O Dia dos Pais se aproxima e está na hora de refletir sobre as estratégias promocionais para o seu varejo. Compreender como executar promoções durante datas comemorativas é fundamental para aproximar uma marca dos seus clientes, assim, atraindo novos compradores e impulsionando o faturamento.
Segundo uma análise de dados do Serasa, o crescimento das vendas no Dia Dos Pais do ano de 2022 superou o de 2021 (6,2%) e se tornou o mais expressivo desde 2011. Ou seja, essa é uma ocasião que vem ganhando cada vez mais força e visibilidade.
Portanto, se anteriormente você não dedicou um empenho às promoções do Dia dos Pais, este é o momento ideal para reavaliar sua abordagem e explorar as perspectivas de lucratividade nessa ocasião. Afinal, a tendência é que os consumidores estejam cada vez mais optando por surpreender seus pais nessa data especial. Pensando nisso, preparamos este artigo para você aprender como criar estratégias promocionais de Dia dos Pais.ronto para embarcar nessa jornada?
Índice
Como fazer uma campanha promocional de Dia Dos Pais?
Personalize os produtos de acordo com a data
Tão importante quanto saber o que comprar para o Dia dos Pais é compreender quais produtos oferecer e entender o seu desempenho, concorda?
Assim sendo, com base em informações obtidas da plataforma Smarket, organizamos uma seleção de oito produtos que têm potencial para se destacar na sua estratégia para o Dia dos Pais.
Além disso, apresentamos a análise comparativa das vendas entre 2021 e 2022. Vamos conferir:
Ao saber quais produtos são mais populares nessa época e escolher cuidadosamente alguns deles, você facilita bastante a tarefa de atrair pessoas interessadas e transformá-las em clientes.
Deixe as redes sociais ativas
Atualmente, manter uma presença ativa nas redes sociais deixou de ser uma escolha e se tornou uma necessidade para o varejo. Afinal, na maioria das vezes é por meio dessas plataformas que os usuários frequentemente terão o primeiro contato com a sua marca. Nessa ocasião, você pode explorar a oportunidade de criar publicações interativas e facilmente compartilháveis, a fim de impulsionar o envolvimento com a sua loja.
Crie conteúdos divertidos, aproveite os temas mais recorrentes desta época, como: “Qual pai seria o seu?” (relacionado ao seu negócio), “Seu pai é moderno ou tradicional?” (jogo de enquete nos stories) e “Qual seria o presente ideal para o seu pai?” aqui você pode aproveitar para divulgar as opções disponíveis na sua loja.
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Crie combos especiais para o Dia Dos Pais no varejo
Optar por criar combos no Dia dos Pais pode trazer diversos benefícios, incluindo o aumento das vendas, a satisfação das necessidades dos clientes e até mesmo a rotatividade do estoque ao oferecer produtos que estavam parados por um tempo.
Abaixo, destacamos alguns pontos que comprovam a razão pela qual essa estratégia é uma excelente escolha:
Presente Completo: Os combos podem ser projetados para fornecer um presente completo e bem arredondado, facilitando a vida do cliente, pois assim eles não vão precisar procurar por várias opções separadamente e acham os presentes de forma simplificada.
Criatividade: Os combos permitem que você seja criativo na forma como combina produtos complementares. Isso pode destacar produtos menos populares ou permitir que você crie novas combinações únicas.
Aumento das Vendas: Ao oferecer produtos atraentes e complementares, você pode incentivar compras maiores e aumentar o faturamento.
Para complementar, é importante considerar a experiência do cliente. Combos bem elaborados têm o potencial de proporcionar uma jornada de compra positiva, podendo até mesmo resultar em maior fidelização por parte do consumidor.
Explore seu PDV
A exploração do PDV no Dia dos Pais oferece oportunidades para atrair, engajar e converter clientes, tornando-se uma estratégia fundamental para o sucesso das vendas nesta data.
Segundo estudos realizados pela professora de vitrinismo do Senac, a vitrine é uma das mais importantes ferramentas do varejo e é responsável por 70% das vendas realizadas. O PDV é o ponto de contato direto com os consumidores, ao explorar seu espaço, você pode destacar seus produtos e até mesmo realizar ofertas chamando a atenção de forma eficaz.
Invista em decorações e busque explorar todos os espaços disponíveis na sua loja, criando um ambiente atraente e imersivo que ressoa com o espírito da data. Nós compreendemos os desafios que podem surgir ao gerenciar um ou mais pontos de venda, e é por isso que desenvolvemos a Smarket Trade – a solução perfeita para aprimorar a estratégia do seu PDV.
Através da Smarket Trade, oferecemos uma seleção completa de ferramentas que podem impulsionar o seu negócio. Desde checklists abrangentes até auditorias detalhadas, garantimos que seus produtos sejam posicionados corretamente e em conformidade com os padrões estabelecidos. Você pode solicitar uma demonstração gratuita para explorar todos os recursos e benefícios dessa solução logo abaixo.
Agora é a sua vez!
Contudo, ao adotar uma abordagem estratégica e criativa, o Dia dos Pais se transforma em um período não apenas de celebração, mas também de prosperidade para o varejo, fortalecendo a marca e estabelecendo conexões emocionais com os clientes para impulsionar as vendas. Através da implementação de estratégias promocionais inteligentes, como a criação de combos atrativos, a maximização da presença nas redes sociais, a exploração eficaz do ponto de venda e a compreensão das preferências do consumidor, é possível alcançar resultados significativos.
Ohanna Garutti