Com as ferramentas digitais disponíveis atualmente, há quem duvide da efetividade de campanhas offline, caso dos tradicionais cartazes de supermercado. Mas a verdade é que esse tipo de campanha, se bem feita, segue sendo útil para negócios que querem se comunicar com o público e estimular o consumo.
No artigo de hoje, você vai conhecer as boas práticas para fazer bons cartazes de supermercado e obter o máximo proveito dessa ferramenta. Confira!
Índice
Como fazer uma boa campanha usando cartazes de supermercado?
Não é raro ver estabelecimentos que usam cartazes de supermercado de maneira pouco eficiente. Excesso de informações, dados que não condizem com a realidade e tipografia que prejudica a leitura são alguns dos problemas mais comuns. Pensando nisso, trazemos a seguir algumas boas práticas para a sua campanha:
Evite colocar cartazes em excesso no ponto de venda
Na hora de planejar seus cartazes de supermercado, vale a regra do menos é mais.
Incluir muitos cartazes diferentes no seu ponto de venda pode fazer com que os clientes se sintam perdidos, sem saberem no que devem prestar atenção. O excesso de informações pode invalidar a campanha.
Sendo assim, escolha suas melhores promoções para divulgar por meio dos cartazes e atenha-se a elas.
Cuidado com a poluição visual
Falamos sobre evitar incluir diversos cartazes ao mesmo tempo no ponto de venda. Agora, vamos falar de cada cartaz individualmente.
É importante que a peça tenha informações claras e objetivas, mais uma vez sem excessos. Além disso, evite papéis amassados, impressão fraca, erros ortográficos. É importante afixar os cartazes em paredes bem pintadas e em ambientes bem iluminados.
Isso não só transmite melhor a ideia das promoções como evita que os clientes vejam o supermercado como pouco profissional, o que pode afetar sua credibilidade.
Escolha bem a tipografia
Fontes com muitos detalhes prejudicam a leitura dos consumidores, que podem perder a paciência tentando decifrar o texto. Por isso, tenha cuidado na hora de escolher as letras.
Considere que o cartaz deve ser lido facilmente, de maneira rápida, enquanto o consumidor passa pelo estabelecimento. Dê prioridade a uma tipografia que possa ser compreendida de perto ou de longe.
Divulgue informações verdadeiras
Por último, mas não menos importante, é fundamental que seus cartazes contenham informações verdadeiras. Muitas vezes, para captar a atenção dos consumidores, os supermercados omitem dados ou distorcem outros.
O problema é que, com isso, correm o risco até mesmo de sofrer denúncias em órgãos como o Procon, sem falar nos dados à imagem do negócio.
Portanto, não omita as condições das promoções, nem escreva informações importantes em letras pequenas.
Por que contar com uma ferramenta de cartazes de supermercado?
Seus cartazes não precisam mais ser diagramados um a um, nem feitos manualmente. Hoje já é possível automatizar a tarefa com boas ferramentas. É o caso do módulo de cartazes da Smarket Ofertas, plataforma que permite criar peças com o padrão visual da sua rede e com a dinâmica de oferta que preferir.
Com esse recurso, você pode gerar cartazes de todas as ofertas criadas na Smarket ou com os dados do seu ERP, de forma simples, prática e automatizada, sem erros e refações.
Assim, a sua comunicação em loja fica padronizada, com o uso de uma ferramenta fácil e intuitiva.
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Taiane Martins