O crescimento explosivo das bebidas com baixo ou zero teor alcoólico está revolucionando o mercado! Segundo dados divulgados pela Forbes, a Geração Z consome 20% menos álcool do que seus antecessores, os Millenials.
De fato, os drinks sem álcool têm ganhado cada vez mais espaço no mercado e se tornaram tendência nos últimos meses no Brasil e no Mundo. Essa transformação não apenas reflete uma mudança nos gostos e preferências dos consumidores, mas também oferece oportunidades significativas para a indústria e o varejo se adaptarem e investirem nesse novo cenário.
Acompanhe o blog post até o final para alguns insights e a opinião da indústria sobre este novo tipo de consumo:
Índice
O Surgimento de uma nova preferência
O setor de bebidas sempre foi diversificado, oferecendo uma ampla variedade de escolhas para os consumidores. No entanto, uma mudança cultural chegou impulsionada por uma busca crescente por um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Esta mudança na hora da escolha por opções de bebidas, é motivada por uma consciência maior sobre o bem-estar e uma demanda por experiências diferentes.
Como as bebidas com baixo ou zero teor de álcool estão impactando o mercado?
Em 2022 o mercado de bebidas com baixo ou nenhum teor alcoólico superou os 11 bilhões de dólares, impulsionado pelo crescimento no Brasil, graças à procura por drinks mais “amigáveis”. Em 2023, está previsto que as vendas de cervejas sem álcool ou com baixo teor alcoólico atinjam um volume superior a 480 milhões de litros no Brasil, alcançando um aumento de 24% em comparação ao ano anterior. De acordo com informações da Euromonitor Internacional, tanto no Brasil quanto globalmente, esses números revelam uma crescente importância e relevância da categoria no mercado cervejeiro. A previsão é que o setor tenha um crescimento de mais 25% até 2026.
O que a indústria diz:
Márcio Macie, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), interpreta esses números como um reflexo da conscientização coletiva em relação ao consumo moderado de álcool. “O nicho do setor praticamente triplicou nos últimos quatro/cinco anos, é uma coisa que está reforçando a qualidade que o produto tem. É muito parecido, é uma tecnologia muito bem-vinda e combina com o novo momento que estamos vivendo no mundo, cada vez mais as pessoas têm a consciência da necessidade da moderação”, afirmou em entrevista ao g1.
Oportunidade para a indústria e o varejo!
Diversificação do Portfólio: Ofereça uma maior variedade de bebidas, que vão além das versões sem álcool tradicionais (refris, sucos e água) explorando novos sabores, ingredientes e opções mais sofisticadas.
Inovação Criativa: Busque inovações no mercado, como a criação de bebidas exclusivas, utilizando ingredientes regionais ou com base em culturas específicas, para atender a nichos de mercado que preferem opções não alcoólicas por motivos culturais, religiosos, de saúde ou gostos pessoais.
Ampliação da Oferta: Varejo e indústria, aproveite esse “boom” do mercado, para expandir a ofertas de opções de drinks de baixo ou zero álcool de forma colaborativa, atendendo a essa nova procura dos consumidores.
Dica bônus:
Bebidas diversas tem um crescimento significativo no final do ano, por conta do Natal, Ano Novo e início do verão, esteja pronto para atender a essa nova fatia do mercado!!
Esther Laís