Na última quinta (20 de maio), às 18h, aconteceu a edição de 2021 do Ranking ABRAS. Através de um Live no Youtube, foi transmitido o evento, onde houve a premiação e homenagem as 20 maiores redes de supermercados do Brasil.
O vídeo na íntegra encontra-se no canal no youtube da ABRAS:
Índice
Qual a importância do Ranking ABRAS?
A ABRAS é a Associação Brasileira de Supermercados, uma entidade dinâmica e moderna, que atua firme em sua missão de representar, defender, integrar, impulsionar e desenvolver o setor supermercadista no País.
O Ranking ABRAS é divulgado anualmente e traz diversos levantamentos de dados sobre o cenário supermercadista brasileiro.
Além disso, a pesquisa reúne dados sobre faturamento, investimentos, meios de pagamento e participação das diversas seções nas vendas totais, entre muitos outros. Esse, é o único levantamento do Brasil que mapeia diversos indicadores do universo do autosserviço, que estão relacionados ao desempenho e à estrutura desse setor.
Ranking das 20 maiores redes de supermercados do Brasil
Atualmente, a liderança pertence a rede Carrefour, apresentando um faturamento bruto de R$ 74,7 bilhões em 2020. Com a cisão do Assaí do GPA, em outubro do ano passado, as duas redes ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Destaque para o Grupo Koch, que hoje é a maior rede do estado de SC, e utiliza a plataforma da Smarket para gestão de ofertas, trade e cartazes.
A ABRAS ainda divulgou números do setor no Brasil, produzido em parceria com a Nielsen IQ: são 91 mil lojas do varejo em todo o país, que alcançaram um faturamento de R$ 554 bilhões em 2020.
Segundo o estudo, as cadeias regionais significam 63% do faturamento do varejo no país -na região Sul, por exemplo, as cadeiras regionais são responsáveis por 81,4% das vendas.
O estudo ainda prevê um incremento de 6,5% no faturamento do setor em 2021.
Confira o ranking das 20 maiores redes de supermercados do Brasil:
- Carrefour – R$ 74,7 bilhões
- Assaí – R$ 39,4 bilhões
- GPA – R$ 31,0 bilhões
- Grupo Mateus – R$ 14,3 bilhões
- Cencosud/G.Barbosa – R$ 9,4 bilhões
- Grupo Muffato (Paraná) – R$ 9,0 bilhões
- Supermercados BH – R$ 8,9 bilhões
- SDB Comércio de Alimentos -Grupo Pereira – R$ 8,8 bilhões
- Grupo Zaffari – R$ 6,1 bilhões
- DMA Distribuidora – R$ 5,8 bilhões
- Mart Minas – R$ 4,6 bilhões
- Sonda Supermercado – R$ 4,1 bilhões
- Savegnago Supermercados – R$ 4,1 bilhões
- Grupo Líder – R$ 3,5 bilhões
- Grupo Zaragoza – R$ 3,3 bilhões
- Supermercados Koch – R$ 3,2 bilhões
- Supermercado Bahamas – R$ 3,1 bilhões
- CSD – Companhia Sul Americana de Distribuição – R$ 3,0 bilhões
- Angeloni – R$ 2,9 bilhões
- Super Nosso – R$ 2,8 bilhões
6 das 20 maiores redes de supermercados do Brasil usam Smarket
Por tanto, temos muito orgulho em fazer parte dessa transformação do varejo. Sabemos a relevância e o impacto dessa pesquisa e por isso, queremos comemorar os resultados! Nossos parabéns a todos os envolvidos e especialmente aos nossos clientes: Super Muffato, Mart Minas, Savegnago, Koch, CSD e Super Nosso!
O propósito da Smarket sempre foi proporcionar ao varejo soluções eficientes que transformam o dia a dia e que também simplificam tomadas de decisões. Através da Gestão de Ofertas e Trade, é possível otimizar recursos e acelerar processos, consequentemente, esse impacto é rapidamente revertido em um aumento no faturamento e nas vendas.
Leia mais:
Tendências para o varejo 2021: o que você precisa saber
Calendário do varejo: Principais datas comemorativas para criar ofertas
Gabriela Lemos