Se você não pode participar do VII Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria mas gostaria de ler um resumo sobre as principais tendências e insights abordadas durante o evento, então você veio ao lugar certo!
Separamos neste blog post 8 tendências apresentadas nos dois dias de evento que todo varejista e indústria precisam atentar-se!
Você vai ler sobre:
- Indústria e varejo juntos em busca da melhor estratégia;
- Saudabilidade é a nova prioridade dos shoppers;
- Diversidade e inclusão: um olhar mais atento às pessoas;
- KPI’s sociais precisam ser tangíveis;
- Experiências e inovação: é preciso pensar fora da caixa;
- Segurança e Bem-estar são prioridades;
- Logística e Ruptura: tecnologia e BI para solucionar;
- Êxodo urbano: a busca por qualidade de vida.
Índice
- 1. Indústria e varejo juntos em busca da melhor estratégia
- 2. Saudabilidade é a nova prioridade dos shoppers
- 3. Diversidade e inclusão: um olhar mais atento às pessoas
- 4. KPI’s sociais precisam ser tangíveis
- 5. Experiências e inovação: é preciso pensar fora da caixa
- 6. Segurança e bem-estar são prioridades
- 7. Logística e Ruptura: tecnologia e BI para solucionar
- 8. Êxodo urbano: a busca por qualidade de vida
- Hora de pôr em prática
1. Indústria e varejo juntos em busca da melhor estratégia
Colaboração em alta durante a apresentação do Colab, a nova plataforma que visa ajudar a indústria e o varejo a definirem juntos as melhores estratégias.
Com o Colab, é possível ter acesso às melhores oportunidades em conjunto do varejo. Além disso, relatórios dos resultados das ações e também, sugerir ações como promoções e pontos extras.
Um dos maiores objetivos dos varejistas é fazer promoções a fim de atrair shoppers, para que eles comprem não somente os produtos em promoção, mas também, outros produtos que complementam a sua cesta.
Então, seria interessante para a indústria saber quando vai existir uma oportunidade para ela investir no varejo e crescer sua participação na categoria antes dela acontecer, não é mesmo?
Por isso, rodamos o nosso algoritmo em dados da nossa plataforma de ofertas e identificamos que existem muitas oportunidades de crescimento para a indústria e o varejo. Se tiver interesse em saber mais sobre esse projeto, clique aqui e saiba como indústria e varejo podem ter acesso a melhores oportunidades.
2. Saudabilidade é a nova prioridade dos shoppers
A saudabilidade é um termo que se refere às mudanças de hábitos alimentares e de consumo. E vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras! Os shoppers estão mais preocupados com a sua alimentação, de onde vem o produto que estão consumindo e quais são os impactos que este produto causa no meio ambiente.
Ao mesmo tempo, a indústria vem se adaptando, recorrendo a produtos vegetais, com baixo teor de aditivos alimentares, redução de gorduras e embalagens ecológicas. Com os novos hábitos é necessário uma mudança de posicionamento das marcas perante o mercado.
O ideal é que o varejo repense o seu mix e ofereça produtos saudáveis e com menos impactos ao meio ambiente. Afinal, esta é uma forma de ganhar credibilidade com o shopper que se importa com a saudabilidade.
3. Diversidade e inclusão: um olhar mais atento às pessoas
O bem mais precioso de uma organização são as pessoas. Por isso, cada vez mais as empresas estão se esforçando para diversificar os colaboradores das suas empresas. E buscam trazer como pilar dos seus valores a diversidade e a inclusão em todos os âmbitos.
Grandes empresas já estão criando comitês e setores, com a finalidade de revisar todas as práticas de RH, seleção e recrutamento para promover uma maior representação de negras e negros e outros grupos sub-representados.
Além da inclusão de um perfil mais diversificado nos colaboradores das empresas, a comunicação e o posicionamento em todas as frentes sociais devem ser revistas. Um bom início, pode ser o mapeamento de profissionais e executivos negros e negras no mercado brasileiro. Assim, é possível atrair talentos para as posições de liderança abertas atualmente ou que serão disponibilizadas em um futuro próximo.
4. KPI’s sociais precisam ser tangíveis
As empresas precisam olhar e agir para o desenvolvimento social e não apenas para o faturamento.
Como o varejo e a indústria representam uma porcentagem significativa do PIB brasileiro, é possível criar movimentos que impactam a sociedade positivamente.
Indicadores de desempenho chaves, (KPI – Key Performance Indicator) precisam ser mensuráveis. Ou seja, uma meta com o esforço, prazo e responsáveis descritos de forma que sejam alcançáveis e atingíveis.
Mudar o mundo não é possível, mas quem sabe mudar a realidade da comunidade ao seu redor sim! Com ações menores e que possam depender somente da sua empresa. Como por exemplo, impactar a realidade de “X” famílias no bairro da empresa, doando pães para o café da manhã de escolas públicas.
5. Experiências e inovação: é preciso pensar fora da caixa
Experiências memoráveis só acontecem quando o centro da empresa for cliente interno (funcionários) e externo. Dessa forma, todos têm uma relação de pertencimento e o contato com a marca se torna único.
Portanto, convide seus colaboradores e clientes para promover e construir novos produtos, estes poderão trazer dados e insights poderosos voltados para as necessidades de consumo atuais.
Para inovar no seu negócio, note como você pode adaptar a experiência para o seu cliente. Devido a pandemia os supermercados passaram a ser os lugares mais movimentados e por isso o óbvio não compete mais. É necessário fazer diferente, inovar e criar novas experiências.
6. Segurança e bem-estar são prioridades
A dinâmica de compra dos consumidores foi impactada pelo “novo normal” e por causa disso houve um crescimento no número de vendas efetuadas pelo e-commerce. Como resultado, trouxe mais segurança e bem estar para dentro da casa do consumidor.
Assim, com a nova dinâmica os consumidores estão mais abertos a descobrir novos produtos e diversificar suas compras. Sendo assim, há uma oportunidade para as indústrias testarem lançamentos com menos custos.
7. Logística e Ruptura: tecnologia e BI para solucionar
Algo bem pontuado durante o evento foram os problemas com rupturas. Um alerta para as indústrias! Durante o evento foi bem repercutido casos de indústrias que fazem lançamentos de novos produtos porém não repõe os mesmos no varejo. Sabemos que a logística de produtos não é coisa fácil, mas perder oportunidades com o varejo é deixar de faturar.
A ruptura é hoje um dos maiores problemas do varejo, em janeiro a ruptura chegou a 12,5%, e isso impacta diretamente nos índices dentro do varejo, como lucratividade, vendas e também afeta negativamente a imagem das lojas. Nesse caso, consumidor pode acabar recorrendo a outra loja.
A ruptura também afeta negativamente indústrias. Pois se o seu produto não estiver lá o shopper vai recorrer a outro produto da mesma categoria.
Para solucionar este problema, a Neogrid lançou o VIU, a nova plataforma que diminui a falta de produtos nos PDVs e aumenta suas vendas. Clique aqui e saiba como reduzir rupturas na gôndola.
8. Êxodo urbano: a busca por qualidade de vida
Dados apresentados no evento, indicam que houve, durante a pandemia, uma migração da população para as zonas rurais. Por conta da pandemia, algumas pessoas passaram a trabalhar de suas casas. Assim, puderam repensar o seu modelo de vida. Muitas passaram a residir em cidades do interior, o que levou a um maior número de vendas de produtos em cidades do interior do que em grandes cidades.
Hora de pôr em prática
Agora que você já conheceu as 8 tendências apresentadas durante o evento, que tal começar a colocar uma a uma em prática?
Nos conte aqui nos comentários: você já pratica alguma em sua empresa?
Gabriela Lemos