Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • 05/09/2017

Por que os varejos querem mudar a data da Black Friday?

Compartilhe
Tempo de leitura 2 minutos

Índice

  • O que é Black Friday?
  • Porque mudar a data da Black Friday?
  • Conheça a Smarket!

O que é Black Friday?

A Black Friday, que se iniciou nos Estados Unidos nos anos 90, surgiu naturalmente com o intuito de queimar estoques antes das datas comemorativas de fim do ano. Ela é uma data muita esperada por varejistas, já que impulsiona as vendas. Também é aguardada pelos consumidores, que esperam essa data para adquirir os produtos que normalmente tem um preço mais caro no mercado.

No Brasil ela chegou em 2010 desde que foi “importada” dos Estados Unidos. Por algum tempo teve sua “fama” manchada pela denuncia de alguns varejos que não diminuíam os preços e utilizavam a data apenas como isca para atrair os clientes. Na época ela chegou até mesmo a ser chamada de “black fraude”.

O brasileiro está começando a se acostumar com a data. Com o tempo está tirando as antigas más impressões e têm aproveitado os descontos da megaliquidação para antecipar as compras de Natal e economizar.

mudar a data da Black Friday

 

Porque mudar a data da Black Friday?

Nesse ano muitas empresas estão adeptas a uma prática que já era feita por alguns varejistas: mudar a data da megaliquidação. O dia que normalmente era marcado para acontecer em meados de Novembro, está sendo adiantado por alguns para Setembro.

A alteração de data tem função clara: descolar as vendas da Black Friday das vendas do varejo para o Natal. Como as datas atuais são muito próximas, é comum que os consumidores esperem e aproveitem as promoções da data para as compras dos presentes de fim de ano. Ela começou a substituir a compra de presentes nas datas comemorativas e o consumo no Natal diminuiu consideravelmente.

Porém, de contraponto a essa discussão, alguns consideram mais prejudicial ainda mudar o dia da Black Friday. Isso porque a data é recente no Brasil e está se consolidando agora. Firmar a prática de consumo na mente do brasileiro é muito importante para aumentar o impacto das vendas nesse dia.

De qualquer maneira, não houve um consenso. Entre pontos e contrapontos, o público aguarda fortemente a data. Essa decisão poderá ditar o volume de vendas e consumo do fim de ano do Brasil.

 

Conheça a Smarket!

Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.

 

smarket solutions gestão de ofertas e trade para varejo


 

Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
Ranking Abras 2024
  • Varejo

Ranking ABRAS 2024: Confira lista dos maiores supermercadistas do país

  • 09/04/2024
  • 2 minutos
Leia mais
Capa site blog (2)
  • Varejo

Black Friday: guia para o seu varejo

  • 20/10/2023
  • 5 minutos
Leia mais
Capa blog dia dos pais
  • Varejo

Dia dos Pais: estratégias promocionais para o varejo

  • 10/08/2023
  • 4 minutos
Leia mais
Capa site blog Barbie (1)
  • Varejo

Barbie: Aproveite a tendência para alavancar as vendas no varejo

  • 25/07/2023
  • 4 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.