Você sabia que as ofertas podem ajudar o seu negócio a reduzir o desperdício de alimentos no varejo? Utilizar ofertas de maneira estratégica é uma forma de reduzir perdas, principalmente quando falamos em produtos próximos ao vencimento.
Apesar disso, dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que, só no Brasil, são descartados 15 milhões de toneladas de alimentos por ano e cerca de 30% desse desperdício acontece no varejo.
Ou seja, aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano no varejo.
Mas, como o varejo pode reverter essa situação?
Em seguida, vamos te contar tudo aqui, nesse blog post!
Você vai aprender sobre:
- 1 – Margem de lucro a favor do seu negócio
- 2 – Como diminuir excesso de produtos em estoque
- 3 – Ofertas internas para reduzir desperdícios
Índice
1 – Margem de lucro a favor do seu negócio
A margem de lucro é um indicador fundamental da saúde do seu negócio. Ou seja, ela representa uma porcentagem do preço que corresponde ao lucro sobre a venda de determinado produto.
Consideramos que, uma paçoca tenha o custo de R$0,80 para o varejo. Em seguida, adicionamos uma parcela referente aos impostos e custos empresariais e o produto passa a valer R$0,87.
A partir disso, o varejo coloca a paçoca a venda por R$1,50, ou seja, todo o valor que o varejo fatura sobre a venda das paçocas menos os custos, é considerado como lucro.
Dessa forma, o varejo pode estabelecer uma margem de lucro, ou seja, um preço mínimo de venda da paçoca para obter um certo lucro em cima dela.
Nesse momento a margem de lucro pode ser trabalhada a favor do seu negócio em determinadas situações, como por exemplo, a validade dos produtos.
Limite da margem de lucro
Nesse caso, você pode trabalhar no limite da margem de lucro para vender de maneira ágil produtos que estão próximos ao vencimento.
Você também pode vender abaixo da margem, negociando um valor de sell-out com o seu fornecedor, para que a venda do produto próximo ao vencimento seja facilitada ao consumidor. Nesse caso, utilizando ofertas internas como estratégia.
Diante disso, o fornecedor irá cobrir o valor que falta para atingir sua margem de lucro e consequentemente, reduzir desperdícios.
Há outra maneira de reduzir perdas e diminuir o desperdício de alimentos no varejo, a partir do controle de estoque. Confira abaixo!
2 – Como diminuir excesso de produtos em estoque
Você já deve ter se deparado com essa situação – estoque cheio de produtos e com pouco giro em loja, e agora, o que fazer?
Você pode criar ofertas para aumentar as vendas deste produto em sua loja, um exemplo é criar uma campanha de pague e leve.
Muito importante utilizar a tecnologia a favor do seu negócio para não sair no prejuízo, utilizar dados como, margem de lucro do produto, como comentamos acima, é fundamental para saber o quanto você pode oferecer de desconto sem sair perdendo.
Essa ação ajuda a aumentar as vendas em sua loja e a diminuir os produtos em seu estoque. Colaborando assim, para a redução de desperdícios. Pois, se você não pensar em uma ação rápida e eficiente, pode acabar perdendo os produtos por conta da validade.
Então, aqui vai uma dica: seja rápido e antecipe-se frente à validade dos produtos.
Falando em ofertas, vamos conhecer um pouco mais sobre ofertas internas, e como elas são capazes de reduzir o desperdício dos alimentos.
3 – Ofertas internas para reduzir desperdícios
Já pensou em sugerir ofertas internas para produtos com validade próxima ao vencimento? Ou para liberar aquele estoque de produtos que está em excesso?
Então, temos uma ótima notícia para você! Nós criamos uma solução para otimizar o seu tempo junto a este desafio. Sabemos que agilidade é imprescindível nesse momento, e que a sua loja não pode perder o timing de ofertas para estes produtos.
Em outras palavras, perder o timing significa para sua loja, o aumento do desperdício e a redução de lucro.
Pensando nisso, criamos o módulo de ofertas internas, onde o responsável pela loja pode fazer sugestões de ofertas para que produtos que estão próximos ao vencimento e/ou com uma grande quantidade em estoque, entrem em liquidação o mais rápido possível, dando assim, maior autonomia para sua loja e tornando-a competitiva.
Funciona assim: o responsável pela loja envia a sugestão de oferta, com base em dados que o aplicativo oferece, e o responsável comercial faz a análise dos produtos sugeridos e decide se aceitará a sugestão ou não. Simples assim!
Após aprovado, o gestor consegue acompanhar o progresso das vendas deste produto dentro do aplicativo da Smarket.
A solução traz várias informações e análises do produto de acordo com a integração do ERP utilizado por sua loja.
Algumas informações sobre os produtos são:
- Entrada do produto em loja;
- Quantidade do produto em estoque;
- Preço;
- Margem.
Confira as dicas da nossa especialista em ofertas Smarket:
E tem mais!!!
Direto no aplicativo da Smarket, você pode incluir o valor de sell-out negociado com o seu fornecedor. Assim, você poderá analisar algumas estatísticas direto no sistema. Tudo para descomplicar a sua vida!
Métricas de vendas
Além disso, você consegue acompanhar todos os resultados e métricas de venda do produto, como por exemplo:
- Faturamento do produto;
- Margem de lucro;
- Quantidade vendida;
- Gráfico de vendas;
- Histórico completo das vendas do produto.
Nosso propósito é reduzir o tempo de comunicação entre a sua loja e a central para aumentar as vendas dos produtos e reduzir perdas.
Além disso, temos a solução completa para análise de margem de lucro, a partir da integração com o seu ERP. Agilidade é a nossa maior missão e simplificar o seu dia a dia é o nosso objetivo.
Quer saber mais? Fale com um especialista e solicite uma demonstração gratuita!
Gabriela Lemos