O filme Barbie estreou nos cinemas em 20 de julho, e provavelmente você já percebeu que a cor rosa tem conquistado uma popularidade nas últimas semanas. Essa onda se espalhou não apenas nos cinemas, mas também em diversos setores, pois possui a capacidade de impulsionar vendas em diferentes públicos. Portanto, se você quer saber como utilizar a Barbie e aproveitar a tendência para alavancar as vendas no varejo, continue com a gente nesse artigo.
A marca Barbie nunca esteve fora de moda, e esse sucesso se reflete mais uma vez com o lançamento de seu primeiro filme, que tal aprendermos utilizando exemplos práticos de como aproveitar essa febre no varejo? Vamos explorar algumas estratégias de marketing que foram utilizadas e que podem explicar essa explosão mundial!
Índice
Parcerias e muito buzz!
Sem dúvidas, as parcerias que a Mattel estabeleceu com diversas grandes marcas foram fundamentais para o sucesso mundial do fenômeno Barbiecore (estilo inspirado na boneca)! Foi através dessas parcerias que o mundo se tornou mais vibrante e divertido por algumas semanas, afinal, marcas que estão inseridas no nosso dia a dia como C&A, Renner, Melissa, e também no setor alimentício, como Burger King, adaptaram seus produtos para participar dessa tendência inspirada na Barbie.
Do mesmo modo que algumas marcas firmaram parcerias, diversas outras empresas também souberam aproveitar essa tendência para impulsionar o engajamento e o faturamento de suas lojas. E o mais interessante é que, marcas de diferentes segmentos adaptaram seus produtos e PDV (Ponto De Venda) para promover essa experiência. Testemunhamos essa onda invadir desde lojas de esmaltes, doces, roupas e bolsas, até mesmo grandes redes de supermercados!
Nosso parceiro e cliente da rede de Supermercados Dalben, identificou a oportunidade de participar da trend (tendência atual) divulgando os produtos e decorando seu PDV, como? Assista abaixo:
A Fernanda Dalben – Diretora de Marketing – do Supermercados Dalben, nos contou que “o time sempre se mantém atualizado nas trends e identificaram rapidamente a oportunidade de criar uma estratégia para o PDV também”, confira:
Barbie e Inteligência Artificial, como assim?
Outra sacada de marketing totalmente tecnológica e que gerou muito buzz (ou burburinho, como preferir) foi quando a equipe de marketing do filme utilizou a Inteligência Artificial a seu favor, criando uma ferramenta que permitia que qualquer pessoa criasse um pôster personalizado da Barbie com sua própria foto. Sendo assim, a construção dessa ferramenta interativa que permite o usuário fazer a própria criação de conteúdo, proporcionou o ambiente perfeito para gerar um buzz positivo ao redor da marca, chegando inclusive, a dominar o feed do Instagram.
4 Estratégias que podem nos inspirar!
1 – Decoração temática da Barbie para o PDV
Certamente, em seu supermercado há uma variedade surpreendente de produtos cor-de-rosa, indo muito além do que se possa imaginar. Uma dica valiosa é não se limitar a um único setor, mas abranger as opções desde Danones, detergentes até vinhos e biscoitos! Além de selecionar cuidadosamente os produtos na cor rosa, você também pode (e deve) investir em itens decorativos para chamar a atenção do cliente. Balões e flores são ótimas opções.
2 – Produtos exclusivos
Amplie ainda mais o encanto ao oferecer não apenas os produtos cor-de-rosa, mas também os exclusivos, aqueles que carregam a personalidade única da Barbie. Surpreenda seus clientes com uma seleção especial de esmaltes, roupas e acessórios que irão encantá-los e proporcionar uma experiência memorável em sua loja
3 – Ações de Trade Marketing
Aqui, a sua maior aliada será a criatividade, afinal, a maneira como o seu varejo apresenta e vende o produto é o que irá destacá-lo das demais empresas. Veja um exemplo inspirador: durante a nossa participação na Apas, nos deparamos com a marca Condor divulgando sua nova coleção de escovas de cabelo e dental. O que realmente impressionou foi a abordagem diferenciada que escolheram para comercializar esse produto. Confira por si mesmo no vídeo abaixo:
Incrível, não é mesmo?
4 – Promoções especiais
Sabemos que descontos, brindes e cupons são atrativos que nunca saem de moda e sabemos o quanto eles são eficazes, não é mesmo? Invista em promoções que vão fazer os olhos dos seus clientes brilharem. Lembre-se de que tão importante quanto o que está sendo oferecido é como está sendo oferecido. Encartes atrativos e temáticos desempenham um papel fundamental nesse aspecto, afinal, eles representam o primeiro contato do seu cliente com o seu anúncio.
Garantir que esse primeiro impacto seja memorável e desperte o interesse imediato, proporcionando aos clientes uma experiência única ao se depararem com suas promoções irresistíveis é primordial, mas, entendemos que as vezes erros podem ocorrer nessa fase da campanha. Foi pensando nisso que criamos o Smarket Ofertas, uma solução que te ajuda a promocionar de forma mais estratégica e assertiva, diminuindo erros, assim, dando ao varejista maior agilidade e segurança nos processos.
Agora que você já surfou com a gente nessa onda da Barbie, é só pegar todas essas dicas e aplicar no seu varejo, temos certeza que o seu supermercado será um dos destinos favoritos dos adultos e crianças que amam a Barbie!
Ohanna Garutti