Estamos habituados a nos relacionar com os clientes apenas como prestadores de serviços. Com esse novo momento de pandemia e transição na maneira de consumo com o figital (físico + digital) percebemos que há uma mudança no relacionamento com o cliente que pode ser importante para a evolução do varejo.
No blog post de hoje, vamos entender qual a importância do relacionamento com o cliente e como você pode melhorar essa relação na sua loja.
Primeiramente, se coloque no lugar do cliente, pense na sua experiência no momento de compra. Agora vamos aos pontos:
- Relacionamento com o cliente gera oportunidades;
- Relacionamento é estratégico;
- Dados assertivos no momento de compra.
Relacionamento com o cliente gera oportunidades
Quando você se relaciona com o seu cliente de forma atenta consegue ter percepções e oportunidades de negócio focadas na necessidade dele.
Como, por exemplo, qual a melhor forma de estímulo do seu cliente? Você pode explorar os sentidos (o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar) para despertar o interesse de se adquirir determinado produto. Marketing sensorial (colocar o link do conteúdo que temos no blog nosso)
Se relacionar é prever todos os pontos de contato que o cliente terá com você. Todo o feedback positivo ou construtivo comunica e trás informações que geram oportunidades.
Relacionamento é estratégico
Quando você se relaciona de forma estratégica oferecendo ao seu cliente benefícios antes de solicitar algo em troca gera uma ação contrária ao que está acostumado.
Estudos na área mercadológica mostram que há um sentimento de reciprocidade no subconsciente, quando recebe algo de valor ele se sente grato e entrega o que ele tem de importante, no caso para o varejo, as informações deste cliente.
Você já considerou colocar um produto novo na loja, porém tinha dúvidas se teria adesão dos clientes?
Então com o relacionamento estratégico você tem informações relevantes para tomar essa decisão, pois baseia a compra em dados e entende a forma de consumo e todos os pontos relevantes para o seu cliente na hora da aquisição do produto.
Dados assertivos no momento de compra
Com dados você define quem é o seu cliente real. Um planejamento de compras baseado no consumo da loja. Análise de desempenho das marcas e melhor aproveitamento no lançamento de produtos e negociações de pdv.
Se você usar as ferramentas certas no momento certo, se relacionar com o seu cliente trará grandes resultados.
1 comentário em “Importância do Relacionamento com o Cliente”
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Ohanna Garutti