A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor e, portanto, é necessário que empresas que trabalham com dados de clientes, assim como o varejo ,estejam adequadas para estar de acordo com a legislação vigente.
A LGPD estabelece diretrizes importantes para a segurança e privacidade dos dados pessoais de indivíduos, garantindo que eles tenham o controle sobre suas informações.
Isso significa que as pessoas têm o direito de solicitar a exclusão de seus dados pessoais e a transferência desses dados para outro prestador de serviços, .
No blog post de hoje vamos abordar todas as informações essenciais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, destacando o impacto no setor de varejo. Sendo assim, se você é um varejista, nos acompanhe até o final!
Para simplificar a compreensão da lei, convidamos um cliente que conseguiu se adaptar prontamente aos processos e rotinas exigidos pela LGPD, o Grupo Koch.
Segundo o Ramon Felipe – Analista de Segurança da Informação – do Grupo Koch
”A LGPD despertou um olhar mais apurado para nossos processos e rotinas, tais como implantação do Gerenciamento de Segurança da Informação, verificação de conformidade com a LGPD dos fornecedores, auditoria interna, entre outros. O gerenciamento é visto no dia a dia do grupo com os colaboradores cada vez mais atentos aos procedimentos para que possam ter uma rotina mais segura em seus trabalhos.”
Índice
Como funciona a LGPD na prática no varejo?
Além disso, também separamos alguns tópicos importantes:
O que é LGPD?
É a norma que protege a segurança dos dados dos usuários e se aplica em qualquer empresa, sendo ela pública ou privada desde que, na realização de registros físicos ou virtuais, sejam coletados dados de pessoas durante a realização de suas atividades.
Como é fiscalizada?
A fiscalização é realizada pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), que tem como objetivo garantir o cumprimento da lei. Em casos de descumprimento, as penalidades podem ser severas, incluindo multas de até 2% do faturamento total anual da empresa. Além disso, advertências, eliminação de dados e proibição de atividades também estão entre as punições.
Dicas para garantir que sua loja esteja adequada à LGPD
Existem algumas estratégias necessárias para garantir que sua loja esteja adequada à LGPD, confira:
Solicite o consentimento dos seus clientes
Essa dica é uma das mais importantes! É extremamente necessário garantir o consentimento dos dados dos seus clientes para proteger sua privacidade e cumprir com as regulamentações vigentes.
Prepare seus colaboradores
É imprescindível para qualquer empresa que seus colaboradores estejam capacitados para lidar com as necessidades e solicitações de cada cliente, afinal, eles podem precisar e solicitar acesso aos seus dados e até mesmo realizar alguma alteração de cadastro, por exemplo.
Declare os objetivos e a finalidade
É fundamental deixar claro os objetivos da coleta dos dados dos seus clientes e quais serão as finalidades dessa ação.
Defina quais dados sua empresa realmente precisa
É necessário ser preciso e eficaz no momento da coleta dos dados, afinal, nenhum cliente quer fornecer suas informações pessoais sem nenhuma finalidade real. Ter dados realmente primordiais ajudará os colaboradores a focarem de forma mais estratégica nos objetivos.
Priorize as medidas de segurança
De acordo com nosso cliente Ramon do Grupo Koch, “Com o crescente aumento dos ataques virtuais, a implantação do Gerenciamento de Segurança da Informação fornece um conjunto de regras definidas e processos estabelecidos para as empresas trabalharem com maior segurança”
Dessa forma, fortalecer as medidas de segurança no seu varejo ajuda a mitigar qualquer violação de dados. Você pode investir em algum provedor e limitar acessos por meio de sistemas que tenham a comprovação de segurança. Outra oportunidade é investir em algum profissional da área.
Podemos concluir que a segurança dos dados do consumidor, além de ser regra, é de extrema importância, considerando que é em cima desses dados que os varejistas baseiam-se para montar estratégias de vendas e conhecer os hábitos do shopper.
Ou seja, manter o canal de dados seguro pode permitir que as lojas continuem transformando a promoção no varejo, fidelizando clientes e também, tendo garantias jurídicas perante a lei.
1 comentário em “ LGPD no varejo: como estar em dia com a legislação”
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Ohanna Garutti