2023 chegou e está cheio de novas oportunidades para quem quer inovar e crescer ainda mais! Para os lojistas, supermercadistas e tantos outros do universo do varejo, separamos 3 tendências da área para ficar de olho e iniciar 2023 um passo à frente dos concorrentes. Afinal, 2023 promete ser um ano de consolidação para o varejista. Confira essas tendências e como se preparar:
Índice
1. Atendimento personalizado
Não podemos dizer que o atendimento personalizado é, exatamente, uma novidade no mercado. Nos últimos anos tem se falado muito de como o consumidor está cada vez mais exigente e procura um atendimento extremamente personalizado, além de estar investindo em produtos mais caros.
Para iniciar um atendimento personalizado de sucesso, vale a pena utilizar dados para ser mais certeiro em relação às preferências do consumidor, pois além de trazer um maior nível de satisfação, evita perdas e gastos desnecessários.
A Open Text realizou uma pesquisa em abril de 2021 que mostrou:
- 73% dos consumidores brasileiros têm mais probabilidade de comprar novamente de marcas que os tratam de forma individualizada;
- 75% dos consumidores brasileiros compram apenas de marcas que os fazem sentir que entendem suas preferências, como se comunicar com eles por meio de seus canais favoritos ou fazer negócios sob medida;
- Para 83% dos consumidores brasileiros, a pandemia mudou suas expectativas sobre o que deveria ser a oferta digital de uma marca. 44% não comprarão novamente de uma marca se sua experiência não for excelente ao comprar online.
Muito além de um bom atendimento, é necessário oferecer uma excelente experiência para o consumidor em todos os canais, sejam físicos ou digitais. Ou seja, conhecer, compreender e trabalhar com a jornada phygital integrando os diversos meios de comunicação e canais.
2. Trade Marketing
O trade marketing entra como tendência no universo do varejo pois é um recurso pouco explorado no mercado e com um alto índice de sucesso. O trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca por meio dos canais de distribuição. Em contrapartida, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas. Ele pode ser resumido pelas práticas planejadas pela indústria e varejo com o objetivo de aumentar as vendas e otimizar a sua atuação.
Uma pesquisa divulgada pela Popai Brasil aponta que mais de 70% das decisões de compras acontecem no ponto de venda (PDV). Ou seja, as informações contidas ali e as ações de trade marketing realizadas costumam ser essenciais para o sucesso do varejo.
Isso significa que é essencial ter um PDV chamativo e organizado. Para se destacar utilize demonstrações, atendentes bem preparados e produtos que chamem a atenção dos consumidores.
Diversos fatores estão envolvidos no sucesso de qualquer operação de trade marketing para o varejo. E para garantir que tudo funcionará conforme o planejado, o uso da tecnologia é imprescindível para a gestão de trade marketing.
Nós temos duas soluções que atendem as quatro verticais do varejo (alimentar, eletro, farma, e casa e construção): o módulo Inteligência de Ofertas, plataforma para gestão de promoções, diagramação de encartes e cartazes e análise do desempenho das campanhas; e o módulo Smarket Trade, sistema para gestão de pontos de venda e negociação dos espaços de trade com a indústria.
3. Tecnologia no processo de compra
Uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que 41% dos brasileiros esperam que a tecnologia proporcione mais autonomia no consumo e 26% mais prazer ao realizar as compras.
Sabendo da importância da inovação tecnológica no processo de compra para o consumidor, separamos algumas sugestões de investimento para o varejista: autoatendimento ou self checkout, rádio indoor, aplicativo próprio e pagamento instantâneo (PIX).
Todas essas possibilidades de investimento em soluções tecnológicas são apenas algumas ações que podem diferenciar o seu negócio da concorrência e auxiliar o consumidor no processo de decisão de compra e alavancar as vendas. A verdade é que os supermercados que deixarem de lado a digitalização tendem a perder espaço no mercado e verem seus clientes migrarem para outros estabelecimentos.
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1 comentário em “Conheça 3 tendências de varejo para 2023”
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Taiane Martins