Ranking dos supermercados da Supermercado Moderno em 2015
Desde 2007 a revista Supermercado Moderno publica o ranking dos supermercados no Brasil que enviam seus dados financeiros e físicos e neste mês, foi publicado o ranking de 2015. Nele, 312 empresas (super, hipermercados e atacarejos) participaram e juntas, elas operaram 5.832 lojas e alcançam um faturamento somado em R$ 231,6 bilhões, o que representou 60,1% do faturamento do autosserviço alimentar.
Vale ressaltar que, para efeito de comparação, as variações 2015 x 2014 citadas já descontam a inflação média de 2015, que foi de 9,01%, calculada pelo IPCA. No ano de 2015 foi possível verificar que apesar de algumas alterações nas posições do ranking, os três primeiros supermercados foram os mesmos:
No ano de 2015 o Makro não disponibilizou seus dados financeiros e físicos e que o Grupo Mateus participou do ranking depois de seis anos. Com as informações do ranking, é possível comparar a atuação dos supermercados:
Quem se destacou no ranking em 2015?
É notório o crescimento da rede Comper, que aumentou seu faturamento em quase 34%, entrando pela primeira vez no top 10. Por outro lado, o Condor, que figurava entre os 10 primeiros desde 2010, ano passado ocupou a 11 posição.
Dentre os três primeiros colocados, Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Walmart, vê-se que o crescimento maior deu-se pela rede francesa. A rede começou a reformular seus hipermercados antes do seu principal concorrente, o Extra. Foram remodeladas 20 lojas em 2015 (em 2014, foram 18), além de quatro supermercados. A
té o fim deste ano, terão sido adaptadas 60 unidades ao formato Nova Geração, enquanto o Extra começou a reformar as unidades só na metade do ano passado.
Especificamente em relação ao faturamento, o único entre eles que não foi superior ao ano anterior foi o Walmart, entretanto a média do crescimento entre os três foi de quase 7%.
Para conferir por completo o ranking dos supermercados no Brasil da revista Supermercado Moderno, acesse o link abaixo!
Fonte: http://www.sm.com.br/ranking-de-supermercados
Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe/declinio-nas-vendas-dos-gigantes
Gabriela Lemos