NRF 2022: destaques e tendências da maior feira do varejo

Destaques e tendências da maior feira do varejo: NRF 2022
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A NRF (National Retail Federation, é a maior associação de comércio varejista do mundo) e foi realizada em Nova York, nos Estados Unidos, entre 16 e 18 de janeiro.

O objetivo do evento é trazer a visão de grandes líderes sobre os rumos dos negócios, principalmente tratando-se de varejo.

Os integrantes da associação NFR, são grandes lojas de departamentos, especialidades, varejistas independentes, cadeias de restaurantes, supermercados e empresas de marketing multinível.

Esse ano, nós da Smarket não participamos de forma presencial do evento por um protocolo de segurança. No entanto, acompanhamos os principais insights e tendências e agrupamos neste resumo, propondo adaptações para a realidade do varejo brasileiro.

Programação do Evento

O evento contou com a participação de 700 empresas com estandes e apresentações nos dois andares de exposição. 

O laboratório de inovação, com mais de 60 empresas de tecnologia, mostraram suas novidades mais recentes, incluindo novas empresas focadas em sustentabilidade e economia circular. 

Na StartUp Zone, mais de 50 empresas mostraram novas formas de mudar o varejo, através das soluções na área de cadeia de suprimentos, e-commerce e tecnologia.

Principais tópicos da NRF 2022

São estes os temas que fervem no momento no mundo do varejo e foram tratados das mais diversas formas ao longo da semana: CRM, fidelização do consumidor, experiência do consumidor, marketing digital, influenciadores, equidade, inclusão e diversidade, inovação e futuro, liderança, saúde mental e bem-estar, novos modelos de negócios, novas tecnologias, robótica, omnichannel, novas plataformas, sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, pesquisa, data e analytics.  

Para se aprofundar mais em cada assunto, no site da NRF, basta clicar nos temas e conferir os eventos relacionados a eles. 

1. Metaverso: avatares serão uma extensão de nós

Foi essa frase que a executiva da Estée Lauder na NRF 2022 começou sua palestra. Dona de marcas como Clinique e MAC, a empresa aposta no lançamento de produtos que unem o mundo físico com o metaverso.

“Até 2023, 75% dos negócios estarão se valendo de Realidade Aumentada e Realidade Virtual. O metaverso é, sem dúvida, uma grande oportunidade de negócios”,  disse Spencer Ante, estrategista digital do Facebook IQ, área da Meta que desenvolve insights para acelerar negócios. 

Agora, as lojas ganham novos papéis: agregam serviços, tornam-se de hubs inteligentes, movidas a dados e gerando dados de comportamento de micro mercados – como parte de uma cadeia híbrida funcional e bem orquestrada.

2. Foco no ESG – Responsabilidade corporativa social

A responsabilidade social corporativa é o compromisso voluntário das empresas com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, desde sua composição social e um comportamento responsável com as pessoas e os grupos sociais aos quais se integram.

 “Os consumidores consideram a responsabilidade corporativa como um fator de decisão de compras”, disse Ravi Baga – Head Global de Varejo da Amazon. E isso vai desde a escolha de um eletrodoméstico com mais eficiência energética, até ao uso de sacolas de compra retornáveis. 

“Precisamos de um varejo ético – não porque esta é a coisa certa a ser feita, mas porque é aquilo que o consumidor quer”, afirmou.

3. Inteligência Artificial e machine learning 

“O varejo precisa colocar o poder da escolha na mão dos clientes – e com Inteligência Artificial é possível fazer isso mais rapidamente, para cada vez mais pessoas, com maior eficiência e precisão”, disse Ravi Baga.

A Amazon tem propriedade no assunto, pois vender 4 mil produtos por minuto, enviar 1,6 milhões de pacotes por dia e lidar com bilhões de interações com a Alexa semanalmente não seria possível sem essas ferramentas. IA e machine learning estarão cada vez mais atuantes em cada etapa do consumo. 

4. Atendimento ao cliente automatizado

Pelo menos 15% dos consumidores preferem o atendimento automatizado ou digital, em vez de interagir com seres humanos, segundo a  empresa de consultoria Gartner. O dado é relevante, e essa proporção tende a aumentar. Para Bagal, “isso melhora o atendimento e aumenta a satisfação dos clientes, com cada vez mais eficiência.”

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5. Voice Commerce estará em toda parte

Cada vez mais, falaremos e transacionaremos com objetos e equipamentos. É um caminho sem volta, com implicações ainda inesperadas em todo o varejo. Mas Bagal faz um alerta: “Sistemas automatizados de voz não serão nunca substitutos para relações interpessoais – e sim um complemento a ser usado conforme o desejo do cliente.”

6. Livestream será mainstream

Essa é uma ferramenta incrível para conectar o físico ao digital e, por isso, ganha cada vez mais importância no relacionamento com os clientes. É uma forma simples, fácil e prática, de conectar marcar com consumidor, já acessível e com um imenso potencial de crescimento em todo o mundo.

O livestreaming é a transmissão ao vivo de dados pela internet, em áudio ou em vídeo. Popularizado com o desenvolvimento digital, trata-se de um recurso muito interessante para engajar sua audiência e realizar eventos de todos os tamanhos. Para isso, é preciso conhecer boas práticas.

7. Sustentabilidade na fabricação de produtos “sob demanda”

Redução de estoque de produtos, aumentar agilidade para atender aos desejos em constante mudança dos consumidores e entregar o produto em apenas duas semanas. 

Economia circular, revenda de produtos, emissões de carbono no processo de envio de mercadorias e produção de embalagens, são estruturas que precisam de revisão para o novo varejo. As novas gerações, como a alfa (nascidos a partir de 2010) já deixam a mostra suas reais expectativas em relação a um consumo mais ético e sustentável.

8. Diversidade, desigualdade de gênero e presença e visibilidade de mulheres

Sobre diversidade, a NRF 2022 contou com o espaço FQ Equality. Conversas sobre a diversidade no local de trabalho, liderança e construção de valores de marca. O nome do espaço faz referência ao projeto “Female Quotient” (Quociente Feminino, em português), que tem como objetivo promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho. 

A ideia é “trazer visibilidade para o invisível, criamos ações e responsabilidade pela mudança e ajudamos as empresas a fechar as lacunas”. O grupo vem obtendo muitas conquistas em relação a reduzir a desigualdade de gênero e aumentar a presença e a visibilidade de mulheres no mercado de trabalho em todos os setores e indústrias. 

Como o varejo deve agir daqui para frente

Sabemos que são muitos insights e mudanças em um curto período de tempo. Esses assuntos são norteadores para que o varejo implemente a curto e médio prazo.

Quando falamos em “tendência” não é mais algo para se pensar para colocar em prática daqui alguns anos. É para ser colocado em prática, a partir do momento atual.

Ficou evidente, que mais do que nunca é importante ter foco em sustentabilidade, diversidade, inclusão, e se manter fiel ao propósito da empresa.

Em tempos difíceis, são iniciativas que estão mais ainda no radar das pessoas e respectivamente, seus clientes!

Leia Mais:

NRF 2019: Smarket no Retail’s Big Show

1 comentário em “NRF 2022: destaques e tendências da maior feira do varejo”

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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