Ir para o conteúdo
logo-smarket-ecossistema-neogrid
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • Indústria
  • Soluções
    • Smarket 2.0
    • Ofertas
    • Trade
  • Institucional
    • Quem somos
    • Carreira
  • Clientes
    • Parceiros
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Contato
    • Demonstração
    • Assistência
  • Quero uma demo
  • Varejo
  • 04/04/2016

O impacto dos atacarejos no varejo nacional

Compartilhe
Tempo de leitura 2 minutos

Originalmente da expressão inglesa Cash and Carry, os atacarejos representam um sistema comercial de livre serviço, onde o ponto de venda oferece um modelo de negócios voltado tanto para o comprador profissional, como para o consumidor final. Nele é que o próprio cliente que escolhe o produto diretamente nas prateleiras, comprando-o e levando-o evitando os custos com vendedores, com transportes e com diversos tipos de serviços não essenciais.

Por outro lado, o mix de produtos é geralmente menor do que nos varejistas tradicionais e os produtos são vendidos em embalagens institucionais e packs de grande dimensão, o que permite a prática de preços mais baixos.

 

Índice

  • Como os atacarejos podem influenciar no varejo?
  • Quais os erros que os varejos cometem em relação aos atacarejos?
  • Atacarejos no varejo: 8 dicas para não ficar para trás!
  • Como a Smarket pode auxiliar os varejos e os atacarejos?
  • Conheça a Smarket!

Como os atacarejos podem influenciar no varejo?

É inviável oferecer os preços iguais aos dos atacarejos, mas o que acontece é que muitos varejos tentam enfrentar essas lojas reduzindo preços e isso não é a melhor estratégia. Essa estratégia pode levar à compressão de margens, afetar a rentabilidade e comprometer a capacidade de crescimento do supermercado.

Por outro lado, com uma concorrência mais acirrada, é importante os supermercados analisarem o que precisa ser melhorado. Desde excesso de filas nos horários de pico, falta de produto na gôndola, layout ineficiente, corredores desorganizados até funcionários mal treinados e pouco envolvidos. A partir dessa análise, é possível identificar, por exemplo, a necessidade de rever sortimento ou serviços.

 

Quais os erros que os varejos cometem em relação aos atacarejos?

  • Realizam promoções em excesso e/ou não sabem quais os produtos são impactados por elas. Entenda melhor a importância da análise de estoque nas ofertas.
  • Não avaliam os preços praticados nos atacarejos, deixando de monitorar ao menos os principais itens da curva A (alta importância econômica).
  • Não Identificam negociações mais vantajosas e assim não cobram condições semelhantes dos fornecedores.

 

Atacarejos no varejo: 8 dicas para não ficar para trás!

  1. Ter um posicionamento e proposta de valor claros.
  2. Focar e ampliar a variedade de categorias destino (que chamam mais a atenção), em especial das versões de maior valor agregado.
  3. Planejar estrategicamente as campanhas de oferta, nunca em excesso.
  4. Estabelecer parcerias e negociar as promoções com fornecedores regionais e aqueles que estão menos presentes nos atacarejos, quando possível.
  5. Reforçar a comunicação dos serviços oferecidos pela loja, avaliando, se necessário, as necessidades dos clientes a fim de fazer melhorias.
  6. Investir continuamente na qualidade dos produtos, atendimento e área comercial.
  7. Focar na eficiência operacional para elevar produtividade e assim melhorar os resultados.
  8. Reduzir despesas desnecessárias.

 

Como a Smarket pode auxiliar os varejos e os atacarejos?

A Smarket é um sistema que organiza todo o processo de criação de ofertas e traz as informações necessárias para a tomada de decisão, auxilia na negociação e avalia a performance das ofertas do varejista.

 

Conheça a Smarket!

Fale com um especialista e solicite uma demonstração do sistema de gestão de ofertas e trade para varejo.

 

smarket solutions gestão de ofertas e trade para varejo


 

1 comentário em “O impacto dos atacarejos no varejo nacional”

  1. Carlos Manuel da Silva de Freitas Morais.
    janeiro 20, 2020 em 1:09 am

    Olá estou enfrentando um problema de concorrência desleal . tenho uma loja tradicional no bairro com mais de 20 anos .Porem com a agravação da crise passamos a ser muito visados pois mesmo nesse período nosso movimento vem crescendo ano após ano fazendo que diversaspequenas pequenas lojas passarem a tentar nos.imitar vendendo produtos que vendemos sem uma coerência . e pra piorar estão abrindo um grande atacarejo ( ATACADÃO) DO RIO DE JANEIRO. Gostaria de conversar sobre possíveis estratégias para não fazer como vcs falaram acima . ofertas sem noção.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto de Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
Ranking Abras 2024
  • Varejo

Ranking ABRAS 2024: Confira lista dos maiores supermercadistas do país

  • 09/04/2024
  • 2 minutos
Leia mais
Capa site blog (2)
  • Varejo

Black Friday: guia para o seu varejo

  • 20/10/2023
  • 5 minutos
Leia mais
Capa blog dia dos pais
  • Varejo

Dia dos Pais: estratégias promocionais para o varejo

  • 10/08/2023
  • 4 minutos
Leia mais
Capa site blog Barbie (1)
  • Varejo

Barbie: Aproveite a tendência para alavancar as vendas no varejo

  • 25/07/2023
  • 4 minutos
Leia mais

Assine e receba novidades


    logo-smarket-ecossistema-neogrid

    Organizamos dados complexos possibilitando a escolha da promoção certa para alavancar os resultados do seu negócio e atender a expectativa do seu consumidor final.

    Smarket, uma empresa Neogrid.

    Segmentos
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    • Varejo
    • Indústria
    • Cash & Carry
    Soluções
    • Ofertas
    • Trade
    • Ofertas
    • Trade
    Conteúdos
    • Blog
    • Materiais educativos
    • Blog
    • Materiais educativos
    Institucional
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    • Clientes
    • Parceiros
    • Quem somos
    • Carreira
    • Canal de Ética
    Atendimento
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    • Assistência
    • Ajuda
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Termo de Uso
    Assine e receba novidades





      © 2021 Smarket – Ecossistema Neogrid. Todos os direitos reservados.