A Neogrid, empresa do segmento de software para a gestão de cadeias de suprimentos, anuncia nesta segunda-feira a compra da startup Smarket. A aquisição é a primeira depois da concretização de sua oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa de valores brasileira (B3), em dezembro de 2020.
“Nossa área de M&A está empenhada em identificar aquisições que possam acelerar o crescimento da Neogrid, seja acrescentando novas capacidades comerciais, competitivas ou de alcance tecnológico. Estamos atentos a empresas nacionais e internacionais, sobretudo na América Latina, que, além da integração de produtos e incremento de capacidades, sejam compatíveis com nossa cultura”, afirma Eduardo Ragasol, CEO da Neogrid.
Fundada em 2014 em Florianópolis, a Smarket oferece uma plataforma de gestão de promoções para supermercados, farmácias e redes de eletro, tornando todos os processos (do planejamento até a execução) mais simples e inteligentes. Em 2020, a startup cresceu 33%, fechando o ano com 68 clientes e um faturamento mensal de R$ 374.896. A Smarket encerrou o ano de 2020 com um ARR (annual recurring revenue) de R$4,5 milhões.
David Abuhab, Chief Strategy Officer da Neogrid, conta que o negócio chega para complementar o portfólio da empresa. “Com a aquisição, vamos poder agregar ainda mais valor aos varejos que já utilizam a Neogrid, ampliando a capacidade das soluções de planejamento e reposição e de execução de loja. A solução da Smarket atua em um processo de muita relevância do mercado varejista brasileiro, o promocional, que impacta a cadeia de abastecimento. Mais de 40% dos produtos disponíveis para venda no varejo alimentar, por exemplo, são itens em oferta. A soma das duas empresas vai potencializar as estratégias do varejo”, diz.
Segundo Thiago Grechi, Chief Financial Officer da Neogrid, a empresa já havia identificado a sintonia com a startup. “Acompanhamos o histórico da Smarket há bastante tempo e já éramos parceiros, pois a solução que oferecem se enquadra perfeitamente como um complemento do nosso negócio. Esses pontos foram cruciais para a escolha por ela como a primeira aquisição após o IPO”, explica.
As operações da startup, que conta com 26 funcionários, serão mantidas de forma independente, buscando sinergias econômicas, comercias e integração de soluções com a Neogrid. Marcela Graziano, fundadora e CEO da Smarket, ressalta que a conexão também está no valor que a empresa vê no ambiente de inovação para garantir entregas de qualidade aos clientes. “Além da gestão das ofertas, com o sistema de trade, mapeamos as lojas, identificando e garantindo se os produtos nas pontas de gôndola são os melhores para o negócio de cada um”.
Índice
Sobre a Neogrid
Especialista na gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM), a Neogrid desenvolve soluções com inteligência artificial para sincronizar manufaturas, varejos, distribuidores e instituições financeiras à demanda do consumidor. Com dados de mais de 40 mil varejos, 30 mil indústrias, 5 mil distribuidores e cerca de 2 milhões de produtos ativos em sua base, traz como vantagem competitiva o aumento da disponibilidade de produtos e, ao mesmo tempo, a redução de excessos de estoque. Há 20 anos no mercado, integra e padroniza sistemas de informação, fornece a visibilidade diária de estoque e vendas nos PDVs e alinha as operações, a distribuição e a reposição de estoques – sempre no ritmo do consumo.
Sinergia para agregar valor ao varejo
Em pleno processo de aceleração de crescimento, a Neogrid junta forças com a Smarket para atender, de forma ampla e efetiva, os principais desafios de abastecimento do varejo.
Agora, além da visibilidade de estoque e vendas dos PDVs, insights diários para execução de loja e planejamento de distribuição de acordo com o consumo, os varejos podem contar com a gestão de promoções.
Com isso, a Neogrid passa a entregar um portfólio de soluções ainda mais completo para aumentar a rentabilidade e as margens de lucro das empresas.
Gabriela Lemos