Gestores, em geral, possuem inúmeras atribuições e devem tomar muito cuidado para não perderem o foco no que realmente é importante. No Trade Marketing, com a gestão dos PDVs, essa regra também é verdadeira..
Por isso veja abaixo 4 tarefas importantes que um gestor de trade marketing deve conhecer
Índice
1. Gerenciar os investimentos
Você precisa saber qual o produto mais vendido em cada um dos seus PDVs. Quando falamos em investimento precisamos pensar em tudo que pode atrapalhar o seu ROI. Em cada PDV podem existir divergências de vendas, um produto que é muito bem vendido em um PDV A, pode não ser no PDV B. Conhecendo bem a saída de seus produtos você pode direcionar melhor o seu dinheiro.
É necessário também saber qual o produto que te traz mais retorno, pois é muito comum o produto que é mais vendido não ser o que tem o melhor ROI.
2. Calendário de atividades nos PDVs
Primeiramente, os gestores devem criar calendários de atividades. Assim, é possível otimizar o tempo e o trabalho dos promotores de vendas e para ficar por dentro de como andam as gôndolas nos PDVs.
Nestes calendários estará descrita a rotina de tarefas de cada loja. A partir da roteirização das atividades, diminuímos erros e aumentamos os resultados.
3. Monitorar as gôndolas nos PDVs
Na maioria das empresas, os gestores não têm contato direto com as gôndolas do PDV. Contudo, eles devem ter pelo menos uma noção de como cada uma está, se os produtos estão bem posicionados, bem organizados ou se o espaço está sendo invadido por outros produtos.
No ponto anterior já falamos de uma prática que ajuda no monitoramento de gôndolas (Calendário de atividades nos PDVs), mas agora explicaremos mais uma técnica.
Para ajudar seus promotores no processo de monitoramento você pode criar um manual contendo as especificações necessárias de como as gôndolas devem ser organizadas, ou seja, os promotores terão mais segurança para monitorar os PDVs, já que, agora eles sabem exatamente o que seus gestores querem.
4. Conhecer ao máximo seus clientes
Saber qual o seu cliente e seus hábitos de consumo é fundamental. Isso porque segmenta as ações de trade marketing e promoções e maximiza os resultados.
Por exemplo, lojas em bairros mais nobres atingem um determinado público, que responde de maneira semelhante a exposição de produtos de luxo. Já os consumidores de lojas localizadas em outros pontos reagem de maneira positiva a promoções de produtos de necessidade.
Dessa forma, acaba sendo benéfico para indústria também.Já que eles evitam de gastar verba em lugares que o seu produto não performa bem.
Fonte: https://auvo.com.br/2017/05/08/4-atividades-essenciais-para-um-gestor-de-trade-marketing/