Leapfrogging (em inglês) ou pulo de sapo, é um modelo de negócio que usa a tecnologia para gerar grande impacto e inclusão social.
Na prática, o termo se refere a empresas que estão dando grandes e arriscados saltos em direção a inovação. É sobre alcançar e superar desafios, transformá-los em oportunidades, é redesenhar novos modelos de negócios.
Empresas como a Nubank vem mostrando os resultados da prática. Você também pode aplicar conceitos de leapfrogging no seu varejo!
Separamos alguns motivos para aplicar o conceito de leapfrogging no seu negócio, desde melhorias nos processos até traçar novos caminhos tecnológicos:
Índice
1. Acelera processos
Quando um processo inovador encontra a tecnologia, há uma condições ideal para acelerar processos e fazer o salto acontecer;
2. Automatizar processos
Colocar metas mais audaciosas atreladas ao uso de ferramentas tecnológicas que automatizam processos;
3. Criar novas dinâmicas no mercado
Gerar um impacto em diferentes setores da economia e até na lógica de mercado.
4. Facilitar a vida das pessoas
Os negócios de impacto disruptivos oferecem produtos ou serviços que melhoram a vida das pessoas, geram impacto positivo para o planeta e têm o poder de mudar o mercado.
5. Desenvolvimento do país
Tecnologias disruptivas podem fazer com que países subdesenvolvidos se aproximem de forma mais ágil do patamar de nações desenvolvidas
6. Menos diferenças econômicas
O país mais desenvolvido (tecnologicamente), possibilita alcançar menos diferenças econômicas e sociais;
7. Ganha competitividade
Empresas que buscam tecnologias aliadas a seus processos se destacam dos seus concorrentes.
8. Populariza a tecnologia
O redesenho tecnológico cria espaço e incentivo ao acesso da tecnologia pela população.
9. Produtividade no mercado
A adoção de novas práticas tecnológicas pode alavancar o ganho em produtividade e em competitividade no mercado.
10: Aceleração tecnológica
A possibilidade de dar grandes saltos com base em ideias inovadoras faz com que o empreendedorismo acelere.
Esse conceito ainda é desconhecido por muitas empresas. Por isso, é um grande potencial de ganho competitivo aplicar esses conceitos!
Veja mais sobre esse assunto nos post: O que é leapfrogging e como aplicar no seu varejo
Gabriela Lemos