Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • 24/07/2023

 LGPD no varejo: como estar em dia com a legislação

Compartilhe
Tempo de leitura 3 minutos

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor e, portanto, é necessário que empresas que trabalham com dados de clientes, assim como o varejo ,estejam adequadas para estar de acordo com a legislação vigente.

A LGPD estabelece diretrizes importantes para a segurança e privacidade dos dados pessoais de indivíduos, garantindo que eles tenham o controle sobre suas informações.

Isso significa que as pessoas têm o direito de solicitar a exclusão de seus dados pessoais e a transferência desses dados para outro prestador de serviços, .

No blog post de hoje vamos abordar todas as informações essenciais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, destacando o impacto no setor de varejo. Sendo assim, se você é um varejista, nos acompanhe até o final!

Para simplificar a compreensão da lei, convidamos um cliente que conseguiu se adaptar prontamente aos processos e rotinas exigidos pela LGPD, o Grupo Koch.

Segundo o Ramon Felipe – Analista de Segurança da Informação – do Grupo Koch

”A LGPD despertou um olhar mais apurado para nossos processos e rotinas, tais como implantação do Gerenciamento de Segurança da Informação, verificação de conformidade com a LGPD dos fornecedores, auditoria interna, entre outros. O gerenciamento é visto no dia a dia do grupo com os colaboradores cada vez mais atentos aos procedimentos para que possam ter uma rotina mais segura em seus trabalhos.”

Índice

  • Como funciona a LGPD na prática no varejo?
    • O que é LGPD?
    • Como é fiscalizada?
  • Dicas para garantir que sua loja esteja adequada à LGPD
    • Solicite o consentimento dos seus clientes
    • Prepare seus colaboradores
    • Declare os objetivos e a finalidade
    • Defina quais dados sua empresa realmente precisa
    • Priorize as medidas de segurança

Como funciona a LGPD na prática no varejo?

Além disso, também separamos alguns tópicos importantes:

O que é LGPD?

É a norma que protege a segurança dos dados dos usuários e se aplica em qualquer empresa, sendo ela pública ou privada desde que, na realização de registros físicos ou virtuais, sejam coletados dados de pessoas durante a realização de suas atividades.

Como é fiscalizada?

A fiscalização é realizada pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), que tem como objetivo garantir o cumprimento da lei. Em casos de descumprimento, as penalidades podem ser severas, incluindo multas de até 2% do faturamento total anual da empresa. Além disso, advertências, eliminação de dados e proibição de atividades também estão entre as punições.

Dicas para garantir que sua loja esteja adequada à LGPD

Existem algumas estratégias necessárias para garantir que sua loja esteja adequada à LGPD, confira:

Solicite o consentimento dos seus clientes

Essa dica é uma das mais importantes! É extremamente necessário garantir o consentimento dos dados dos seus clientes para proteger sua privacidade e cumprir com as regulamentações vigentes.

Prepare seus colaboradores

É imprescindível para qualquer empresa que seus colaboradores estejam capacitados para lidar com as necessidades e solicitações de cada cliente, afinal, eles podem precisar e solicitar acesso aos seus dados e até mesmo realizar alguma alteração de cadastro, por exemplo.

Declare os objetivos e a finalidade

É fundamental deixar claro os objetivos da coleta dos dados dos seus clientes e quais serão as finalidades dessa ação.

Defina quais dados sua empresa realmente precisa

É necessário ser preciso e eficaz no momento da coleta dos dados, afinal, nenhum cliente quer fornecer suas informações pessoais sem nenhuma finalidade real. Ter dados realmente primordiais ajudará os colaboradores a focarem de forma mais estratégica nos objetivos.

Priorize as medidas de segurança

De acordo com nosso cliente Ramon do Grupo Koch, “Com o crescente aumento dos ataques virtuais, a implantação do Gerenciamento de Segurança da Informação fornece um conjunto de regras definidas e processos estabelecidos para as empresas trabalharem com maior segurança”

Dessa forma, fortalecer as medidas de segurança no seu varejo ajuda a mitigar qualquer violação de dados. Você pode investir em algum provedor e limitar acessos por meio de sistemas que tenham a comprovação de segurança. Outra oportunidade é investir em algum profissional da área.

Podemos concluir que a segurança dos dados do consumidor, além de ser regra, é de extrema importância, considerando que é em cima desses dados que os varejistas baseiam-se para montar estratégias de vendas e conhecer os hábitos do shopper.

Ou seja, manter o canal de dados seguro pode permitir que as lojas continuem transformando a promoção no varejo, fidelizando clientes e também, tendo garantias jurídicas perante a lei.

1 comentário em “ LGPD no varejo: como estar em dia com a legislação”

  1. Pingback: Guia: Programa de fidelidade para o varejo - Smarket

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto de Ohanna Garutti

Ohanna Garutti

Publicitária, apaixonada por todo tipo de comunicação.
Ranking Abras 2024
  • Varejo

Ranking ABRAS 2024: Confira lista dos maiores supermercadistas do país

  • 09/04/2024
  • 2 minutos
Leia mais
Capa site blog (2)
  • Varejo

Black Friday: guia para o seu varejo

  • 20/10/2023
  • 5 minutos
Leia mais
Capa blog dia dos pais
  • Varejo

Dia dos Pais: estratégias promocionais para o varejo

  • 10/08/2023
  • 4 minutos
Leia mais
Capa site blog Barbie (1)
  • Varejo

Barbie: Aproveite a tendência para alavancar as vendas no varejo

  • 25/07/2023
  • 4 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.