A parceria entre varejo e indústria é vantajosa para todos os envolvidos. E os benefícios vão além da operação, permitindo que ambos inovem em conjunto e ofereçam uma experiência de maior qualidade aos consumidores finais. Com uma estratégia em conjunto é possível atrair, impactar e fidelizar o shopper no ponto de venda e, consequentemente, vender mais!
No artigo de hoje, vamos falar sobre essas vantagens em detalhes. Continue a leitura para saber mais sobre as vantagens de varejo e indústria executarem suas ações em conjunto!
Índice
6 benefícios da parceria entre varejo e indústria
1. Redução de custos
A primeira vantagem da parceria entre varejo e indústria é a redução de custos. Isso porque, com um relacionamento próximo entre as duas partes, é possível ter acesso a prazos e negociação de melhores preços.
Além disso, a proximidade entre varejo e indústria reduz devoluções de produtos e possibilita a criação de esquemas logísticos mais eficazes e rentáveis para ambos.
E o melhor é que tudo o que é economizado pela indústria e pelo varejo nesse processo pode ser repassado ao consumidor no preço final, contribuindo para atrair e fidelizar mais clientes.
2. Desenvolvimento de ações promocionais mais eficazes e coordenadas
2.1 Ações Promocionais
permite o desenvolvimento de ações promocionais mais eficazes e coordenadas. Com dados compartilhados, ambos podem criar campanhas promocionais que atendam melhor às necessidades do consumidor e maximize a eficácia das ofertas. A colaboração permite que as promoções sejam ajustadas em tempo real com base na demanda e no desempenho, otimizando o retorno sobre investimento e aumentando as vendas..
2.2 Trade Marketing
A integração entre varejo e indústria fortalece as estratégias de trade marketing. Com insights detalhados do varejo sobre o comportamento do consumidor e as preferências do mercado, a indústria pode desenvolver materiais promocionais e campanhas que ressoem com o público-alvo. Além disso, o varejo pode receber suporte da indústria em termos de treinamento e materiais para melhorar a execução das estratégias no ponto de venda, resultando em uma experiência de compra mais atraente.
2.3 Retail Media
A colaboração também pode beneficiar o retail media, permitindo que varejo e indústria criem campanhas de mídia direcionadas e mais relevantes. Com acesso a dados conjuntos sobre comportamento do consumidor e desempenho de produtos, é possível desenvolver campanhas publicitárias que atinjam o público certo no momento certo. Essa abordagem não só aumenta a eficácia das campanhas, mas também melhora a visibilidade dos produtos e maximiza o impacto das iniciativas de marketing.
3. Produtos Sempre Disponíveis
A integração entre varejo e indústria garante que os produtos estejam sempre disponíveis para os consumidores. Compartilhando dados precisos sobre vendas, estoque e demanda, a indústria pode ajustar a produção e o reabastecimento conforme as necessidades do varejo. Isso reduz a ruptura de estoque e o excesso de produtos, minimizando desperdícios e mantendo um fluxo constante de mercadorias. O resultado é uma maior satisfação do consumidor e uma operação mais eficiente e lucrativa para ambos os lados.
4. Melhores práticas
Trabalhar em conjunto permite a implementação de melhores práticas que beneficiam tanto o varejo quanto a indústria. A colaboração estratégica facilita a integração de sistemas, a otimização de processos logísticos, a gestão de estoques e o desenvolvimento de estratégias conjuntas. Essa abordagem integrada resulta em uma cadeia de suprimentos mais robusta e competitiva, promovendo a eficiência operacional e a melhoria contínua.
5. Geração de valor
Tudo isso se traduz na geração de valor tanto para indústria quanto para o varejo e, é claro, para os consumidores. Com os insights que o varejo oferece para a indústria, os negócios desse tipo conseguem criar bens mais adequados aos desejos do consumidor final.
A colaboração entre indústria e varejo gera valor significativo para ambas as partes e, principalmente, para os consumidores. Esta sinergia permite que ambos os lados obtenham insights valiosos que resultam em produtos mais alinhados às necessidades e desejos do público final.
Para a Indústria: Quando a indústria recebe dados detalhados e em tempo real do varejo, ela pode ajustar seus processos de produção e desenvolvimento de produtos de forma mais precisa. Isso significa criar bens que atendam melhor às expectativas e preferências dos consumidores. Produtos mais adequados e de alta qualidade não só aumentam a satisfação do cliente, mas também fortalecem a posição da indústria no mercado, resultando em uma vantagem competitiva sustentável.
Para o Varejo: Para os varejistas, vender itens que realmente atendem às necessidades dos consumidores resulta em uma experiência de compra superior. Com produtos de melhor qualidade e mais alinhados com as preferências dos consumidores, os varejistas conseguem fidelizar o público e aumentar a lealdade dos clientes. Além disso, ao entender melhor o comportamento de compra e as tendências de consumo, os varejistas podem criar estratégias de marketing e vendas mais eficazes, melhorando a rentabilidade e o crescimento do negócio
Para os Consumidores: O consumidor final é o maior beneficiado dessa colaboração. Com a oferta de produtos que atendem suas expectativas e desejos, os consumidores desfrutam de uma experiência de compra mais satisfatória e personalizada. A disponibilidade contínua de produtos de alta qualidade e a eficiência na cadeia de suprimentos garantem que os clientes encontrem sempre o que precisam, aumentando a satisfação e a lealdade.
6. Inovação
Por fim, a execução das ações em conjunto entre varejo e indústria traz como vantagem a inovação. Com a troca de informações e inteligência proporcionada por esse relacionamento mais próximo, ambas conseguem pensar em estratégias inovadoras.
Você também pode contar com a ajuda da tecnologia para facilitar e automatizar o dia a dia do varejo e da indústria.
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O PromoTrade é uma plataforma inédita que possibilita a criação e gestão de promoções, ações de trade marketing e estratégias de retail media de forma colaborativa e personalizadas entre o varejo e a indústria. A nova plataforma conta com tecnologia e inteligência de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) desenvolvidos pela Mercafacil e oferece um processo estruturado e estratégico, com transparência e medição de resultados. Indústria e varejo acessam a mesma plataforma e atuam em parceria nas suas campanhas promocionais.
Apesar dos altos investimentos em promoções e das suas evidentes vantagens para o varejo, o mercado ainda enfrenta desafios em relação a processos estruturados e medição de resultados. O PromoTrade vem para preencher essa lacuna, oferecendo uma solução que combina:
- Integração de verbas comerciais e Trade Marketing: Permite que indústria e varejo alinhem verbas promocionais e ações de marketing de forma coordenada.
- Experiências personalizadas: Cria oportunidades únicas para os consumidores, com campanhas personalizadas e ações de retail media.
- Simulação e análise: Oferece ferramentas para simular cenários e analisar resultados antes e após a execução das ações promocionais.
Além disso, as indústrias podem validar o impacto de ações promocionais em grupos específicos de consumidores e criar campanhas que vão além da redução de preços, como descontos, cashback, pontos e experiências, tanto online quanto físicas, atendendo à omnicanalidade.
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Taiane Martins