Uma grande preocupação dos supermercadistas é saber qual maneira será mais efetiva para determinado produto atingir o público desejado.
As ofertas são grande parte dos impulsionadores de vendas, e devem ser escolhidas cuidadosamente. Uma escolha errada pode não fazer efeito para os clientes ou até desvalorizar um produto.
Para auxiliar nessa decisão de qual modelo de oferta escolher, mostramos aqui dicas de utilização e suas vantagens. Essas vantagens e dicas são feitas de modo geral, não se esqueça que não necessariamente elas se encaixaram no cenário da sua empresa. Então, é importante adaptá-las e analisa-las cuidadosamente. É preciso, portanto, entender o comportamento do comprador em relação à cada categoria para não atropelar os resultados. Vamos lá!
Índice
Modelo de oferta: FIDELIDADE
Promoções para clientes que utilizam o cartão da loja
Vantagens
Incentiva os clientes a comprarem o cartão da loja
Faz com que o cliente priorize a loja
Estimula a experimentação de compra de produtos diversos
Recompensa clientes leais
Dicas
Associar a outras recompensas/ sorteios
Combinar com outros modelos de oferta (leve e pague, de/por, parcelado…)
Utilizar esse modelo de oferta com frequência e com produtos populares para que o cliente veja valor em adquirir o cartão da loja.
Modelo de oferta: DESCONTO
Ao comprar uma determinada quantidade de itens, você ganha desconto em alguma(s) unidade(s)
Vantagens
Incentiva o cliente a comprar mais de uma unidade do mesmo produto
Pode impressionar quando demonstrar o tamanho da diminuição de preço
Dicas
Tomar cuidado para que o preço dos produtos não seja inferior ao custo dele para a empresa
Pode ser utilizado em produtos que não venderam bem.
Negociar diminuição de custo do produto com o fornecedor.
Modelo de oferta: PARCELADO
Quando demonstra a opção de parcelamento com ou sem juros de uma oferta.
Vantagens
Deixar o valor mais “leve” para o cliente
Garantia de receber dinheiro à longo prazo facilita as negociações, inclusive com fornecedores.
Dicas
Combinar com outros modelos de oferta
Utilizar majoritariamente com produtos mais caros
Modelo de oferta: PACK
Oferta pack é utilizada para quando há compra um determinado numero de produtos e no pagamento de um valor extra é disponibilizado um brinde
Vantagens
Incentiva o consumidor a levar mais unidades de um produto
Leva ao consumidor experimentar produtos novos (com o brinde).
Populariza ambos os produtos
Dicas
Fazer um valor baixo para o brinde disponibilizado
Unir produtos populares com produtos em experimentação
Negociar com os fornecedores o valor do brinde, já que estará popularizando o produto.
Modelo de oferta: ATACADO
A partir da compra de uma determinada quantidade o preço unitário do produto sofre uma oferta .
Vantagem
Incentiva a troca de uma compra pequena para uma compra grande
Conseguir possíveis descontos com o fornecedor pela maior quantidade vendida
Dicas
Fazer com produtos já conhecidos e aprovados pelo consumidor
Coloca-lo em destaque na loja
Fazer uma diminuição de preço que chame atenção e seja substancial
Modelo de oferta: DE/POR
É utilizada para sinalizar uma rebaixa de preço, o preço antes e depois da oferta
Vantagens
Demonstra para o consumidor a queda significativa de preço
Gera valor para o preço novo
Dicas
Não utilizar informações falsas do preço anterior
Chamar atenção para o preço “de”
Fazer uma seção nos encartes de produtos com essa oferta
Modelo de oferta: PAGUE E LEVE
Utilizado para quando o cliente pode levar um determinado número de unidades e pagar por uma quantidade menor
Vantagens
Incentiva a levar mais de um produto
Dicas
Aumentar o valor unitário do produto caso o consumidor não compre o suficiente, e fazer com que a unidade na promoção custe menos que o valor normal de loja.
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