O trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição. Em contrapartida, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas. Ele pode ser resumido pelas práticas planejadas pela indústria e varejo com o objetivo de aumentar as vendas e otimizar a sua atuação.
Uma pesquisa divulgada pela Popai Brasil aponta que mais de 70% das decisões de compras acontecem no PDV. Ou seja, as informações contidas ali e as ações de trade marketing realizadas costumam ser essenciais para o sucesso do varejo.
Isso significa que, é essencial ter um PDV chamativo e organizado. Para se destacar utilize demonstrações, atendentes bem preparados e produtos que chamem a atenção dos consumidores.
Tudo isso faz com que as chances de vendas sejam muito maiores.
Índice
Estratégias de trade marketing para aumentar as vendas
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Melhorar a sinalização dos produtos
Na hora das compras, o cliente se depara com diversos produtos semelhantes e precisa escolher um para levar para casa. Muitas vezes, a escolha se dá pelo preço. Outras, por já conhecer a marca. Mas, antes de tudo, como se destacar no varejo sem precisar cobrar menos ou investir alto em publicidade?
É importante pensar na sinalização dos produtos, criando algo que os diferencie dos concorrentes. Seja uma embalagem diferente, uma forma inovadora de expor os produtos ou qualquer outra estratégia que faça os clientes prestarem mais atenção no produto disponível no PDV.
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Repensar o mix de produtos
Antes de pensar nos produtos que serão comercializados, é preciso entender quais são os desejos e as necessidades dos clientes. Muitas vezes, as vendas não são concretizadas por falta de produtos que se destaquem ou simplesmente porque a marca não oferece o que o público está procurando.
É preciso estar sempre de olho nas novidades do mercado e manter a inovação.
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Realizar ações de degustação ou demonstração com promotores
Uma das estratégias mais populares e eficazes do trade marketing é a demonstração de produtos.
Dessa forma, o produto chama muito mais atenção e os clientes terão a possibilidade de experimentar. Além disso, os promotores ainda podem explicar do que se trata. Falar sobre as principais características do produto e responder a possíveis questionamentos.
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Criar estratégias de cross merchandising
Outra estratégia muito eficiente para aumentar as vendas é o cross merchandising.
Seu objetivo é fazer com que o cliente perceba a necessidade de um produto quando vai comprar outro relacionado.
Por exemplo, quando alguém vai até o mercado comprar carvão para um churrasco e encontra por perto outros itens como pão de alho, farofa e até latinhas de cerveja, é bem provável que ela se “lembre” de que precisa destes produtos e coloque todos eles no carrinho de compras. Isso vale para qualquer categoria e é uma ótima maneira de aumentar as vendas.
A importância da tecnologia na gestão de trade marketing
Diversos fatores estão envolvidos no sucesso de qualquer operação de trade marketing para o varejo. E para garantir que tudo funcionará conforme o planejado o uso da tecnologia é imprescindível para a gestão de trade marketing.
No portfólio da Smarket, temos dois produtos para atender três verticais do varejo (alimentar, farmácias e lojas de departamento): o módulo Inteligência de Ofertas, plataforma para gestão de promoções, diagramação de encartes e análise do desempenho das campanhas, e o módulo Smarket Trade, sistema para gestão de negociações dos espaços vendidos no ponto de venda para a indústria.
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