ACATS: 8 insights abordados durante o evento encontro de negócios

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Nos dias 19 e 21 de outubro aconteceu o Encontro de Negócios da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) no formato híbrido, presencial e online. A ACATS inovou com um novo formato de evento e teve como foco a colaboração entre indústria e varejo.

O encontro de negócios aconteceu na sede da ACATS e teve como principal objetivo a conexão entre indústria e varejo, marcada por uma rodada de negócios.

Confira a seguir os 8 principais insights abordados durante o evento:

 

1. Humanizar a experiência do consumidor gerando identificação

Foi abordado sobre a importância de humanizar a experiência do consumidor através da construção de memórias afetivas. Como citado pela Fernanda da Aquafest, “devemos transformar a rotina em gestos de afeto”. 

Mas como fazer isso? O fabricante deve entender as necessidades do cliente e gerar identificação entre o seu produto e a necessidade ao qual foi proposto dentro de cada categoria. 

Um exemplo comentado foi sobre a categoria de limpeza para desempenho, em que a solução otimiza o tempo de limpeza da casa para que a pessoa possa estar mais presente com a família. 

Já o varejista deve buscar por produtos que atendam às novas necessidades de consumo e procurar saber, por exemplo, quais atributos o produto tem, se a embalagem é anatômica ou não, se o rótulo na embalagem é explicativo, se tem a quantidade ideal e se o preço é adequado para que o consumidor tenha condições para adquiri-lo.

O consumidor nunca esteve tão aberto a experimentar novos produtos quanto hoje e este conjunto de ações colaboram para se ter um cliente satisfeito e consequentemente um aumento nas vendas.

 

2. Capacitar os colaboradores pois são os clientes mais valiosos

Em várias palestras do evento foi citada a importância de se ter colaboradores capacitados no ponto de venda (PDV), principalmente repositores e promotores de vendas, pois são o ponto chave entre indústria, loja e cliente.

Também foi comentado sobre a importância de ouvir os colaboradores da linha de frente. Lembre-se: eles são seus clientes internos e trarão insights valiosos sobre sua operação diretamente ligada ao shopper.

Para 2022 invista em treinamento destes colaboradores, eles irão contribuir significativamente para as vendas da sua loja e de seus produtos, essa estratégia vai ao encontro do nosso próximo insight para 2022, trabalhar o PDV. 

 

3. Todas as empresas precisam ser Figital

Com a redução de clientes nas lojas físicas é necessário trabalhar muito bem o PDV para que o cliente tenha vontade de voltar a comprar nas lojas físicas e que aumentem o ticket médio de compra. 

Hoje o supermercadista não compete apenas com as lojas físicas próximas, mas também com os e-commerces que entregam todos os produtos de um supermercado sem que o consumidor saia de casa.

Pensando nisso, como se diferenciar e trazer o shopper de volta ao varejo físico? As ações de trade marketing em colaboração com a indústria são um ponto chave para aumentar o número de shoppers em loja e o número de vendas de produtos.

 

4. Colaboração Indústria e Varejo já é uma realidade e precisa ser acelerada

Foi citada por diversas vezes a importância da colaboração entre indústria e varejo, no sentido de que a indústria e o varejo sejam muito transparentes, principalmente no que diz respeito ao crescimento esperado para o próximo ano.

Por exemplo: se a indústria quer crescer “x” com aquele produto e o varejo quer crescer “y”, as contas não fecham e há uma certa falta de entrega por parte da indústria para com o varejista.

Agora, se isso for planejado com antecedência e a indústria entregar o que prometeu, o varejo consegue se reorganizar e criar soluções para cumprir com sua meta de crescimento. 

 

Ou seja, transparência em alta para que todos atinjam suas metas para 2022.

 

Também foi comentado sobre o crescimento da hiperconcorrência, com ele o varejo disputa com diversos canais o mesmo consumidor, uma das soluções seria compartilhar números com o fornecedor para melhorar a experiência em loja.

Com o uso de dados, a indústria consegue trazer suas inovações para dentro da loja, testar pequeno e acompanhar o desempenho do seu produto e suas ações no PDV. Colaborando para que a loja tenha sempre no seu mix produtos que estão em alta no mercado e ainda receba um incentivo da indústria.

 

5. Transparência na logística dos produtos para diminuir a ruptura

Outro ponto importante é a logística dos produtos. É necessário ter uma conversa transparente com o fornecedor e planejar em conjunto o volume de produtos esperado para o próximo ano para que não haja ruptura.

Caso o volume de produtos que o varejo necessita não seja o volume que o fornecedor pode entregar, deve ser esclarecido para que o varejista possa encontrar uma outra solução e não ficar no prejuízo.

O consumidor no momento da compra quer achar tudo o que ele precisa e isso impacta diretamente na satisfação e fidelidade do cliente.

Portanto lembre-se: seja transparente com o seu cliente, varejo, com relação a tudo que você pode ou não entregar. E varejista, planeje-se! Discuta com a indústria qual o seu objetivo de crescimento para o próximo ano. Entenda se aquele produto irá ou não alavancar suas vendas o quanto você deseja.

 

6. O cliente precisa ser cativado de forma disruptiva para ter fidelidade

Muito discutido durante o evento foi a falta de fidelidade dos clientes, tanto com relação ao produto quanto em relação à loja. E um dos fatores para isso, é o aumento dos canais de distribuição de produtos, como vimos acima. 

Os clientes têm ao seu alcance diversos meios de pesquisa para procurar produtos com menor preço, para isso o supermercadista deve transformar sua loja o mais atrativa possível, tanto em preços competitivos quanto em mix de produtos, oferecendo produtos com maior qualidade e que atendam as necessidades atuais do consumidor.

Assim, chegamos ao mesmo ponto citado anteriormente, trabalhar muito o PDV para atrair os consumidores para dentro das lojas.

 

7. A crítica como combustível para melhorar as soluções

As críticas ajudam a construir marcas, procure entender nas críticas onde o seu produto ou a sua loja pode crescer. Reconheça seus erros, apresente soluções e surpreenda seus consumidores.

Tenha as críticas como suas aliadas! São elas que irão moldar um novo formato de produto ou loja que atenda ao máximo as necessidades do consumidor.

Colaborando assim, para se ter um cliente satisfeito.

 

8. Quem se reinventa mais rápido, sofre menos

O varejo vem se reinventando muito. Com novos canais de vendas o varejo tradicional precisa repensar o seu formato, ser ágil e estar aberto a mudanças.

Dica de leitura apresentada no evento: 8 passos de Kotter para uma gestão de mudança.

A ideia apresentada aqui, é que o varejo tradicional tente mudar antes que seja necessário uma mudança por obrigação ou por pressão da concorrência. Fique atento a mudanças e novas tendências, seja parceiro da indústria para receber incentivos e produtos inovadores em sua loja. Sendo assim, uma das maneiras para se destacar diante da concorrência.

 

Conclusão

Podemos citar 3 pontos chaves do evento: 

  • Colaboração entre indústria e varejo;
  • Humanização para melhorar a experiência do consumidor;
  • Trabalho de PDV para atrair consumidores novamente às lojas físicas.

2022 será um ano com mais inovações no varejo tradicional. Poder contar com a indústria como parceiro de negócios é um diferencial muito grande. Planeje-se com antecedência escute as críticas, melhore e tenha a garantia de um consumidor satisfeito com a sua loja no próximo ano.

 

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Gabriela Lemos

Especialista em Marketing e Conteúdo. Entusiasta do varejo e da indústria. Adoro escrever sobre melhorias nos processos do varejo e nos processos industriais. Sou cientista de alimentos e nas horas vagas gosto de andar por aí com a minha bike! Escrevo sobre: #varejo #trademarketing #indústrias
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