A Smarket participou da maior feira voltada para varejo do mundo. A National Retail Federation promoveu a NRF 2019: Retail’s Big Show, que ocorreu em Nova Iorque, nos EUA, entre 13 e 15 de janeiro, e contou com a presença da CEO da Smarket, Marcela Viegas Graziano. Além do evento, a executiva também integrou a comitiva da FGVcev – Centro de Excelência em Varejo, que fez visitas técnicas a redes americanas de referência no setor em sequência da feira, nos dias 16 e 17 de janeiro (tema do nosso próximo e-book).
Confira aqui alguns destaques da feira, sob o olhar e curadoria da nossa CEO.
Índice
NRF 2019
Alibaba x Amazon
Seria o Alibaba a versão chinesa da Amazon? Diz Michael Evans, Presidente do Alibaba Group, que não. A principal diferença é que o Grupo vê o varejo tanto online quanto offline, e não somente digital. Além do destaque para os números da China, o CEO ressaltou três diferenças para dar um contexto.
Quanto ao varejo, primeiro, consideram-se um marketplace, e não um varejista. Isso quer dizer que o foco é conectar o consumidor final com as marcas. E, por isso, não competem com eles. Na verdade, os varejos são clientes do Alibaba, porque compram seus dados.
Segundo ponto é a escala do negócio. Pela massividade da plataforma — Evans relembrou alguns dados de vendas de datas festivas e número de entregas na escala de bilhão.
Por último, a juventude da base de dados dos consumidores. De 600 milhões cadastrados na plataforma, mais de 80% tem menos de 35 anos de idade e 40% menos de 28 anos. Cerca de 90% do que fazem vêm de um celular. “Nós não estamos criando processos, estamos construindo pontes. Entre o mercado digital e o mundo offline. Estamos integrando-os propriamente”, explica Evans.
“Quando eu vim na NRF 2017, todos diziam que o varejo físico iria acabar, tudo ficaria online. Mas isso mudou e não está para acontecer: no fim, parece que o consenso é de que o varejo precisa resolver o problema do cliente, seja online ou offline, ele escolhe o canal de resolução”, resume a CEO da Smarket, Marcela Graziano.
“A expectativa agora é ver uma integração maior e mais forte entre online e offline. Mais do que omnichannel, é preciso também uma mudança de comportamento e revisita a todos os processos, porque para fazer o Alibaba funcionar, não adianta ter um site e lojas físicas. Você precisa de toda parte de bastidor logístico funcionando muito bem”, encerra a CEO após assistir a palestra.
A Amazon, para suportar essa estrutura, ainda tem diversas soluções em áreas como logística, pagamento e cloud. Em resumo: a visão de 2017 era que o varejo físico iria acabar. Em 2019, a percepção é que o varejo físico não termina aqui, mas é fundamental integrar os canais online e offline. Isso tudo muito pautado porque a Amazon e o Alibaba decidiram comprar lojas físicas.
“A experiência tem prazo de validade”, diz diretor de operações da Best Buy
“A experiência conta muito. Mas a experiência tem prazo de validade.” Foi assim que o Diretor Sênior de Operações de Varejo da Best Buy, Aaron Pyles, abriu a palestra na NRF 2019, na segunda-feira (14/1), para ilustrar a necessidade de atenção constante à satisfação do consumidor.
Com esse intuito, promoveu uma reunião com 200 funcionários de lojas para identificar problemas na operação. Levantaram vários pontos daquilo que não funcionava e poderiam melhorar. Com base nisso, começaram a mudar as tecnologias de mapa de loja e etiqueta eletrônica.
Em parceria com o Diretor de Marketing e Vice-Presidente Sênior de Produto da One Door, Tom Erskine, levou o exemplo da solução da empresa para visual merchandising adotada pela Best Buy.
A plataforma possibilita ter noção do mapa de cada loja, quais atividades devem ser realizadas, o que foi negociado com a indústria e qual a devida exposição — muito semelhante ao app do sistema de Trade da Smarket (clique aqui para agendar uma demonstração).
Sobre a Smarket
A Smarket Solutions é uma startup catarinense especializada em sistemas de gestão de promoções para o varejo. Fundada em 2013, atende 20 grandes varejos nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No portfólio, apresentam diversos sistemas que integram o time comercial e o marketing para unificar informações de produtos e dar mais inteligência às ofertas, ajudam a administrar espaços comercializados em lojas e acompanhar as execuções de ativação de produtos, levam a comprovação das atividades e geram um ambiente online para o varejista negociar com o fornecedor.
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