Segundo a pesquisa realizada pela Nielsen, cerca de 70% das decisões são tomadas no ponto de venda. Com essa informação, fica ainda mais evidente a importância das ações promocionais no ambiente físico, afinal, é no momento da compra que pode-se tomar a uma decisão.
Os cartazes são grandes protagonistas na divulgação de ofertas e eventos promocionais em lojas. Sendo assim, o cartazeamento é um material que gera grande demanda e volume de informações, (SKUs, preços, tipos de ofertas…) envolvendo diversas equipes: pricing, comercial, marketing, cartazistas, etc.
Com o ritmo acelerado do varejo, o cartazeamento têm um deadline curto, sendo assim o, nem sempre é possível fazer uma revisão completa dos cartazes. Sem mencionar que, muitas vezes, a comunicação entre as equipes responsáveis é um grande “telefone sem fio”, gerando instabilidade e riscos de erros na geração de cartazes.
Por isso, é comum os cartazes saírem com erros de português, equívocos na precificação, fora da identidade visual, sem padrão algum de cores, entre outros. Então, infelizmente, essas são apenas algumas situações que passam uma sensação de comunicação “falha” aos clientes.
Depender de processos manuais para comunicar suas ofertas, pode ser uma grande dor de cabeça. Contudo, para evitar esses problemas, conheça a nossa ferramenta que pode te ajudar. Além desses contratempos mencionados acima, existe uma série de outras vantagens na automatização da geração de cartazes.
Conheça agora, alguns dos motivos para automatizar:
Índice
- Motivos para automatizar o cartazeamento da sua empresa
- Solução para cartazeamento inteligente
- Vantagens do cartazeamento usando a Smarket:
- 1. Workflow com prazos e permissões específicas
- 2. Elimina a chance de erros no cartazeamento
- 3. Precisão na exposição das informações
- 4. Padronização omnichannel das campanhas
- 5. Integração de equipes e sistemas
- 6. Velocidade na geração dos cartazes
- 7. Interface intuitiva e fácil de ser utilizada
- 8. Produtividade de todas as equipes
- 9. Padronização visual da sua marca
- 10. Redução de custos, evitando desperdício
- 11. Impressão com fidelidade no perfil de cores
- 12. Evolução na experiência de compra do consumidor
- 13. Mobilidade. acesse de qualquer lugar do mundo
- 14. Dinamismo na operação pois não depende de uma pessoa exclusiva
- 15. Cartazes mais estratégicos
- Cartazeamento automatizado para diversos segmentos
- Como ficam os cartazistas, diagramadores e agências de publicidade?
- Agende uma demonstração
Motivos para automatizar o cartazeamento da sua empresa
1. Profissionaliza e cria processos internos
Profissionalizar o cartazeamento da sua empresa é uma decisão que além de instrumentalizar seus colaboradores, garante a excelência nos processos internos.
2. Melhora a produtividade e aumenta o lucro
Sabe-se que, entre o momento em que uma promoção é criada, até a geração de cartazes e finalização, existe um longo processo a ser percorrido e que pode ser feito de forma mais produtiva e estratégica, se comparado aos processos tradicionais.
Solução para cartazeamento inteligente
A Smarket é uma plataforma para o varejo de Gestão de Ofertas, Trade e Cartazeamento.
Portanto, nosso objetivo é ajudar as empresas a promocionar de maneira mais simples, ágil e inteligente.
Dessa forma, vamos abordar aqui as principais vantagens do recurso de cartazeamento e a seguir, dispor de mais detalhes sobre cada uma:
Vantagens do cartazeamento usando a Smarket:
- Workflow com prazos e permissões específicas;
- Elimina a chance de erros;
- Precisão na exposição das informações;
- Padronização omnichannel das campanhas (encartes, mídias, tabloides..);
- Integração com os outros sistemas;
- Velocidade na geração dos cartazes;
- Interface fácil;
- Produtividade de todas as equipes;
- Padronização visual da sua marca;
- Redução de custos, evitando desperdício;
- Impressão com fidelidade no perfil de cores;
- Evolução na experiência de compra do consumidor;
- Mobilidade e flexibilidade dos dados;
- Dinamismo e liberdade operacional;
- Cartazes mais estratégicos.
Veja mais dicas sobre cartazeamento no post: Cartazes no varejo: Como chamar atenção dos consumidores?
1. Workflow com prazos e permissões específicas
Através da plataforma Smarket, cada usuário recebe determinado acesso, contendo uma senha e um usuário. É possível dar permissões e tarefas diferenciadas para cada equipe. Essa funcionalidade garante ainda mais segurança e clareza nas etapas, prazos e responsáveis.
Além disso, o preenchimento das estratégias (margem de lucro, preço, duração da campanha, imagens, tipo de ofertas…) podem ser realizados em paralelo a diagramação, o que possibilita ainda mais agilidade na geração de cartazes.
2. Elimina a chance de erros no cartazeamento
Com os processos automatizados, é praticamente nula as chances de ocorrer erros nos cartazes. Assim, com a funcionalidade “modelos de diagramação” é possível diagramar os cartazes uma única vez, e os campos dinâmicos fazem seu trabalho com maestria. Eles preenchem automaticamente as novas ofertas escolhidas, apenas com um clique.
3. Precisão na exposição das informações
Como os dados das ofertas são integrados com o sistema de logística, as informações são confiáveis, o que gera grande precisão na exposição das informações. Além disso, no preenchimento das estratégias das ofertas, é possível enviar para a aprovação. Esse recurso reforça ainda mais, o intuito de que as informações sejam 100% estratégicas, estejam bem posicionadas e diagramadas.
4. Padronização omnichannel das campanhas
Com a plataforma, é possível que as ofertas utilizadas nos encartes e outras mídias digitais e impressas, também sejam replicadas nos cartazes. Todas essas configurações criam uma atmosfera de comunicação Omnichannel, trata-se, de ter uma comunicação em sintonia e similar em todas as plataformas.
Por exemplo, um anúncio nas redes sociais, pode ter as mesmas características do cartazeamento e vice versa. Essa ação promocional irá criar uma comunicação ainda mais forte e impactante para seu cliente.
5. Integração de equipes e sistemas
Quando erros acontecem, cria-se uma tensão entre as equipes – quando não são gerados conflitos com os clientes. A falta de tecnologia é uma grande brecha para que esses erros aconteçam.
Recursos como planilhas, falta de comunicação, arquivos duplicados ou renomeados são suficientes para colocar em risco a sua campanha.
A integração entre os sistemas de logísticas, ERPs, bancos de imagem, entre outros, colaboram para a confiabilidade na produção de cartazes. Portanto, a importação de dados garante um cartazeamento sem erros ortográficos, equívocos nos valores ou caligrafias ilegíveis.
Veja mais dicas sobre integração no post: Por que a integração entre as áreas é tão importante?
6. Velocidade na geração dos cartazes
É possível fazer a precificação das ofertas em questão de segundos e gerar cartazes com modelos pré-definidos e que representam com fidelidade sua identidade visual. Afinal, são diversos recursos que permitem a automação dos processos: o uso de modelos prontos, banco de imagem conectado com a indústria, integração com os sistemas, campos dinâmicos, independência das tarefas (estratégia e diagramação).
7. Interface intuitiva e fácil de ser utilizada
Sempre apostamos em apresentações e treinamentos para cada cliente que ativa o Módulo de Cartazeamento, para que seja tirada qualquer dúvida e também para que haja o aproveitamento total da plataforma. Desse modo, a interface pode ser bastante intuitiva. Em poucos minutos de treinamento, o usuário consegue criar uma campanha sozinho.
8. Produtividade de todas as equipes
Com a plataforma é possível gerar centenas de cartazes em segundos de forma simultânea. Se comparado à forma tradicional de geração de cartazes, além do cartazista precisar de todas informações para começar a criar, é limitado em sua capacidade operacional, fazendo um por vez. Veja todas as diferenças que influenciam na produtividade.
9. Padronização visual da sua marca
Manter a padronização visual em toda comunicação da sua marca, é muito importante. Sendo assim, com os materiais padronizados, o cliente faz a relação com a sua marca logo de cara, além de ter uma sensação de bem-estar, propiciando um ambiente mais tranquilo e conhecido para potencializar as compras.
10. Redução de custos, evitando desperdício
Com a plataforma, é possível reduzir seus custos em materiais de produção, locação de espaço e mão de obra especializada. Dessa forma, promovendo um ganho em produtividade e rentabilidade. Sem falar do desperdício que materiais, pois como acontecem muitos erros, são muitas refações, o que deixa mais caro e menos produtivo a geração de cartazes.
11. Impressão com fidelidade no perfil de cores
Ao fechar o arquivo final para gráfica, o perfil de cores já sai correto e com grande fidelidade nas cores. Essa é uma dor de cabeça constante para os arte-finalistas. Ou seja, como os produtos já são importados de um banco de imagem com o perfil correto, auxilia em muito essa correção nas cores. Sem falar que da forma tradicional e manual de produzir cartazes, os canetões começam a falhar e fica sem padronização alguma o cartazeamento.
12. Evolução na experiência de compra do consumidor
Portanto, são muitas as variáveis que ajudam o cliente se sentir melhor com a padronização da comunicação em um estabelecimento. Além de ajudar na organização visual, cartazes que tem uma padronização nos elementos da marca, e que seguem as boas práticas do cartazeamento, fazem um efeito muito positivo nos consumidores. Senso de urgência através das cores, clareza nas ofertas através de uma diagramação bem realizada, desejo de consumo quando uma oferta é estratégica, entre outros.
13. Mobilidade. acesse de qualquer lugar do mundo
Por a plataforma ser online, o sistema opera diretamente em um servidor, dessa forma, é possível acessar o sistema quando e onde desejar. Dessa forma, essa característica, faz com que os colaboradores possam trabalhar de forma remota e simultânea.
14. Dinamismo na operação pois não depende de uma pessoa exclusiva
Na forma tradicional de geração de cartazes, geralmente, é necessário mão de obra especializada, com a técnica, legibilidade que os cartazes precisam. Porém, com a Smarket, basta um treinamento simples, qualquer pessoa da empresa pode atuar no sistema, sem precisar de tanta exclusividade.
15. Cartazes mais estratégicos
Os cartazes estão conectados ao Módulo de Ofertas. Sendo assim, através dessa funcionalidade é possível definir uma estratégia para cada oferta. Com um gráfico bem detalhado, a plataforma traz dados que devem ser levados em consideração, como margem de lucro, PMZ, menor preço da rede entre outros. Todavia, são informações que ajudam o pricing na tomada de decisão. Sendo assim, através dos dados é possível ter mais segurança na estratégia adotada e depois fazer a análise de comportamento de cada produto.
Cartazeamento automatizado para diversos segmentos
Atualmente, a Smarket atende os seguintes segmentos do varejo:
- Pequenos, médios e grandes varejos;
- Supermercados;
- Atacados;
- Hortifruti, Açougue e Empórios;
- Farmácias, drogarias;
- Utilidades Domésticas;
- Loja de Departamento, conveniência;
- Petshops, agropecuárias.
Como ficam os cartazistas, diagramadores e agências de publicidade?
Muitos clientes ficam preocupados com o destino e os contratos fechados com os profissionais que já atuam na geração de cartazes. Afinal, a ferramenta auxilia ambas partes, esses profissionais somente são alocados de forma diferente no projeto.
Entretanto, para entender mais como esses profissionais atuam junto a Smarket, criamos esse post que explica a realocação de recursos no projeto: sinais de que sua equipe de marketing precisa de automação.
Agende uma demonstração
Contudo, que tal criar seus cartazes de forma eficiente com uma plataforma intuitiva, permitindo um ganho real no tempo de geração de cartazes. Preencha os dados abaixo, nossos especialistas irão entrar em contato com você!
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