Fazendo uma analogia a um instrumento do marketing, o cartaz é o “call to action” da sua loja ou em português, a chamada para ação. O cartaz de oferta causa uma certa urgência e induz o shopper para uma decisão imediata de compra no varejo. Ou seja, o cartazeamento no varejo é o gatilho para a compra!
Pensando nos cartazes como uma ferramenta poderosa para vendas, sua loja precisa agir de maneira estratégica quando for planejá-los. Nesse sentido, no artigo de hoje vamos conhecer algumas boas práticas para conduzir a produção de cartazes.
☕ Pegue um café e vem ler com a gente sobre:
- A importância dos cartazes;
- Boas práticas no cartazeamento;
- Como melhorar o cartazeamento em loja.
É comum utilizar cartazes para divulgar produtos em oferta, mas você sabe a real importância dos cartazeamento no varejo? Confira a seguir…
Índice
Importância dos cartazes
Podemos considerar 3 fatores chaves para a criação de cartazes:
- Aumento de vendas;
- Aumento do faturamento;
- Geração de demanda.
Quando se pensa em uma campanha promocional, prioritariamente surgem como foco estes três fatores chaves. E neste caso, se eu quero aumentar minhas vendas, quero gerar demanda para um determinado produto ou preciso aumentar o faturamento da minha loja, eu tenho que planejar promoções e construir cartazes que chamem a atenção e criem urgência na compra.
Essa peça é fundamental para a estratégia de vendas, já que ela retém o shopper no ponto de venda e induz a compra, principalmente a compra por impulso.
Você sabia que 17% das compras são feitas por impulso?
E que menos de 40% dos produtos na gôndola são notados?
Por isso, a comunicação no Ponto de Venda (PDV) é fundamental e ações com cartazes bem planejados são importantes. Produtos com cartazes aumentam a visibilidade das ofertas e ajudam a vender mais, isso é fato.
Agora que você entendeu a importância dos cartazes, vamos descobrir quais são as boas práticas de cartazeamento no varejo!
Boas práticas de cartazeamento no varejo
Se tem um item que pontuamos como o principal de boas práticas é o português correto! Porém, não basta ter um português correto, que é fundamental! Temos que nos preocupar com diversas outras questões para um bom cartazeamento, vamos conhecê-las:
1.Precificação
Confira com a equipe de compras e no seu ERP se o preço ofertado é o correto. Posteriormente, crie um processo para confirmação e evite erros.
Erros de precificação, principalmente com ofertas, podem prejudicar muito o faturamento esperado com os produtos. Além disso, aparecer um valor divergente na hora do pagamento, pode gerar constrangimento com o cliente e deixar uma má impressão do seu estabelecimento.
Então, todo cuidado é pouco na hora da precificação!
2. Fonte e ortografia
Utilize a mesma fonte em todos os seus cartazes, escolha uma fonte com boa legibilidade. Crie cartazes simples e fáceis do consumidor entender.
Cuidado com a ortografia, não utilize palavras ambíguas, elas podem causar confusão nos shoppers. Dá uma olhada nos cartazes abaixo:
Nesse supermercado, dificilmente voltaria, e você?
Bom, uma dica bem bacana aqui é sempre pedir para outra pessoa ler. Em seguida, confira se ela entendeu tudo e se a gramática está correta. Duplo check é bem importante.
3. Cabeçalhos
Crie alguns cabeçalhos bem bonitos e chamativos, você pode fazer cabeçalhos de acordo com a categoria, por exemplo. Ou fazer cabeçalho por campanha promocional.
Mas lembre-se: mantenha o mesmo padrão em todas as lojas da sua rede!
Dá uma olhada nos exemplos abaixo:
Criativo para vinhos
Cabeçalho criativo para padaria
Cabeçalho criativo para higiene
4. Informações importantes
Nos cartazes, temos algumas informações importantes, como a data de vigência das ofertas, a quantidade de itens a serem ofertados e o preço por unidade, kg ou outra medida correspondente, (este último é obrigatório).
Além disso, quando for o caso, a data de validade dos produtos que estão em oferta.
Deixe essas informações claras ao consumidor, utilize uma fonte maior se achar necessário.
5. Padronização
Em primeiro lugar, ter cartazes padronizados para usar em sua rede de lojas é essencial. Imagina chegar em uma de suas lojas e ter um padrão e em outra, outro padrão. Vai deixar o cliente em dúvida quanto a qualidade empregada em suas lojas.
Você já deve ter escutado alguma conversa assim: “eu prefiro ir na loja X do bairro Ipiranga porque lá é tudo mais organizado, os produtos são bem precificados e os cartazes são corretos. Já a loja X do bairro Coqueiros é uma desorganização total, preços e cartazes sempre errados”.
Isso prejudica a credibilidade da sua rede, e se chegar um concorrente próximo e que tenha processos padronizados, você pode acabar perdendo clientes. Portanto, padronize seus cartazes.
Como padronizar?
Com as boas práticas citadas acima. Portanto, crie o layout da sua loja e faça cartazes com:
- Mesma fonte;
- Mesma paleta de cores da sua marca, para gerar identificação;
- Informações importantes padronizadas;
- Fotos em boa qualidade;
Com um layout padronizado fica mais fácil criar cartazes para sua loja!
Como melhorar o cartazeamento em loja
Sabemos que nem sempre é possível contratar uma plataforma especializada em criação de cartazes, principalmente se a sua loja tiver iniciado recentemente.
Portanto, a nossa dica é não fazer este processo à mão. O ideal é utilizar algum programa de edição para manter a identidade visual da sua loja padronizada. Ainda assim, será um trabalho que tomará bastante tempo, porém os erros de ortografia podem ser reduzidos se você utilizar um corretor digital, como o word, por exemplo.
Assim, a qualidade do seu material será muito melhor e a visibilidade para quem lê, também.
Agora, os erros de precificação, caso no momento você não possa contratar uma plataforma especializada, duplo check sempre!
Agora, se a sua rede já está planejando criar processos para padronizar seus cartazes de maneira automatizada, nós temos a solução!
Em nossa plataforma você cria cartazes:
- Padronizados com o visual da sua rede;
- Automatizados em minutos;
- Sem limite de produção;
- Com a dinâmica de oferta que preferir;
- Sem erros e refações.
Com isso, é possível otimizar o tempo da sua equipe e simplificar a logística de cartazes para todas as lojas da sua rede.
Ficou interessado?
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2 comentários em “5 práticas recomendadas para cartazeamento no varejo”
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Software para gerar cartazes
Gabriela Lemos