentais para cumprir o prometido. Não adianta se comprometer com o consumidor, planejar suas ações se o fornecedor não tem tempo hábil para entregar os produtos.

Um fator a se considerar, relacionado a promoções, são quais produtos também terão um aumento de venda com essa promoção. Ou seja, se você oferta molho de tomate, provavelmente a venda de macarrões vai aumentar, e é necessário ter estoque desses produtos também. Se o consumidor não encontra tudo que quer/precisa, ele pode inclusive desistir da compra do  produto principal.

Pensar na promoção de forma estratégica é o segredo para conseguir diminuir riscos de falha.

Fonte: http://uolhost.uol.com.br/academia/superguia/como-fazer-promocao/3-logistica.html#rmcl

 

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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