Responda rápido: qual é a participação da sua empresa em seu mercado de atuação? Para saber responder a essa questão, é preciso conhecer o seu market share. Se você tem dúvidas sobre o que é e como aumentar sua fatia de mercado, continue a leitura do artigo, que traz dicas especialmente voltadas para o varejo!
Índice
O que é market share?
Market share, ou fatia de mercado, é a participação que uma empresa tem dentro do seu setor de atuação. Em outras palavras, é a quantidade absoluta e relativa de mercado que um negócio detém.
O market share costuma ser quantificado em porcentagem. Para calculá-lo, é preciso dividir a receita de vendas da empresa pela receita total de vendas do seu setor de atuação. Por fim, o resultado deve ser multiplicado por 100.
Assim, temos a fórmula:
Receita de vendas / Receita total de vendas do mercado de atuação x 100
Vamos pensar, então, em uma rede de supermercados que faturou 1 bilhão em vendas em um ano no qual o faturamento do setor no país foi de 500 bilhões. Nesse caso, o market share seria de 0,2%, pois:
1 / 500 = 0,002
0,002 x 100 = 0,2%
Como aumentar o market share no varejo?
Agora você já sabe o que é market share. Vamos, então, falar sobre como aumentar o seu.
1. Posicione sua marca no mercado
Parece óbvio, mas, se as pessoas não conhecerem a sua marca, elas não vão comprar de você. Por isso, é fundamental posicionar sua marca no mercado. Entenda qual público-alvo deseja atingir e invista nos canais nos quais ele está presente. Pode ser redes sociais, outdoors, Google. Escolha aquelas que fazem mais sentido para a sua audiência.
Em todas essas interações, é fundamental que os seus valores fiquem claros. Tenha um tom de voz que o público reconheça. Isso vai fazer com que sua marca fique na mente dos clientes, contribuindo para aumentar o seu market share.
2. Fique de olho na concorrência
Enquanto desenvolve ações para posicionar sua marca na cabeça dos clientes, fique de olho na concorrência. Monitore-a constantemente para saber como é possível superá-la.
A ideia, aqui, não é copiar outros players do seu mercado, mas, sim, entender as ações feitas por ele para tentar fazer ainda melhor.
3. Fidelize sua clientela
Além de conquistar novos clientes, é preciso manter os atuais. A dica, aqui, é criar programas de fidelidade, descontos e outras ações que incentivem o cliente a continuar comprando do seu negócio.
Os varejistas também devem ter cuidado extra na hora da precificação: os valores dos produtos devem ser planejados com precisão pois podem ser um diferencial entre seu cliente escolher o seu negócio ou a concorrência. Com isso, você pode ainda estimular que eles indiquem sua loja para amigos e familiares.
4. Faça ações de trade marketing
Trade marketing é o processo por meio do qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a marca por meio dos canais de distribuição. Em outras palavras, são práticas planejadas pela indústria e varejo com o objetivo de aumentar as vendas e otimizar a sua atuação.
Ter um ponto de venda chamativo e organizado é essencial para os negócios que querem se destacar. Melhorar a sinalização dos produtos, repensar as ofertas, fazer ações de degustação são algumas maneiras de fazer isso.
5. Use a tecnologia
Por fim, o último passo para aumentar o market share dos produtos no varejo é usar a tecnologia. Hoje, há no mercado diversas soluções que auxiliam os varejistas nesse trabalho. São ferramentas como o Smarket Colab, uma plataforma colaborativa para que varejo e indústria invistam nos produtos certos e da melhor forma.
A ferramenta analisa o market share dos produtos na região onde está o varejo e disponibiliza esse dado às indústrias. Por meio da plataforma é possível acessar dados de venda total, evolução da venda, participação de mercado, evolução da participação de mercado, entre outros.
E você, gostou dessas dicas? Continue acompanhando o blog da Smarket para ficar por dentro das novidades do mundo do varejo, indústria e distribuição!
Taiane Martins