Uma boa promoção, com certeza, tem um papel importante na hora de gerar interesse e atrair clientes. Contudo, os resultados só serão positivos se o seu negócio gerar uma boa experiência de compra. Afinal, é a boa experiência de compra que faz com que os clientes voltem, comprem mais e ainda comentem com outros sobre sua loja.
Ainda que planejada cuidadosamente, a promoção pode ter o resultado negativo se tiver falhas quanto à logística. É preciso fazer um acompanhamento impecável. Não se pode esquecer os pequenos detalhes, para que a ação se desenvolva de forma tranquila e não lhe cause problemas.
Para o cliente, uma das situações mais insatisfatórias é quando se procura o produto ofertado mas ele não existe no estoque. O consumidor então perde a confiança na marca e pensará duas vezes antes de se programar para outra promoção.
Para garantir que seus clientes tenham essa experiência de compra bem-sucedida, é preciso ficar atento a todo o processo logístico. Fique de olho nestas questões:
- O produto chegará ao consumidor dentro do prazo de inicio da promoção?
- Sua loja tem condições de atender todos os pedidos com a mesma eficiência?
A ação promocional tem como premissa trazer benefícios para o lojista e para o consumidor. Por isso, não basta estratégia e planejamento. É preciso organização e comprometimento para fazer com que todas as etapas do processo sejam cumpridas corretamente, e cliente e consumidor fiquem satisfeitos com os resultados.
Como evitar a falta de produtos
Para evitar a falta de produtos épreciso um planejamento da promoção.
Primeiramente é necessário projetar qual o tamanho do publico que essa promoção visa atingir. Se ela já foi feita anteriormente, verificar como foi os resultados passados e colocar uma margem de segurança. Dessa forma é possível saber quanto provavelmente eles vão precisar encomendar do seu fornecedor.
Outro ponto chave é o fornecedor. Tomar cuidado com os prazos de entrega são fundamentais para cumprir o prometido. Não adianta se comprometer com o consumidor, planejar suas ações se o fornecedor não tem tempo hábil para entregar os produtos.
Um fator a se considerar, relacionado a promoções, são quais produtos também terão um aumento de venda com essa promoção. Ou seja, se você oferta molho de tomate, provavelmente a venda de macarrões vai aumentar, e é necessário ter estoque desses produtos também. Se o consumidor não encontra tudo que quer/precisa, ele pode inclusive desistir da compra do produto principal.
Pensar na promoção de forma estratégica é o segredo para conseguir diminuir riscos de falha.
Fonte: http://uolhost.uol.com.br/academia/superguia/como-fazer-promocao/3-logistica.html#rmcl