Índice
- Qual o papel de um software na estratégia de ofertas no varejo?
- Um software para gerenciamento de ofertas pode auxiliar na estratégia das ofertas do varejo?
- 1 – Definição da margem e da competitividade de acordo com as estratégias das ofertas traçadas
- 2 – Opções de diferentes tipos de oferta
- 3 – Auxílio na definição do custo ideal na negociação
- 4 – Estudo do preço da concorrência na definição dos preços
- 5 – Projeção do lucro com a estimativa das vendas
- 6 – Análise de estoque presente nas diferentes lojas
- 7 – Registro dos contratos de negociação com a indústria
- 8 – Eliminação dos erros na descrição, foto e preço dos encartes
- 9 – Centralização da informação das ofertas
- 10 – Permissões aos responsáveis por suas atividades
- 11 – Otimização das informações na integração com o ERP
- 12 – Controle das ofertas por família ou categoria
- 13 – Avaliação das campanhas pelo tipo de mídia
- 14 – Análise das campanhas por loja ou cluster
- Conheça a Smarket!
Qual o papel de um software na estratégia de ofertas no varejo?
A estratégia das ofertas é fundamental para o sucesso de qualquer varejo e muitos deles procuram a tecnologia para auxiliar nesse processo. Um software para gerenciamento de ofertas, como a Smarket, é uma plataforma que, integrada ao ERP, organiza o processo de criação de ofertas e gera informações para a tomada de decisão. O objetivo dessas soluções é melhorar os resultados financeiros das organizações, facilitando e automatizando o processo das promoções. Não só as estratégias das ofertas são importantes, como também o fato de analisá-las. Entenda como mensurar esses resultados.
Um software para gerenciamento de ofertas pode auxiliar na estratégia das ofertas do varejo?
1 – Definição da margem e da competitividade de acordo com as estratégias das ofertas traçadas
Saber o quanto de margem e o quão competitivo o varejo quer ser em relação aos concorrentes norteia toda a estratégia das ofertas. Em um software para gerenciamento das ofertas, o preenchimento dessas informações facilita na negociação. Além disso, também fica muito mais claro para o gestor quais as famílias ou categorias não estão com desempenho esperados.
2 – Opções de diferentes tipos de oferta
Cada varejo trabalha com diferentes tipos de ofertas. Por isso eles vem aperfeiçoando as diversas promoções na tentativa de aumentar a rentabilidade dos produtos ofertados. Seja ela normal, fidelidade, pack virtual, atacado, parcelado, pegue e leve, entre outras, com um software para gerenciamento de ofertas, fica a critério do varejo utilizar e analisar qual tipo de oferta traz mais retorno em um campanha.
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3 – Auxílio na definição do custo ideal na negociação
O intuito de toda negociação com a indústria é obter um custo que, combinado com o preço de venda, supere a margem e a competitividade e assim alcançe as metas definidas. Por serem muitos produtos por promoção, nem sempre é fácil saber qual o custo ideal. Contudo, um software para gerenciamento de ofertas mostra esse dado para você. Você não só baterá as metas, a sua estratégia das ofertas lhe proporcionará resultados muito melhores que o esperado.
4 – Estudo do preço da concorrência na definição dos preços
Isso parece ser básico quando o assunto é realizar uma oferta. Contudo muitas vezes por comodismo não se percebe o trabalho que essa comparação de preço com os concorrentes causa. Com um software para gerenciamento de ofertas, em uma única tela, é possível conferir o preço negociado e visualizar todos registros da pesquisa dos concorrentes para definir o preço de venda. Muito mais fácil seguir a sua estratégia das ofertas, não é mesmo?
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5 – Projeção do lucro com a estimativa das vendas
Negociando o custo e definindo um preço de venda conforme as metas de margem e competitividade, em um software para gerenciamento de ofertas fica muito fácil descobrir o quanto você ganhará de dinheiro com aquela oferta. Com o embasamento de um histórico e uma boa estratégia das ofertas, estimar as o número de vendas da promoção fica muito mais fácil.
6 – Análise de estoque presente nas diferentes lojas
Você imagina o quanto irá vender na promoção, até já sabe mais ou menos o quanto será o seu lucro, mas nada adianta se você não souber o quanto de estoque possui no momento, afinal, uma sobra pode representar estoque parado. Melhor que isso, um software para gerenciamento de ofertas ainda informa o quanto de estoque cada loja possui. Assim, seu fornecedor entregará apenas o necessário para o seu varejo.
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7 – Registro dos contratos de negociação com a indústria
O que adianta fazer todo o processo de negociação com a indústria perder o registro do que foi acordado? Com um software para gerenciamento de ofertas isso nunca será um problema. A cada negociação realizada é muito fácil registrar o contrato combinado, o que vai tranquilizar você quanto a qualquer incomodação que venha a surgir.
8 – Eliminação dos erros na descrição, foto e preço dos encartes
Seu cliente já reclamou que o preço disponibilizado na prateleira é diferente do que estava no encarte? Pois esse tipo de erro é comum na maioria dos varejos e pode acontecer por diferentes razões. Um software para gerenciamento de ofertas define que a partir de aprovada pelo responsável, esse tipo de informação não pode ser mais modificada até que o encarte vá para a loja. Isso não só acaba com os erros. Também elimina o trabalho operacional de revisar o encarte várias vezes antes da impressão.
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9 – Centralização da informação das ofertas
Muito dos erros que acontecem nos encartes dos varejos é pelo constante repasse de informações por diferentes meios. Afinal, em um segmento com tantas operações, nem sempre a comunicação entre as áreas é padronizada. Uma planilha de Excel repassada várias vezes por e-mail tem uma probabilidade maior de apresentar erros do que um software que registra e avisa as operações realizadas e isso pode prejudicar a estratégia das ofertas de qualquer varejo.
10 – Permissões aos responsáveis por suas atividades
Outro ponto que pode causar muitos erros e retrabalhos na elaboração de um encarte é o fato de todos os envolvidos mexerem em um mesmo material. Com cada um preenchendo a sua parte, qualquer deslize pode alterar uma informação que não é de sua responsabilidade. Isso lá na frente pode vir a atrapalhar a promoção por inteira. Um software para gerenciamento de ofertas permite apenas que cada um altere o que é de sua responsabilidade.
11 – Otimização das informações na integração com o ERP
Um bom controle no varejo só é possível com um ERP e todos nós sabemos como esse tipo de software abrange diferentes áreas da empresa. Um software para gerenciamento das ofertas, integrado ao ERP, utiliza apenas as informações importantes para que se ganhe mais dinheiro com as promoções. Todas as decisões tomadas na hora de por em prática a estratégia das ofertas são embasadas com um histórico que o próprio varejo já possui.
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12 – Controle das ofertas por família ou categoria
Além de auxiliar na identificação dos produtos na definição do que será ofertado, controlar as ofertas por família ou categoria em um software para gerenciamento de ofertas possibilita uma visão do que mais vale ser destaque nos encartes, ou seja, quais chamam mais a atenção do público e/ou dão um maior lucro.
13 – Avaliação das campanhas pelo tipo de mídia
Os varejos costumam fazer ofertas por diferentes tipos de mídia, como tabloides, televisão e rádio. Porém, nem todos avaliam os resultados das campanhas nos diferentes canais. Um software para gerenciamento das ofertas isso ajuda a descobrir qual das alternativas oferecem um melhor retorno.
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14 – Análise das campanhas por loja ou cluster
O mesmo acontece quando os varejos fazem suas ofertas diferenciadas por lojas ou por clusters. Muitos deles têm dificuldade em analisar precisamente como as promoções reagem. Isso só é pior quando o varejo sabe que suas lojas atendem diferentes públicos, mas não conseguem planejar a estratégia das ofertas diferenciadas por alguma falha de estrutura ou do próprio processo.
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Gabriela Lemos