A Smarket Solutions participou da NRF 2019 neste mês, a maior feira voltada para varejo do mundo, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de janeiro, e trouxemos destaques de algumas palestras, visitas técnicas pós-evento e encontros com clientes pelo Jacob Javits Convention Center, em Nova Iorque.
Cerca de 38 mil pessoas passaram por mais de 700 exposições e 300 palestras, concentrando 16 mil varejistas de 99 países. A estrutura contemplava quatro andares, sendo três destinados à feira. Dentro do evento, diversas salas de palestra e dois salões principais que ficavam fora do ambiente geral.
Além do evento, a nossa CEO Marcela Graziano também integrou a comitiva da FGV que fez visitas técnicas a redes americanas de referência no setor nos dias 16 e 17 de janeiro, com insights sobre gestão corporativa, layout de lojas e experiência do consumidor.
Índice
Palestras
Alibaba x Amazon
Seria o Alibaba a versão chinesa da Amazon? Diz Michael Evans, Presidente do Alibaba Group, que não. A principal diferença é que o Grupo vê o varejo tanto online quanto offline, e não somente digital. Além do destaque para os números da China, o CEO ressaltou três diferenças para dar um contexto.
Quanto ao varejo, primeiro, consideram-se um marketplace, e não um varejista. Isso quer dizer que o foco é conectar o consumidor final com as marcas. E, por isso, não competem com eles. Na verdade, os varejos são clientes do Alibaba, porque compram seus dados.
Segundo ponto é a escala do negócio. Pela massividade da plataforma — Evans relembrou alguns dados de vendas de datas festivas e número de entregas na escala de bilhão.
Por último, a juventude da base de dados dos consumidores. De 600 milhões cadastrados na plataforma, mais de 80% tem menos de 35 anos de idade e 40% menos de 28 anos. Cerca de 90% do que fazem vêm de um celular. “Nós não estamos criando processos, estamos construindo pontes. Entre o mercado digital e o mundo offline. Estamos integrando-os propriamente”, explica Evans.
“Quando eu vim na NRF 2017, todos diziam que o varejo físico iria acabar, tudo ficaria online. Mas isso mudou e não está para acontecer: no fim, parece que o consenso é de que o varejo precisa resolver o problema do cliente, seja online ou offline, ele escolhe o canal de resolução”, resume a CEO da Smarket, Marcela Graziano.
“A expectativa agora é ver uma integração maior e mais forte entre online e offline. Mais do que omnichannel, é preciso também uma mudança de comportamento e revisita a todos os processos, porque para fazer o Alibaba funcionar, não adianta ter um site e lojas físicas. Você precisa de toda parte de bastidor logístico funcionando muito bem”, encerra a CEO após assistir a palestra.
A Amazon, para suportar essa estrutura, ainda tem diversas soluções em áreas como logística, pagamento e cloud. Em resumo: a visão de 2017 era que o varejo físico iria acabar. Em 2019, a percepção é que o varejo físico não termina aqui, mas é fundamental integrar os canais online e offline. Isso tudo muito pautado porque a Amazon e o Alibaba decidiram comprar lojas físicas.
“A EXPERIÊNCIA TEM PRAZO DE VALIDADE”, DIZ DIRETOR DE OPERAÇÕES DA BEST BUY
“A experiência conta muito. Mas a experiência tem prazo de validade.” Foi assim que o Diretor Sênior de Operações de Varejo da Best Buy, Aaron Pyles, abriu a palestra na NRF 2019, na segunda-feira (14/1), para ilustrar a necessidade de atenção constante à satisfação do consumidor.
Com esse intuito, promoveu uma reunião com 200 funcionários de lojas para identificar problemas na operação. Levantaram vários pontos daquilo que não funcionava e poderiam melhorar. Com base nisso, começaram a mudar as tecnologias de mapa de loja e etiqueta eletrônica. Em parceria com o Diretor de Marketing e Vice-Presidente Sênior de Produto da One Door, Tom Erskine, levou o exemplo da solução da empresa para visual merchandising adotada pela Best Buy.
A plataforma possibilita ter noção do mapa de cada loja, quais atividades devem ser realizadas, o que foi negociado com a indústria e qual a devida exposição — muito semelhante ao app do sistema de Trade da Smarket, que faz as mesmas funções e envia ao fornecedor um relatório de execução.
Clientes e parceiros na maior feira de varejo do mundo
Santa Catarina em peso na NRF 2019! No segundo dia da feira (14), foi a vez de encontrar a comitiva do Koch Supermercados em Nova Iorque, que viaja em conjunto da equipe de professores da FGVcev – Centro de Excelência em Varejo. Da esquerda para a direita, José Evaldo Koch, CEO, Marcela Viegas Graziano, CEO da Smarket, Alexandre C. de Quadros, Diretor Administrativo, Marcos Koch, Comercial, e Albano Koch, Diretor de Marketing.
Visitas técnicas
Destaques
Para quem faz parte da comitiva da FGVcev – Centro de Excelência em Varejo, a NRF 2019 continuou em visitas técnicas nos dois dias subsequentes. Nos dias 16 e 17, a comitiva da FGV foi visitar varejos americanos de referência no setor em uma visita guiada pelos professores da instituição. O roteiro contemplou 11 supermercados, de diferentes portes, desde redes centrais com poucas lojas até os principais varejistas do mundo. Escolhemos quatro empresas para destacar alguns pontos de seus modelos de gestão:
Garden of Eden
A primeira parada da comitiva em NY que a Smarket Solutions integrou pelo FGVcev – Centro de Excelência em Varejo foi no Garden of Eden. A rede, composta por seis lojas — sendo quatro em NY —, tem um empório central voltado para a classe A, com muitas comidas práticas e saudáveis, decoração no teto feita com cestas e uma arrumação perfeita do setor de FLV.
Whole Foods
A Whole Foods Market, com posicionamento focado em produtos naturais, é parada obrigatória para a comitiva da FGVcev – Centro de Excelência em Varejo. Muito forte no setor de rotisseria e comidas prontas, saladas orgânicas e sanduíches naturais, tem um preço acima da média mas uma qualidade que recompensa valor para o consumidor. De tecnologia, destaca-se a integração com a Amazon Prime — membros recebem ofertas diferenciadas pela associação com a rede, basta escanear as etiquetas para ver o preço especial.
ALDI USA
A última visita do primeiro dia, na ALDI USA em Linden, Nova Jersey, foi para conhecer uma loja da multinacional alemã e 8ª maior varejista do mundo, com mais de 10 mil lojas e faturamento de UR$ 15 bilhões. Focada no custo baixo para o consumidor, muita eficiência e produtividade em loja com poucas prateleiras, a ALDI USA procura deixar itens ainda em caixas nas gôndolas para ganhar tempo com reposição. Com a caixa aberta, o próprio cliente retira seu produto e depois a equipe a substitui por outra. Na hora do checkout, como boa parte do mix de produtos vem de marcas próprias, conseguem dar maior velocidade ao processo de leitura, inserindo códigos de barra ao longo de toda embalagem.
Stew Leonard’s
No segundo dia de visitas a supermercados americanos de referência, a primeira parada foi no Stew Leonard’s Farm Fresh Food, uma experiência incrível de ambientação em loja. Preocupados com a satisfação do cliente, colocam-se à disposição para trocar ou devolver o dinheiro do consumidor caso não tenha ficado realizado com a compra. Espalhados pela loja no PDV, diversos botões acionam sons e personagens associados aos produtos, com clara sensação de estar em uma fazenda. A produção de alimentos fica à vista do público, inclusive o trabalho do açougue e feitura de bagels.
Conheça a Smarket!
A Smarket Solutions é uma startup catarinense especializada em sistemas de gestão de promoções para o varejo. Fundada em 2013, atende 20 grandes varejos nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No portfólio, apresentam diversos sistemas que integram o time comercial e o marketing para unificar informações de produtos e dar mais inteligência às ofertas, ajudam a administrar espaços comercializados em lojas e acompanhar as execuções de ativação de produtos, levam a comprovação das atividades e geram um ambiente online para o varejista negociar com o fornecedor.
Quer saber mais? Fale com um especialista e solicite uma demonstração.