Refazer um trabalho, por menor que seja, sempre representa um desperdício de recursos e de tempo. Quando se trata da produção de um tabloide de supermercados, o estresse gerado por uma refação pode ser ainda maior.
É preciso conferir novamente os preços, prazos, lojas envolvidas e promoções para garantir que tudo fique perfeito. Por fim, deve-se verificar se esses produtos que estão no tabloide, serão facilmente encontrados nas prateleiras.
Como se não bastasse, em meio a tantas atividades, ainda podem ocorrer falhas de comunicação entre os setores responsáveis. É por isso que eliminar retrabalhos é um passo importante para descomplicar esse processo. Assim você estará muito mais perto de criar um tabloide de sucesso.
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Mas, será que é mesmo possível produzir um tabloide de supermercados sem refação? A resposta é: SIM! Leia o texto até o final e descubra como.
Índice
Como fazer um tabloide de supermercados sem refação
O primeiro passo para evitar retrabalhos na criação de um tabloide de supermercados, é definir as informações básicas. Estamos falando, portanto, de levantar os dados essenciais para começar a planejar a produção do material.
É preciso especificar quais produtos serão publicados, os valores de cada um e a validade das ofertas. Além disso, antecipar o número de páginas e a estratégia, especialmente em tabloides temáticos ou sazonais.
Checklist dos primeiros passos
Depois de levantar todas as informações que deverão estar no tabloide, é hora de iniciar a produção. Comunique todas as pessoas envolvidas, desde o diagramador até os responsáveis por organizar e precificar os itens nas gôndolas.
É imprescindível que todos os setores estejam alinhados e tenham uma visão ampla do processo. Pois, de nada adianta colocar uma oferta em destaque na capa de um tabloide, se o produto ficará escondido na prateleira, certo?
Para evitar esse tipo de situação, vale a pena fazer um checklist como esse:
- Definir os produtos que estarão no tabloide
- Definir os preços, assegurando boa margem e competitividade
- Estabelecer a quantidade de páginas e a disposição dos itens
- Delimitar um prazo de validade para as ofertas
- Assegurar-se de que há uma boa quantidade de produtos em estoque
- Comunicar as equipes envolvidas na nova campanha promocional
- Revisar as informações do material a ser divulgado
Muita atenção aos possíveis erros!
Se não fossem os erros, não haveriam as refações. É por isso que estar atento em possíveis falhas, que muitas vezes passam despercebidas, permite antecipar correções, evitando assim o retrabalho.
Além disso, ao identificar os erros a tempo, evita-se que informações incorretas cheguem às mãos do consumidor. Imagine, por exemplo, anunciar um valor promocional em tabloide de supermercados e o cliente encontrar o preço antigo nas gôndolas!
Para livrar-se de refações e de situações desconfortáveis diante dos consumidores, fique de olho. Veja alguns dos erros mais comuns:
- Preços diferentes dos que estão nas gôndolas ou no caixa;
- Poucos produtos em estoque para suprir a demanda;
- Validade da oferta não informada no tabloide;
- Itens repetidos em páginas diferentes;
- Descrição errada ou insuficiente do produto;
- Itens de marcas concorrentes da mesma categoria na mesma página;
- Não especificar, por exemplo, se a oferta é para uma unidade de 250 ml ou de 500 ml;
- tabloide com número excessivo de ofertas.
Eliminando as falhas, é possível evitar refações e, consequentemente, aumentar a produtividade e os resultados.
Foi o que fez a rede de Supermercados Imperatriz. Após aderir ao sistema de gestão e trade de ofertas da Smarket, a rede aumentou em 25% seus resultados! Optou por simplificar a gestão, tornando os processos mais ágeis e inteligentes.
“A Smarket ajudou nossa equipe a organizar a estratégia de ofertas. Eliminamos o achismo e nossos objetivos e metas estão mais claros“, diz Júlio César Lohn, diretor comercial dos Supermercados Imperatriz.
Usando a tecnologia para fazer tabloide de supermercados
Gerenciar tantas etapas, desde o setor comercial até o marketing e, por fim, o operacional, pode ser um desafio. A boa notícia é que a tecnologia é uma grande aliada para descomplicar esse processo, tornando-o mais fluido.
Ao produzir tabloide de supermercados de forma automatizada, é possível evitar erros e refações. Isso porque todas as informações ficam centralizadas em uma única plataforma, onde todos os envolvidos na atividade têm acesso.
É assim que funciona o software de gestão de ofertas da Smarket. Os valores e descrições de produtos aprovados pelo diretor comercial são exatamente aqueles que estarão impressos no tabloide. E sempre que houver alguma alteração, ela é modificada automaticamente para todos os envolvidos. Muito bom não é mesmo?
Além disso, você tem acesso a ferramentas construídas sob medida, que ajudam a visualizar boas decisões e fazer análises mais assertivas. Entre elas, estão:
- gerenciamento inteligente de ofertas, o que facilita a negociação com fornecedores;
- ferramenta para identificar que tipo de oferta funciona melhor para cada público e época;
- análise inteligente de preços da concorrência, a fim de garantir boa margem de lucro sem perder a competitividade;
- análise de estoque, com projeção automática de vendas dos itens em promoção;
- análises estratégicas de resultados por loja, fornecedor, produto, categoria e até por comprador;
- observação inteligente de comportamento dos produtos para saber quais valem a pena entrar em promoção.
O tabloide de supermercados eficiente
Um tabloide de supermercados realmente eficiente é aquele tem um processo satisfatório em todas as suas etapas. Isso vai desde o planejamento até a criação, revisão e impressão.
A eficácia do material reflete nos resultados que alcança junto ao consumidor. Afinal, uma campanha bem estruturada e livre de erros, é capaz de conquistar e fidelizar o público.
Esses resultados podem ser alcançados com o sistema de gestão e trade de ofertas da Smarket. Além de simplificar os processos de produção de tabloide de supermercados, a plataforma ainda contribui para melhoria de processos, antecipando situações por meio da inteligência de dados.
Você otimiza a tomada de decisões e ainda reduz o estresse causado por erros e refações.
Conheça o software de gestão e trade de ofertas da Smarket! Agende uma demonstração com nossos especialistas e otimize boas decisões. Simples assim!