8 tendências apresentadas no VII Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria

8 tendências apresentadas no VII Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria
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Tempo de leitura 4 minutos

Se você não pode participar do VII Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria mas gostaria de ler um resumo sobre as principais tendências e insights abordadas durante o evento, então você veio ao lugar certo!

Separamos neste blog post 8 tendências apresentadas nos dois dias de evento que todo varejista e indústria precisam atentar-se!

Você vai ler sobre:

  • Indústria e varejo juntos em busca da melhor estratégia;
  • Saudabilidade é a nova prioridade dos shoppers;
  • Diversidade e inclusão: um olhar mais atento às pessoas;
  • KPI’s sociais precisam ser tangíveis;
  • Experiências e inovação: é preciso pensar fora da caixa;
  • Segurança e Bem-estar são prioridades;
  • Logística e Ruptura: tecnologia e BI para solucionar;
  • Êxodo urbano: a busca por qualidade de vida.

 

1. Indústria e varejo juntos em busca da melhor estratégia

Colaboração em alta durante a apresentação do Colab, a nova plataforma que visa ajudar a indústria e o varejo a definirem juntos as melhores estratégias

Com o Colab,  é possível ter acesso às melhores oportunidades em conjunto do varejo. Além disso, relatórios dos resultados das ações e também, sugerir ações como promoções e pontos extras.

Um dos maiores objetivos dos varejistas é fazer promoções a fim de atrair shoppers, para que eles comprem não somente os produtos em promoção, mas também, outros produtos que complementam a sua cesta.

Então, seria interessante para a indústria saber quando vai existir uma oportunidade para ela investir no varejo e crescer sua participação na categoria antes dela acontecer, não é mesmo? 

Por isso, rodamos o nosso algoritmo em dados da nossa plataforma de ofertas e identificamos que existem muitas oportunidades de crescimento para a indústria e o varejo. Se tiver interesse em saber mais sobre esse projeto, clique aqui e saiba como indústria e varejo podem ter acesso a melhores oportunidades.

 

2. Saudabilidade é a nova prioridade dos shoppers 

A saudabilidade é um termo que se refere às mudanças de hábitos alimentares e de consumo. E vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras! Os shoppers estão mais preocupados com a sua alimentação, de onde vem o produto que estão consumindo e quais são os impactos que este produto causa no meio ambiente. 

Ao mesmo tempo, a indústria vem se adaptando, recorrendo a produtos vegetais, com baixo teor de aditivos alimentares, redução de gorduras e embalagens ecológicas. Com os novos hábitos é necessário uma mudança de posicionamento das marcas perante o mercado. 

O ideal é que o varejo repense o seu mix e ofereça produtos saudáveis e com menos impactos ao meio ambiente. Afinal, esta é uma forma de ganhar credibilidade com o shopper que se importa com a saudabilidade.

 

3. Diversidade e inclusão: um olhar mais atento às pessoas

O bem mais precioso de uma organização são as pessoas. Por isso, cada vez mais as empresas estão se esforçando para diversificar os colaboradores das suas empresas. E buscam trazer como pilar dos seus valores a diversidade e a inclusão em todos os âmbitos

Grandes empresas já estão criando comitês e setores, com a finalidade de revisar todas as práticas de RH, seleção e recrutamento para promover uma maior representação de negras e negros e outros grupos sub-representados. 

Além da inclusão de um perfil mais diversificado nos colaboradores das empresas, a comunicação e o posicionamento em todas as frentes sociais devem ser revistas. Um bom início, pode ser o mapeamento de profissionais e executivos negros e negras no mercado brasileiro. Assim, é possível atrair talentos para as posições de liderança abertas atualmente ou que serão disponibilizadas em um futuro próximo.

 

4. KPI’s sociais precisam ser tangíveis 

As empresas precisam olhar e agir para o desenvolvimento social e não apenas para o faturamento.

Como o varejo e a indústria representam uma porcentagem significativa do PIB brasileiro, é possível criar movimentos que impactam a sociedade positivamente.

Indicadores de desempenho chaves, (KPI – Key Performance Indicator) precisam ser mensuráveis. Ou seja, uma meta com o esforço, prazo e responsáveis descritos de forma que sejam alcançáveis e atingíveis.

Mudar o mundo não é possível, mas quem sabe mudar a realidade da comunidade ao seu redor sim! Com ações menores e que possam depender somente da sua empresa. Como por exemplo, impactar a realidade de “X” famílias no bairro da empresa, doando pães para o café da manhã de escolas públicas.

 

5. Experiências e inovação: é preciso pensar fora da caixa 

Experiências memoráveis só acontecem quando o centro da empresa for cliente interno (funcionários) e externo. Dessa forma, todos têm uma relação de pertencimento e o contato com a marca se torna único. 

Portanto, convide seus colaboradores e clientes para promover e construir novos produtos, estes poderão trazer dados e insights poderosos voltados para as necessidades de consumo atuais.

Para inovar no seu negócio, note como você pode adaptar a experiência para o seu cliente. Devido a pandemia os supermercados passaram a ser os lugares mais movimentados e por isso o óbvio não compete mais. É necessário fazer diferente, inovar e criar novas experiências.

 

6. Segurança e bem-estar são prioridades

A dinâmica de compra dos consumidores foi impactada pelo “novo normal” e por causa disso houve um crescimento no número de vendas efetuadas pelo e-commerce. Como resultado, trouxe mais segurança e bem estar para dentro da casa do consumidor. 

Assim, com a nova dinâmica os consumidores estão mais abertos a descobrir novos produtos e diversificar suas compras. Sendo assim, há uma oportunidade para as indústrias testarem lançamentos com menos custos. 

 

7. Logística e Ruptura: tecnologia e BI para solucionar

Algo bem pontuado durante o evento foram os problemas com rupturas. Um alerta para as indústrias! Durante o evento foi bem repercutido casos de indústrias que fazem lançamentos de novos produtos porém não repõe os mesmos no varejo. Sabemos que a logística de produtos não é coisa fácil, mas perder oportunidades com o varejo é deixar de faturar.

A ruptura é hoje um dos maiores problemas do varejo, em janeiro a ruptura chegou a 12,5%, e isso impacta diretamente nos índices dentro do varejo, como lucratividade, vendas e também afeta negativamente a imagem das lojas. Nesse caso, consumidor pode acabar recorrendo a outra loja.

A ruptura também afeta negativamente indústrias. Pois se o seu produto não estiver lá o shopper vai recorrer a outro produto da mesma categoria. 

Para solucionar este problema, a Neogrid lançou o VIU, a nova plataforma que diminui a falta de produtos nos PDVs e aumenta suas vendas. Clique aqui e saiba como reduzir rupturas na gôndola.

 

8. Êxodo urbano: a busca por qualidade de vida

Dados apresentados no evento, indicam que houve, durante a pandemia, uma migração da população para as zonas rurais. Por conta da pandemia, algumas pessoas passaram a trabalhar de suas casas. Assim, puderam repensar o seu modelo de vida. Muitas passaram a residir em cidades do interior, o que levou a um maior número de vendas de produtos em cidades do interior do que em grandes cidades.

 

Hora de pôr em prática

Agora que você já conheceu as 8 tendências apresentadas durante o evento, que tal começar a colocar uma a uma em prática?

Nos conte aqui nos comentários: você já pratica alguma em sua empresa?

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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