A internet trouxe diversos conceitos novos que podem ser usados pelas empresas que desejam vender mais.
Um deles é o phygital, que reúne duas ideias antes consideradas opostas: físico e digital. O conceito visa oferecer uma experiência unificada aos consumidores, estejam eles comprando online ou offline, de maneira parecida com o que acontece no omnichannel.
Quer saber tudo sobre phygital e como oferecer essa experiência no varejo? Confira o artigo que preparamos!
Índice
O que é phygital?
O termo phygital reúne duas palavras: physical (físico) e digital. Como o nome sugere, essa ideia consiste em integrar o mundo físico e o virtual.
No ambiente corporativo, isso se traduz em entregar uma experiência unificada para os consumidores, de modo que eles se sintam satisfeitos independentemente de estarem comprando na loja física ou online.
Com isso, os clientes ganham praticidade, enquanto o varejista pode ter ganhos financeiros, consolidar a marca e diferenciar-se da concorrência.
Por que o phygital é importante para o varejo?
A ideia do phygital é atender às demandas dos consumidores atuais. Muitos gostam de fazer compras online, mas isso não quer dizer que abandonaram totalmente as compras no ponto de venda. Além disso, não é preciso escolher entre um e outro. Modalidades híbridas como comprar online e passar na loja para buscar os produtos também já caíram no gosto do público.
Nesse sentido, adaptar-se ao phygital é fundamental para os negócios que querem satisfazer e reter seus consumidores. Se, há alguns anos, havia marcas que pensavam que o offline e o online deveriam competir, hoje eles são aliados. É isso que os consumidores buscam.
Entendendo a jornada de compra phygital
Se, para os clientes, o phygital facilita o dia a dia e expande as possibilidades, é verdade que para as empresas esse conceito traz camadas de complexidade.
Isso porque uma jornada de compra phygital não é linear. Um cliente pode ir até uma loja para ver o produto, mas deixar para comprar online mais tarde. Mesmo fechando a compra no site, ele retorna à loja para buscar a mercadoria, pensando em economizar no frete. No local, pode ainda comprar outros produtos que viu e gostou. E essa é só uma possibilidade.
Mesmo com essa complexidade, é preciso oferecer uma experiência impecável ao consumidor. Isso inclui garantir a consistência em toda a jornada de compra. Em outras palavras, o consumidor deve poder usar o canal que preferir, quando desejar, sem encontrar obstáculos. A experiência deve ser fluida.
Como oferecer uma experiência phygital no varejo?
Se você leu até aqui, deve estar se perguntando: mas, afinal, como colocar tudo isso em prática? A seguir, trazemos algumas dicas!
1. Estude o comportamento dos consumidores
O primeiro passo é estudar o comportamento dos consumidores. Antes de colocar uma estratégia phygital em prática, é necessário entender o que os seus clientes querem. Aprofunde seus conhecimentos sobre os desejos dos seus consumidores, crie uma persona, mapeie todos os pontos de contato dos consumidores com a marca.
Dessa maneira, será possível definir uma estratégia satisfatória, que realmente atenda aos desejos dos seus compradores.
2. Integra sua comunicação e seu atendimento
É importante que todos os seus canais falem a mesma língua. Isso quer dizer que suas redes sociais, outdoors, panfletos e outros canais onde são feitas campanhas devem utilizar a mesma identidade visual e tom de voz para que os consumidores sintam que estão falando com a mesma empresa.
O mesmo vale para os canais de atendimento ao cliente, que deve ser padronizado em todas as plataformas. Chat, WhatsApp, redes sociais, telefone, email, site, loja física… Seja qual for o canal, o cliente deve ser bem atendido em todos eles.
3. Flexibilize sua entrega
A entrega é fundamental quando o assunto é phygital. O que você pode fazer é permitir que o cliente escolha entre diversas modalidades, como retirada na loja e entrega em casa, além da possibilidade de comprar online e trocar em uma loja física.
4. Conte com a tecnologia
Por último, mas não menos importante, é fundamental destacar a ajuda da tecnologia para colocar o phygital em prática.
Um exemplo já bastante utilizado são os QR codes, que permitem que o consumidor acesse informações detalhadas sobre produtos na loja, por exemplo.
Já a inteligência artificial permite analisar o comportamento dos consumidores e oferecer sugestões personalizadas.
E há ainda a internet das coisas, que permite integrar diversos dispositivos eletrônicos e oferecer uma experiência mais personalizada aos consumidores.
Transforme as promoções do seu varejo com a solução de trade marketing da Smarket
Ao adotar o phygital, é importante também contar com uma solução que ajude a controlar todo o fluxo promocional do seu varejo e que, a partir de dados, permita decidir para quais produtos dar destaque. Nesse sentido, ferramentas como a solução de trade marketing da Smarket são valiosas.
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Taiane Martins